Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

sábado, 8 de agosto de 2020

Um novo espaço para aprender 👁️🌅🌄☀️🌈🔭🌃🌌

A nossa casa é uma pequena e antiga casa ao estilo alentejano. É amorosa, mas pequena 😊

Assim sendo, torna-se difícil, à primeira vista, seguir a visão montessoriana. Ainda assim, devemos olhar para o que diz Montessori sobre um ambiente preparado: deve ser uma ferramenta para ajudar à vida.

Então, casas pequenas não ajudam, mas obstáculos podem ser contornados assim que as crianças se tornam cada vez mais capazes de se movimentar. 

Para nós, fez sentido criar um novo espaço de aprendizagem dentro de um dos quartos. Este espaço não invalida todos os outros, mas vem dar-lhe um espaço mais formal e permitir a individualização, principalmente para o meu filhote mais velho, agora com 5 anos e novas necessidades. Também permite ser um pequeno atelier para mim 😊

Os meus filhos amam-se e adoram aprender juntos, e é imensurável o que a pequena já aprendeu com o irmão e ele com ela. Mas ela não deixa de ter os seus 2 aninhos e meio e o rapaz já andava a stressar com o facto de ela acabar por destruir as suas construções, trabalhos... Assim sendo, este novo espaço torna-se um lugar que permite a individualidade, um tempo e espaço pessoal próprio e até trabalho em conjunto, se for esse o desejo.

O maridão construir com algumas tábuas que compramos, nada muito perfeito, mas adequado e útil.

Adoramos o efeito final 🥰🥰🥰


Sem comentários:

Enviar um comentário