Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Estantes por Áreas

Após o fantástico webinar da Seemi Abdullah do Trilium Montessori foi quase impossível não por mãos à obra!
Comecei logo a planificar um plano bimensal tendo em conta os interesses do meu filhote tentando conjugar com a fase de desenvolvimento da minha baby, e definitivamente isso foi uma boa ideia, porque ajudou a visualizar como pode funcionar melhor.
Então mudei de novo o set, sendo que, agora, esta estante será dedicada apenas a trabalho de Zoologia, Botânica e Geografia/Cultura.
Decidi que este ano vamos trabalhar os continentes, fazendo as famosas caixas dos continentes (em que lá dentro se coloca de tudo um pouco sobre os mesmos para a criança explorar e conhecer).
Dentro da nossa estão cartões com fotos de crianças, locais e mamãs com bebés amamentando ou fazendo babywearing. Estou a contar fazer ainda uns cartões extra com comidas típicas e possivelmente casas típicas também.
Lá dentro estão ainda os cartões usado aqui para ajudar à rotação da estante ou para exploração pelo pequeno, caso ele o decida.
Ele anda numa fase super gira de sensibilidade de cores! Já lhe apresentei a caixa no3 Montessori, mas ainda precisa de mais tempo :)
Entretanto, brinca com arroz colorido :)
  Quanto ao resto do set:
Estou neste momento a estudar estruturas porque, quando recomeçarem as aulas, a pequenina vai ficar por casa e ele não. 
Então, convém que nada lhe fique ao alcance quando ele não estiver.
Assim sendo, decidi que a Matemática e Linguagem ficam num móvel com gavetas: qualquer material mais sensível rapidamente vai para uma gaveta quando sairmos para a escola, ou na noite anterior. 
Ao alcance dela fica tudo o que lhe possa ser de interesse, nomeadamente  a Mesa das Estações, aqui também, no centro, onde o alcance é mais fácil.

Ele ficou fã do exercício de gráfico, definitivamente vou apostar mais em materiais assim!
O mais engraçado é que ela também adorou este conjunto, para pintar, claro :) Cada um ao seu nível <3

Contamos também bolinhas, "maçãs" e cubos:

Entretanto comprei mais 3 estantes para ver se consigo aplicar melhor o que a Seemi sugeriu, e tenho de admitir que gosto mais assim, finalmente tenho espaço para o pequeno ter os seus materiais sem a mana estragar, e definitivamente já vi momentos de concentração que já não via há muito! O rapaz tem de trabalhar em cima da estante, mas paciência!!!

Esta está com o Sensorial em baixo para a pequenina, em cima com o corpo humano para ele. Atrevi-me a colocar cartões de 3 partes, será que ele vai demonstrar interesse?

A 2a estante que comprei reforça a área de construções e  fica com o material artístico em cima.

Entretanto, a pequenina inicou o desfralde:
Um cantinho simples mas que se tem mostrado eficaz!


E muito ar livre! 

 Transferências na praia <3

Observar as uvas :)

E mais horta! O papá agora decidiu fazer uma reportagem fotográfica sobre os bichinhos que nos acompanham! Que acham desta menina?? :)
Em breve conto fazer uns cartões com estas fotos de bichos do nosso jardim, mais relacionado com a realidade da criança não há :)


<3 Até breve <3





Sem comentários:

Enviar um comentário