Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

DYI Letras e Números de Lixa

Casa de ferreiro espeto de pau.
Eu já tinha feito antes letras e números de lixa, mas estamos de férias e eu esqueci-me deles na escola.

Então tive de fazê-los de novo, mas desta vez preferi simplificar e fazer como sugerido no blog Creciendo con Montessori! 

No entanto, tive algum problema moral com o uso de purpurinas, porque com o flagelo dos plásticos e microplásticos nos despertou muito, cá em casa, para os mesmos. Ando ansiosa para poder imprimir os cartões deles em cartolina e deixar as plastificaçōes no passado. È um dos nossos próximos objetivos. Mas falarei disso depois :)

Bem, voltando ao DIY: usei sal fino e cola. Simples assim. Não fica tão perfeito como a lixa, que é uniforme. Mas o pequeno não revelou grande stress com a coisa, então decidi manter tudo simples :) Além de que ele ajudou a fazer e isso dá logo um boost de motivação para usar estes cartões :)

Então aqui vai:

1 - Cortei folhas de cartolina vermelha, azul e verde usando uma folha de cartolina A4 como referência. Fiz a olho, não ficaram perfeitas, mas o que interessa é que a impressora as reconheça e imprima.


Imprimi estes imprimíveis grátis do blog Creciendo con Montessori, as letras daqui e os números daqui. A minha impressora encravava quando colocava mais do que uma cartolina, mas fazendo uma a uma já não. Fiquem atentas: caso a vossa encrave pode ser disso.


Ah, entretanto, como não tinha sal fino em casa, usei o moinho do café (quem o fez até foi o pequeno) para moer o sal de modo a que este ficasse o mais fino possível.

Recortei os cartões e segui lá para fora, para que o lixo fosse menor :)

Utilizei cola branca de madeira, sem diluir.



Depois de passar com a cola em cima da imagem do número, coloquei com rapidez no sal:

O pequeno deu a sua ajuda pressionando. Depois virou a folha et voilá :)

Foi giro ver o negativo no sal :)



Após fazer todos os números, deixamos secar. Como está calor, secaram rapidamente.

De seguida, com os dedos, retirei o excesso de sal. Ficaram rugosos, mas não demasiado, pessoalmente até gostei mais que com a lixa.

Não ficaram perfeitos, é certo! Mas o pequeno ficou muito contente com a atividade que se seguiu, dado que tem andado numa fase super forte de números e contagens (como se pode ver nas nossas estantes mais recentes).

No tabuleiro podem ver o resto do sal fino :) Uma boa forma de reutilização :) No entanto, Montessori usava areia fina.


Boas explorações <3

Sem comentários:

Enviar um comentário