Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

sábado, 3 de agosto de 2019

Escolhas para as férias!


Habitando nós longe da praia, em pleno Alentejo, tivemos de escolher atividades que os nossos pequenos gostassem e que, ao mesmo tempo, os ajudem a absorver  e compreender melhor o mundo à sua volta (e a nós também, anteriormente habitantes de cidade junto à praia!)

Assim sendo, preparamos vários espaços na casa. Ainda continuo à procura duma solução para todos (as diferenças de idade e fases dos pequenos não ajudam a encontrar soluções definitivas, mas contribuem para estarmos constantemente à procura de melhorar os espaços para eles, suas necessidades e curiosidades e uma convivência familiar equilibrada).

Esta é a estante da semana:

Estes cartões de Animais da Quinta fiz agora para a pequenina, usando a foto direta dos sites de venda de animais da Schleich como, por exemplo, a Flying Teapot. Incluí ainda os nomes para quem quiser fazê-los sob a forma de cartões de 3 Partes. Fiz assim para que o meu filhote de 4 anos, que está noutra fase de desenvolvimento, possa também usufruir dos mesmos. É uma espécie de 2 em 1. Apesar de ainda ser cedo para a pequena o contacto com letras e palavras, acho que perder tb não perde :) Os cartões estão aqui para download!

Estes cartões fazem parte de um pack que fiz para os meus filhos e para os meus alunos :) Está aqui para download.





Estes cartões fui eu que fiz com imagens da internet. Podem encontrá-los aqui.

Andamos numa fase forte de números também :)
Ao, fundo, puzzle com profissões, outra novidade nos interesses do pequeno!

Um espaço de expressão artística tornou-se essencial, agora que estamos mais por casa. Montamos uma segunda estante na sala, num espaço mais amplo onde os pequenos podem também dançar, expressar-se fisicamente nesta nossa pequena casa. 

Em cima procuramos ter as coisas dele de modo a que a pequena não lhas estrague. Ele sente assim que tem coisas só dele e encontra um espaço para ele. Também tem o seu quarto, mas até agora tem sido difícil evitar que a pequena lá vá também. São muito unidos e gostam de passar muito tempo juntos, pelo que deixei de tentar evitar que ela fosse para lá. Lá voltei a mudar os móveis da casa outra vez!!!!!!!!


Nestes dias estamos a privilegiar momentos no exterior o mais possível, sendo que só vimos para dentro nas horas de maior calor. Nessas, alternamos entre sestas, atividades e filmes na tv. Sim, nós usamos a tv quase todos os dias, é inevitável! Por muito que goste de a evitar, por vezes é a única maneira de nós, adultos, termos tempo para respirar e descansar!

Também levamos atividades lá para fora:


O pequeno vai gradualmente percebendo as alterações no tempo pelo calendário montessoriano que colocamos aqui e pela horta. E, embora nunca tenha revelado grande curiosidade em relação a letras e palavras (mesmo com uma ou outra apresentação que lhe fiz com jogos de sons Montessori), na última semana começou finalmente a perguntar sobre nomes, sons e palavras. Já me tinha questionado se o facto de vivermos no campo, onde existem tão poucas letras e palavras em comparação com a cidade, estava a influenciar este período sensível para as letras que Montessori observou nas suas crianças. Mas aqui está ele, e toca a alimentá-lo! Fiz estes cartões das estações para colocarmos na nossa mesa das estações e ajudar a promover a curiosidade pelas letras e palavras! :)



Entretanto, lá e com o calor, manter as regas é essencial e o nosso pequeno tem-se revelado muito consciente e responsável, uma clara evolução desde ano passado. Estamos a descobrir o resultado de cuidarmos das nossas plantas: os seus frutos e a sua beleza!

Esta é uma experiência que estamos a fazer, a ver se conseguimos ver cenouras a formar-se :)

🍅 tomates 🍅

Beterrabas!

🥕 🥕 🥕 cenouras!

Abóboras.

Uma pequena abóbora a formar-se.



 O ciclo das abóboras tem sido bem acompanhado pelo nosso pequeno, tendo sido uma planta excelente para visualizar todo o processo!

Batata doce.


 Ano passado já tinhamos tinhamos observado o ciclo de vida do girassol e foi algo que adoramos, como podem ver aqui! Este ano tínhamos de voltar a ter girassóis! Só não tivemos mais porque as formigas gigantes alentejanas roubaram-nos quase todas as sementes! Mas estes conseguiram, para nossa alegria! Adoramos girassóis!!! 🌻 🌻 🌻

Figos

Chá-verde.

Com o calor, invariavelmente acabamos por encontrar bichinhos que sucumbiram com o mesmo. A gente até tenta ajudar (pelo jardim espalhamos casas para insetos, temos recipientes com água espalhados, não nos preocupamos muito com as nossas produções da horta, deixando, portanto, que todos os bichinhos que delas se decidam alimentar comer bem!!! :) Fazemos cultura biológica e graças à mesma temos presenciado a uma fantástica biodiversidade que nenhuma miniatura da Schleich ou Safari nos daria!!!! 
No entanto, estas conchas de caracol são um excelente divertimento para os pequenos, que têm andado a recolher tesouros no jardim, sejam pedrinhas, penas, paus, folhas... É lindo de se observar, nesta idade, a curiosidade que eles têm pelo mundo! Eles realmente absorvem-no completamente :) <3

Independentemente de tudo, penso que estas férias serão bem passadas assim, aqui no campo. Temos planos de passear pelos campos e de ir inclusive à praia, mas está-nos a saber bastante bem estar aqui a observar os movimentos da Natureza campestre e da nossa horta. As aprendizagens têm sido incríveis! :) 

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário