Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A Arte em Montessori

          A Arte é uma das formas mais sublimes de expressão do ser humano e observa-se desde os primórdios da Humanidade. Desde a pintura, escultura, música, dança, teatro, o ser humano encontra formas de auto-descoberta e auto-conhecimento através das mesmas, assim como entretenimento e socialização, sendo fundamentais para uma cultura saudável e crescimento pessoal equilibrado. 
No Ensino Tradicional, dividido por disciplinas e em que cada professor especializado trabalha uma dessas áreas, a criança entra em contacto com a Arte de uma forma fragmentada, num horário específico e sem ligação entre elas. Então, como se processa a exploração destas áreas num Ambiente Montessori?

O Ambiente Preparado Montessori, sendo um dos 3 pilares fundamentais da base do Método Pedagógico-Científico criado por Maria Montessori ao longo de toda a sua vida, é caracterizado por responder a todas as necessidades da criança que nele se constrói, desde físicas, sociais, psicológicas, intelectuais, emocionais e espirituais. Este Ambiente deve permitir à criança a exploração de si mesma, da sua orientação pessoal e da sua noção de ordem (exterior e interior); deve permitir o trabalho tranquilo mas ativo através da manipulação de materiais específicos, belos e exatos, que levam à repetição, controlo de erro e autoperfeição; deve ajudar a desenvolver competências como a mente matemática, a linguagem, a abstração e a imaginação; deve levar à orientação em grupo e um correto comportamento social, gerando a construção de uma comunidade de interações pessoais que vão de encontro também às necessidades espirituais da criança.

O Ambiente Preparado Montessori deve estar ainda de acordo com a fase de desenvolvimento da criança, sendo sensível às características da mente da criança, aos Períodos Sensitivos (janelas de oportunidade onde a criança tem interesses muito específicos e por um curto período de tempo, mas que é fundamental para a sua formação e desenvolvimento) e sua Normalização, e às Tendências Humanas.

Este Ambiente permite ainda o desenvolvimento da criatividade em várias áreas (matemática, linguagem, ciências humanas e sociais), mas também da Arte, Música e Dança.

O Ambiente preparado está dividido em 4 áreas principais para a idade dos 3 aos 6 anos de idade (Vida Prática; Sensorial e de Extensões do Sensorial; Linguagem e Extensão de Linguagem e Matemáticas) A Arte e a Música localizam-se, no Ambiente Preparado, em várias zonas, nomeadamente Vida Prática, Sensorial e Extensões de Sensorial, e também em áreas próprias só para as mesmas.
As diversas formas de Arte, em Montessori, são apresentadas como uma oportunidade para explorar, não apenas de uma forma criativa, mas com poder auto-construtivo da criança. O importante não é o produto final, mas o processo. Para poder ser-se criativo, é necessário movimento, independência, ordem, linguagem, liberdade e disciplina.

Para tal, no Ambiente Montessori existem áreas onde se aprendem técnicas específicas que irão gerar expressões criativas. Essas áreas são: Lápis de Cera (onde se inicia com as três cores primárias, introduzindo posteriormente as outras cores); Colagem (onde se colam pequenos papéis coloridos com diferentes cortes e impressões, fazendo montagens criativas); Pintura com Dedos (onde se pinta com os dedos mas também outros materiais, como folhas, esponjas, carimbos de batatas… e pode-se combinar com colagens); Pintura no Cavalete (onde se inicia também com as três cores primárias, que depois se combinam e obtém as cores secundárias); Barro (onde também se pode fazer cerâmica, iniciando-se primeiro com técnicas simples, que a criança incluirá nas suas produções); Cortar (onde se cortam papeis primeiro sem linhas, depois com linhas retas e por fim curvilíneas – estes recortes depois serão utilizados na Colagem, criando mais um dos ciclos do Ambiente Montessori); Coser (onde as crianças cosem primeiro em cartão, depois cosem um botão e aprendem posteriormente diferentes pontos); Croché (onde aprendem pontos básicos e posteriormente quadrinhos para embelezar o Ambiente) e Origami.

Para que as crianças tenham também contacto com vários artistas e suas produções, aprendendo e apreciando o belo já realizado no mundo, há ainda uma secção onde podem encontrar postais de obras de museu duplicados, um deles onde se pode ler o nome do autor e da obra e o outro só com a imagem e nomes separados para associar. O 1º Set é constituído por imagens classificadas por temas da obra (animais, música, expressões faciais…); o 2º Set tem imagens classificadas segundo o país de origem; o 3º Set, imagens com obras organizadas segundo diferentes períodos artísticos e o 4º Set com pequenos livros com informações sobre um certo artista e reproduções das suas obras.

Deste modo, as crianças sentem-se envolvidas pela beleza já criada no mundo, inspirando-se e valorizando a importância da Arte como forma de cultura e de expressão.

(Este texto foi escrito com base na bibliografia referida no final deste post.)






A ARTE EM NOSSA CASA

Já há algum tempo que queria criar um conjunto de imagens para poder iniciar este processo de conhecimento cá em casa. Assim, escolhi algumas obras entre mais conhecidas e favoritas e iniciei aqui :) (A recolha que fiz está aqui para download)


Entretanto, com o tema dos Oceanos, reforçarmos o conceito de Ciclo e Reutilização a partir de atividades de Recorte e Colagem. Algumas destas "obras de Arte" deles serão posteriormente utilizadas para embrulhar presentes no Natal ou para amigos e família.








O nosso set está assim:


 Materiais: lápis de cor e afia (o meu filhote ADORA afiar os lápis neste momento), em vez de lápis de cera temos Rock Crayons, canetas de feltro e acesso a aguarelas, tintas, cola, tesoura e furador ao mais velho na estante.
 Às vezes uso desenhos para colorir, mas é muito raro. O mais comum são as folhas brancas, pois permitem a auto-expressão.

Embora o pequeno já tenho usado canetas de feltro na Escola, foi a 1ª vez que as usamos em casa, e só porque achei estas muito interessantes pois possuem um carimbo no lado contrário à caneta normal. Encontrei à venda no ALDI e os pequenos gostaram muito (embora a baby se tenha pintado toda! Mas são tintas laváveis, saem muito bem)

No final, guardamos todos os materiais dentro duma caixa que fica no cimo da estante, de fácil acesso para o mais velho mas sem a pequenina chegar. Foi a forma de controlar a coisa com dois piolhos de idades tão diferentes :)

Ainda assim, isso não quer dizer que de quando a quando a coisa não fique assim, quando uma pessoa se distrai!!!! 🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂🥰🥰🥰🥰
E sim, a criança ficou igual!!! Mas nada que água não resolva :) 

BIBLIOGRAFIA:
        MONTESSORI, M. El método de la Pedagogia científica – Aplicado a la educación de la infancia em las “Case dei Bambini. Editorial Biblioteca Nueva, S. L., Madrid. 2015 – obra originalmente publicada por Maria Montessori em 1909.

        MONTESSORI, M. El manual personal de la Dra. Montessori. COEDI – Complejo Educativo de Desarrollo Integral - obra originalmente publicada em inglês por Maria Montessori em 1914.

        SELDIN, T. Cómo educar niños maravillosos com el método Montessori. Gaia Ediciones, Madrid, 2016 – traduzido do original How to raise an Amazing Child, DK Penguin Random House Publishers, Londres, 2007

        Apontamentos do Curso de Assistentes Montessori 3 – 6 anos no Porto, 2017, pela formadora Guadalupe Borbolla, Guia AMI.

Sem comentários:

Enviar um comentário