Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A 2.ª Grande História - A História da Vida 🐚🦪🦑🦂🦎🦖🦕🕊️🐀🦘🐘🦈🐋🐵👥👨‍👩‍👧‍👦👨‍👨‍👧‍👦👩‍👩‍👧‍👦

Foi no Dia de Halloween! Podia ter sido noutro qualquer, mas de alguma forma criou-se o momento e as coisas fluíram nesse sentido.

A Linha da Vida que traduzi foi imprimida na minha impressora em modo 6x6, e ficou enoooormeee e absolutamente fantástica e motivadora!

Depois, foi só aproveitar um dia que já pedia ser no exterior e contar-lhes esta história!
E que momento!!!

Foi incrível! 
Eles, claro, mal respiravam porque queriam saber tudo! 
A dada altura não aguentaram mais e começaram a perguntar. 

Como a linha vai sendo aberta aos poucos, eles diziam sempre que a próxima Era era a dos dinossauros!!! Hahahah!!! Foi muito divertido fazê-los perceber que foi preciso tanto, tanto, para os dinossauros e depois para o ser humano!

E quando chegamos ao fim...

"E chegou o ser humano, e ele veio ao mundo para..."

"Salvar o mundo!" - foi a resposta pronta dum aluno meu. Que delícia! (mesmo que a gente saiba que não é bem assim, esperemos que seja para a geração deles. Por aqui fazemos todos a nossa parte.)
"Sabem há quantos anos viveu esse animal (amonite) que têm na mão? Há cerca de 300 milhões de anos!!!!!" - "Uaaaaaaaaauuuuuuu!!!!"
Uau mesmo! Quem não sente este deslumbramento? E enquanto trabalhamos em matemática a leitura de grandes números, faz ou não sentido contar histórias em que se situe e justifique o uso desses números????

As miniaturas "roubadas" provisoriamente ao meu filhote fizeram sucesso, nomeadamente este  Dunkleosteus, um exemplo de peixe com placas do Devónico cuja boca abre e "morde" com os seus dentes. Todos eles quiseram sentir essa mordida, e depois também a do T-Rex, lol! São ambos da marca Schleich, basta procurar pelo nome da internet, mas recomendo a loja Flying Teapot, costuma ter boas promoções desta marca e de outras do género (Papo, Safari...)
Outras miniaturas levaram-nos a fazer uma revisão deste processo de evolução.


E claro que foi um delírio quando chegamos à fase dos dinossauros. E a surpresa que foi perceberem que o T-Rex não existiu ao mesmo tempo que todos os outros dinossauros!!!

E estes estranhos mamíferos, que ou se extinguiram ou evoluíram para se tornarem os actuais elefantes, tatus, preguiças...

A Linha da Vira foi pendurada numa das paredes da sala (a única que dava para algo tão comprido) para permitir o acesso à mesma pelos alunos em tempos de Pandemia. Daqui saíram projetos de investigação sobre dinossauros (claro!), mas tal não invalidou que alguns alunos tenham preferido apenas ler nos livros e enciclopédias informações sobre os mesmos. 


 
Ao trabalharmos a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e acentuação um deles sugeriu que usássemos palavras da Linha da Vida (ricas em números elevados de sílabas, acentos agudos e palavras esdrúxulas!). Entretanto, também analisamos algumas das suas frases com a nossa Gramática Montessori.

Também lhes li a biografia de Charles Darwin, esta esta aqui, para ajudar a interiorizar o conceito de evolução das espécies, e ao mesmo tempo uma linha de vida, neste caso, da vida de Darwin. 

Duas semanas depois, começaram a referir que já não se lembravam bem de algumas partes da história. Então, sugeri lermos em grande grupo estes cartões (vejam o L'èon Phanerozoique) que também traduzi e coloquei à disposição no grupo Montessori no 1o Ciclo Portugal. E foi óptimo voltarmos a rever, porque eles, desta vez, prestaram atenção a outros pormenores e momentos que claramente, com a ansiedade dos dinossauros, não prestaram da 1a vez!!! :) :) :) Crianças a serem crianças :) <3

Relembramos os diferentes grupos de animais (moluscos, bivalves e univalves, corais e a história do ciclo da cal, primeiras plantas na terra, peixes, anfíbios e insetos, répteis, aves, mamíferos, vertebrados e invertebrados...) Tão bom perceber que o trabalho dos anos anteriores ficou tão bem consolidado neles, sem qualquer dúvida ou questão! Que bom!!! :) Montessori funciona mesmo!!! E é tão bom e bonito aprender assim! :) 

Bem, e com isto tudo, estamos a chegar à 3a Grande História, a história do homem. E escusado dizer, eles estão ansiosos!!! :) :) :) 





1 comentário:

  1. Faça um vídeo por favor a contar a primeira e a segunda grande lição.
    Assim mais meninos ficam a conhecer.
    Obrigada

    ResponderEliminar