Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Montessori na minha sala do 1.º Ciclo

Ano passado iniciei, sem ainda não imaginar muito como seria, uma tentativa de aplicação de alguns princípios e materiais Montessori e Montessori Friendly na escola. Tinha uma turma de 3 anos de escolaridade com alunos também de caraterísticas muito próprias de aprendizagem.

Correu tão incrivelmente bem que tive de fazer melhor este ano!
No verão, o webinar da Seemi Abdullah ajudou-me a entender algumas das razões porque não funcionou a 100%, e deu algumas ideias de como poderá funcionar melhor este ano.

Então aqui está o 1º set e vamos ver como correrá.
Este ano a minha turma tem os 4 anos de escolaridade, o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º e as mesmas crianças de diferentes aprendizagens. Vamos ver como vai funcionar desta vez! Como são mais alunos, também já não deu para manter a estrutura das mesas, que funcionou muito bem ano passado! Vamos a ver se eles se adaptam bem a esta estrutura, tenho muita esperança que sim :) :) :) <3
Aqui reúno materiais de Educação Cósmica e Corpo Humano. Isto porque tentarei apanhar os conteúdos dos 4 anos de escolaridade e criar uma simbiose entre o máximo possível deles. Neste caso, aprecio muito a ideia de começar pelo Big-Bang, tal como na Educação Cósmica de Montessori, e daí ir pela história para a formação do nosso Sistema Solar, Rotação e Translação, Fases da Lua, Formação da Terra com referência aos vulcões (só porque os meus alunos adoram!!! :) ), Continentes e Oceanos, Acidentes Geográficos, Cultura Montessori tal como reconhecimento de alguns edifícios mais conhecidos, outros povos e culturas. 
Após este processo todo do Geral e Grande para o Particular e Pequeno, iremos ao ser que é a criança, e aí incluo o Corpo Humano e seus Sistemas, Os 5 Sentidos, as Emoções, e de seguida tentarei abordar a História de Portugal duma forma muito divertida, mas depois falarei melhor nisso! :)
 Dado que iniciaremos pela Educação Cósmica, abordarei também a Geometria pois está diretamente ligada às descobertas dos planetas, das leis da física, aos gregos e romanos. Darei as horas também porque eles adoram compreender as horas e os seus horários na escola. Ano passado não o fiz (planificação e livros dão no final do ano) e arrependi-me imenso! Temos de aproveitar as curiosidades naturais dos nossos pequenos!!!
 Esta é a área de Português. Ano passado funcionou muito bem. Ainda me faltam aqui algumas coisas, nomeadamente o tabuleiro de areia. Vocês não imaginam o quanto as crianças gostam dele. Lembro-me de os ver ano passado a ir lá, de forma a que ninguém se apercebesse, desenhar e treinar algumas letras mais complicadas! Depois é só apagar e ninguém vê :)
 Aqui está o espaço dos Números e Operações.
 Alguns materiais ao pormenor:
 Uma forma de aproveitar um material já existente para fazer um Jogo de Selos.
 A Criança no Mundo: a Educação Cósmica.
Estações do Ano e Ciclos.

 E adoro a luminosidade desta sala! É uma pequena escola na aldeia, centenária. Mas, sinceramente, para mim são as melhores :) <3 <3 <3

Será que vai correr bem este ano também?

Set do ano passado:

Ano passado o set inicial era bem mais simples, e foi sendo construído ao longo do ano! Deixo-o aqui pois pode dar ideias a quem quiser iniciar algo do género :)




E algumas atividades:





















<3 <3 <3

7 comentários: