Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A Formação de Educação Cósmica (Montessori no 1º Ciclo)

Em Junho passado tive finalmente uma formação que ansiava há alguns anos: a Formação em Educação Cósmica Montessori. 

E foi UAU, claro! :) 

Foi a formação "Montessori no 1º e 2º Ciclos", dada pela Escola Montessori do Porto, que neste momento me parece ser a melhor escola a dar Formação Montessori em Portugal.

A Yaiza Ageitos é uma formadora SUPER! Além de ser formada como guia em praticamente todos os Planos de Desenvolvimento, é também especializada em Montessori para a 3ª idade, Língua Gestual e está muito atualizada em Neurociências. Então, uma formação com ela é um poço de experiências e conhecimento! Para quem, como eu, sempre gostou de saber mais sobre Neurociências e Montessori, é fantástico, porque ela interliga tudo (provando como Montessori foi fenomenal nas suas observações e ainda juntando algo que entretanto se pode melhorar, com os conhecimentos atualizados que temos agora). Além disso, a sua experiência com crianças do 1º e 2º ciclos, na escola Galicia Montessori, acrescentou imenso valor à nossa aprendizagem neste curso. Como é óbvio, uma coisa é aprendermos a teoria, e outra é saber aplicá-la e ver como funciona na prática. (Pequeno à parte, fiz a minha 1ª formação Montessori com a Guia Mercedes Urbiola desta escola e foi uau!!! Marcou-me, claramente, para sempre :) )

Foi graças a estas fotos aqui, trabalho da Yaiza (sem ainda a conhecer), que em tempos me apaixonou a ideia de Montessori no 1º ciclo e me levou a saber mais e a começar a aplicar.

Foto de Galícia Montessori (link no parágrafo anterior à foto)
Foto da escola Galicia Montessori


Estou super feliz com esta formação que fiz. Ouvir as 5 Grandes Lições e ver como foram planeadas com tanto cuidado, beleza e simplicidade ajuda-nos a perceber que Montessori no 1º Ciclo, mesmo numa escola pública, não é de todo impossível.

Esta foto é da 1ª experiência de Educação Cósmica que fiz aqui

Esta formação reforçou também alguns pontos que eu própria observei neste meu caminho por tentativa/erro que fui fazendo em tentar implementar Montessori com a minha turma. Num resumo muito linear (na realidade, nada é linear, mas apenas experimentando, observando e aprendendo com as crianças é que sabemos o que funciona melhor com cada uma delas - conhecer a Educação Cósmica definitivamente ajuda muito), aqui estão algumas dessas aprendizagens:

- As crianças do 1º ano ainda se encontram com alguma sensibilidade sensorial, pelo que alguns materiais Montessori de 3 a 6 anos encontram ainda alguma utilidade com este grupo: uso muito materiais manipulativos principalmente de Matemática e Ciências com estes alunos, com resultados muito bons, interessantes e inclusive divertidos;

- A partir do 2º ano, a Mente Absorvente realmente vai deixando de estar tão presente na crianças e passamos a assitir a uma fome e sede de compreender o mundo, a História, a ligação entre tudo. Sendo que o 1º Plano vai ajudar a criança a conhecer o mundo que a rodeia (0 - 6 anos), a mente social, moral e racionadora do 2º Plano ( 6 - 12 anos - 1º e 2º ciclos, portanto) quer entender como tudo se interliga, como tudo se conecta no mundo. Há materiais manipulávies Montessori próprios para esta fase específica, a estrutura de trabalho baseia-se em trabalho de projeto em grupo e as 5 Grandes Lições são uma forma maravilhosa de introduzir tudo isto;

- Esta fase de 6-12 anos é também chamada de Formação Cósmica porque vai dar à criança uma noção da importância de todos, humanos, animais, plantas, sistemas... para a evolução e equilíbrio do nosso planeta, e que cada um de nós é único, especial e irrepetível e tem uma missão neste mundo. 

- A criança, neste período, deve contactar com diversas realidades (museus artísticos, etnográficos, históricos, profissões variadas, Comunidades, Natureza...) de modo a compreender como passado e presente se interligam, e acima de tudo, para se conhecerem a elas mesmas no mundo;

- A mente moral sobressai, porque é nesta fase que elas finalmente são capazes de construir a sua moralidade com base nas suas experiências com os outros - e para tal precisam MUITO de experiências com os outros, daí os trabalhos de grupo e a importância de precisarem de tempo e espaço para brincarem na Natureza e no recreio sem influência de adultos. Os adultos ajudam nesta construção de outra forma (o Gabriel Salomão explica muito bem como o fazer no seu curso de Introdução a Montessori, quando fala do 2º Plano de Desenvolvimento).

Agora, como pôr isso tudo em ação: é importante fazer formação. Quem não conhece ainda Montessori deve ler Montessori (o grupo Montessori Portugal tem livros de Maria Montessori em PDF e em português nos ficheiros do grupo), compreender em que se baseia esta Pedagogia, compreender a criança e os seus Planos de Desenvolvimento, o Adulto Preparado (tão importante) e o Ambiente Preparado (tão importante também!). 

Talvez, (talvez) possa ainda dizer que existem algumas similaridades entre Montessori deste Plano com o trabalho realizado no âmbito do MEM - Movimento da Escola Moderna. Aliás, alguns princípios são idênticos exatamente porque Montessori, fazendo parte das Novas Pedagogias do virar do séc. XIX e início do séc. XX, é por si mesma uma pedagoga da Escola Moderna, que influenciou o Movimento, a meu ver muito bem estruturado e inclusive com boa evolução construída pelos corajosos professores do mesmo em Portugal. Mas, a meu ver pessoal, penso que a Educação Cósmica montessoriana propriamente dita acrescenta outra forma de trabalho e de interesse que vou, certamente, explorar melhor e aplicar mais este ano.

Estou ansiosa :) 

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário