sábado, 8 de fevereiro de 2020

Como está a nossa sala agora ❄️🌱🌿😃🌳🌲🌱🦊🦡🦝🐰🐻🦁🙊🐯🐶🐺🐌🐜🦗🐚🦟🐝🐞🦋🐛🕷️🕸️


Hoje inicio o relato pela liberdade em criar. Na nossa sala, há sempre materiais para libertar a criatividade. Há algumas atividades em grande grupo, como a da 1a foto, mas muitas surgem espontaneamente da vontade deles. Entre plasticina, formas, papéis variados, materiais de desperdício e de reutilização/reciclagem (que eles já aprenderam a guardar para estes projetos), coisas construídas por eles vão surgindo e é um processo belíssimo de se ver. E tira-me de cima a responsabilidade de ter de preparar aulas específicas para este tipo de trabalho: os mais velhos ensinam os mais novos as técnicas aprendidas em anos anteriores, ou que eles próprios pesquisam na internet em casa, ou que eu muito rapidamente lhes ensino entre a gestão do trabalho dos 4 anos :) E que bom que eles são tão autónomos e criativos nisto :) <3

O nosso espaço de linguagem anda assim! Os mais novos têm revelado interesse crescente em escrever na areia, em fazer os exercícios (belíssimos, do HOKA que falei aqui) de Consciência Fonológica e Fonémica, e os mais velhos andam a adorar trabalhar os contos tradicionais (ali, são os livrinhos da coleção do Pingo Doce, que está uma delícia devido aos CD's com a narração da história e uma música para cantar, permitindo a interdisciplinaridade com a música e a expressão dramática tb :) ) A gramática, brm adquirida, está em stand by porque eles já assimilaram muito bem as aprendizagens e já não sentem necessidade dela :)

O nosso espaço da ciências ganhou um novo material de exploração, que, claro, já conquistou os miúdos: um microscópio! Além disso, temos novos materiais de experiências para testar! Tudo isto graças à nossa participação, ano passado, no Projeto de Ciências da Fundação Ilídio Pinho!

O microscópio tem uma base que permite tirar fotos com o telemóvel! Aqui está a observação de uma casca de cebola: 

Entretanto, os mais velhos estiveram a ensinar os ciclos de vida dos animais aos mais novos, e foram eles também que tiraram fotos do processo :)
Temos nova estante, agora virada para as plantas e animais, tema comum em quase todos os anos, em diferentes níveis. Ainda não está pronta a 100%, aos poucos vai enchendo... (às vezes é mesmo difícil organizar tudo a tempo, mas as crianças são super flexíveis e adaptam-se sempre bem :) )
Eles adoram os animais em miniatura mesmo para jogo simbólico, mas também para problemas de Matemática do estilo "Quantas orelhas têm 3 vacas? E patas?" Ajudam muito concretizar! 
Os mais velhos ficaram fãs duns carimbos antigos com animais que encontrei e coloquei também na estante (está num dos tabuleiros do fundo). Curiosamente, ainda ninguém revelou interesse pelo tabuleiro sensorial, provavelmente porque já não se encontram nessa fase!




  Aqui, seriação dos animais no verão e inverno e visualização das diferenças, do porquê delas...

A Matemática continua a ser uma favorita que, graças aos materiais, vê a sua aprendizagem facilitada e muito mais interessante para os mais pequenos. Curiosamente, os mais velhos, conforme vai aumentando o seu poder de abstração, deixam de procurar tanto os materiais. Ainda assim, temos recorrido aos das frações para ajudar a entender alguns conceitos.

O aluno fez esta torre inclinada e rapidamente foi buscar a miniatura da Torre de Pisa! "Olha, professora, é aquela torre inclinada em Itália"!

Frações, equivalência de frações, adições e subtrações de frações... Tudo a partir daqui:

Por fim, mantemos o nosso projeto "Mãos na Terra", da nossa "horta" em vasos de garrafões de água, fazemos registos, medições para ver a sua evolução e vamos plantando e semeando plantas da época. Este projeto só tem sido possível graças a uma super-mãe que todas as semanas se dedica a apoiar-nos neste projeto, trazendo os materiais, plantas, terra para que o nosso processo em aula seja rápido mas eficaz :) Somos-lhe muito gratos, B. <3


<3




2 comentários:

  1. Bom dia de que marca são as suas letras de lixa?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia professora Ana
    É possível disponibilizar os cartões dos flocos de neve?
    Obrigada

    ResponderEliminar