Foi no Dia de Halloween! Podia ter sido noutro qualquer, mas de alguma forma criou-se o momento e as coisas fluíram nesse sentido.
A Linha da Vida que traduzi foi imprimida na minha impressora em modo 6x6, e ficou enoooormeee e absolutamente fantástica e motivadora!
Depois, foi só aproveitar um dia que já pedia ser no exterior e contar-lhes esta história!
E que momento!!!
Foi incrível!
Eles, claro, mal respiravam porque queriam saber tudo!
A dada altura não aguentaram mais e começaram a perguntar.
Como a linha vai sendo aberta aos poucos, eles diziam sempre que a próxima Era era a dos dinossauros!!! Hahahah!!! Foi muito divertido fazê-los perceber que foi preciso tanto, tanto, para os dinossauros e depois para o ser humano!
E quando chegamos ao fim...
"E chegou o ser humano, e ele veio ao mundo para..."
"Salvar o mundo!" - foi a resposta pronta dum aluno meu. Que delícia! (mesmo que a gente saiba que não é bem assim, esperemos que seja para a geração deles. Por aqui fazemos todos a nossa parte.)
Outras miniaturas levaram-nos a fazer uma revisão deste processo de evolução. |
E claro que foi um delírio quando chegamos à fase dos dinossauros. E a surpresa que foi perceberem que o T-Rex não existiu ao mesmo tempo que todos os outros dinossauros!!! |
E estes estranhos mamíferos, que ou se extinguiram ou evoluíram para se tornarem os actuais elefantes, tatus, preguiças... |
Ao trabalharmos a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e acentuação um deles sugeriu que usássemos palavras da Linha da Vida (ricas em números elevados de sílabas, acentos agudos e palavras esdrúxulas!). Entretanto, também analisamos algumas das suas frases com a nossa Gramática Montessori.
Também lhes li a biografia de Charles Darwin, esta esta aqui, para ajudar a interiorizar o conceito de evolução das espécies, e ao mesmo tempo uma linha de vida, neste caso, da vida de Darwin.
Duas semanas depois, começaram a referir que já não se lembravam bem de algumas partes da história. Então, sugeri lermos em grande grupo estes cartões (vejam o L'èon Phanerozoique) que também traduzi e coloquei à disposição no grupo Montessori no 1o Ciclo Portugal. E foi óptimo voltarmos a rever, porque eles, desta vez, prestaram atenção a outros pormenores e momentos que claramente, com a ansiedade dos dinossauros, não prestaram da 1a vez!!! :) :) :) Crianças a serem crianças :) <3
Relembramos os diferentes grupos de animais (moluscos, bivalves e univalves, corais e a história do ciclo da cal, primeiras plantas na terra, peixes, anfíbios e insetos, répteis, aves, mamíferos, vertebrados e invertebrados...) Tão bom perceber que o trabalho dos anos anteriores ficou tão bem consolidado neles, sem qualquer dúvida ou questão! Que bom!!! :) Montessori funciona mesmo!!! E é tão bom e bonito aprender assim! :)
Bem, e com isto tudo, estamos a chegar à 3a Grande História, a história do homem. E escusado dizer, eles estão ansiosos!!! :) :) :)
Faça um vídeo por favor a contar a primeira e a segunda grande lição.
ResponderEliminarAssim mais meninos ficam a conhecer.
Obrigada