Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Livros Montessori Friendly 📚📖 🍂🍁🌾🌬️🌈

Há um mês e qualquer coisa, escrevi este post aqui e o que mais desejava era que houvesse mais livros que usassem letra cursiva em português! Bem, não sei se alguém me ouviu, ou se foi o Universo, mas passados uns dias descobri estas pérolas e estou muito grata por isso :)

As cores da Natureza

Este livro está TÃO LINDOOOO!!! Completamente "breathtaking"!!! Não imaginam o quanto eu o desfolhei!!! Pessoalmente sempre adorei cores, uso-as na roupa, na decoração (embora tenha diminuído graças a Montessori), considero-me uma pessoa colorida! Comprei-o ainda em pré-venda porque percebi, pela capa, que valeria a pena, mas nunca pensei que valesse tanto!!! 

Imaginem como os meus filhos adoraram (principalmente a pequenina, que está na fase de linguagem, noemadamente nos nomes de tudo! - O mais velho, curiosamente, não demonstrou tanto interesse - penso que seja porque, na verdade, ele já conhece a grande maioria dos animais e outros seres que aparecem neste livro - no entanto, pensei que ia adorar conhecer o nome dos diferentes tons de cada cor, e foi exatamente isso que lhe chamou a atenção - tenho de fazer atividades em volta disso!, principalmente porque no final o livro explica tão bem como fazer cores ;) )

Não escrevo mais, deliciem-se <3





Lengalengas das 4 Estações

Entretanto, pensando em setembro, no início do ano letivo e ainda com a perspetiva de 4 anos de escolaridade, quis trabalhar sons, rimas, lengalegas...
Então, numa compra "às cegas" (não havia qualquer imagem do interior desta livro na net além duma, em que mal se lia o texto), encontrei esta maravilha: imagens lindas e texto em cursiva! Que delícia :)

Adoro a ideia de usar esta parte para jogos de sons, o vejo, vejo! "Vejo, vejo, um fruto que termina com o som ão" Adoro!




O Livro Laranja do Outono

Por fim, recolvi finalmente descobrir esta coleção, muito referida no grupo "Contos e livros de inspiração Montessori" no Facebook. Gostei, está em português, mas... Gosto mais do livro "Goodbye summer, hello auntumn" do Kenard Park, mesmo em inglês - já o traduzi e colei no livro (fotos em baixo). Pena que ele só tenha livros sobre o outono e o inverno! 
Mas este livro está também agradável, tem alguns conceitos extra sobre o porquê das estações e outras curiosidades ligadas ao clima. Gostei, acho que os meus alunos também. Os meus filhotes não acharam tanta piada porque é um livro com uma história algo comprida... mas provavelmente aprenderão a apreciá-lo melhor após mais algumas leituras :)
É um bom livro para introduzir os nomes mais estranhos de alguns vegetais em vias de extinção, até se podia arranjar algumas sementes e iniciar uma horta :) Acho essa ideia gira, se calhar ainda avançaremos com isso este ano :)

Goodbye Summer, Hello Autumn

Goodbye Autumn, Hello Winter

Adoro estes livros! Adoro o seguimento das observações da Natureza, as suas mudanças, as descrições que quase nos permitem sentir. Adoro as cores dos livros, tão bem conseguidas. Adoro! :)


E por fim, para os mais velhos:

Coleção Génios - Maria Montessori

Fiquei fã desta coleção, principalmente pelo preço (mais acessível que a coleção "Meninos pequenos, grandes sonhos" - que adoramos cá em casa), mas também pelos textos mais complexos e, por isso, mais adequados a anos letivos superiores, como 3º e 4º anos de escolaridade - ou crianças que já leiam com fluência antes, ou ainda crianças com 5 anos que já vão gostando de livros com algum conteúdo maior lhes seja lido). Além dos textos, no final tem linha de tempo com a biografia e algumas perguntas autocorretivas sobre o que foi lido. Estou ansiosa para os levar para a escola e ver a reação dos miúdos.

Até breve <3
 

Sem comentários:

Enviar um comentário