Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Guiões de Experiências para o 1.º Ciclo - Imprimíveis Grátis

Baseados nas experiências dos Guiões Didáticos do M.E. https://www.dge.mec.pt/guioes-didaticos-eb

No 2.º Plano de Desenvolvimento, são importantes as experiências, pois ajudam a despertar a curiosidade, a escolha e decisão, e acima de tudo a autonomia. Uma vez que as crianças já sabem lavar loiça e cuidar do ambiente, pode-se deixar disponível vários materiais necessários para a realização destas experiências de modo autónomo (assim como as, por exemplo, dos manuais), solicitando apenas que os lavem e devolvam ao lugar após a realização da experiência. 

Os meus alunos adoram fazer experiências, e é frequente levarem esse processo para casa e repetir para a família. Crianças são cientistas natos :)

Este material é originalmente dos Guiões Didáticos do M.E., mas achei necessário adaptar às minhas necessidades pedagógicas. Algo que acrescentei neste material foi a justificação dos processos ocorridos nas experiências, mas apenas visível com um filtro vermelho, de modo a que as crianças realizem primeiro as experiências e recorram a essa explicação no fim, permitindo uma aprendizagem mais autónoma e o controle de erro tipicamente montessoriano.

Usufruam :) <3

Experiências de Flutuabilidade




Fotos tiradas no Dia de Aulas ao Ar Livre, com experiências no parque próximo da escola.

Sei que não está com a melhor arrumação, mas é totalmente gerido pelos alunos. Materiais para experiências e expressões :)

Até breve :)



Sem comentários:

Enviar um comentário