Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

domingo, 12 de agosto de 2018

Sistema Solar e Exploração Espacial - com imprimíveis grátis

Há já algum tempo que eu queria fazer uma estante temática! Então, como me acontece de quando a quando ter uma ou outra insónia, aproveito para fazer nova organização da sala e rotação de materiais!

E, com o pequeno a demonstrar muito interesse pela Lua, Sol, dia e noite, estrelas e posteriormente planetas (depois de ter visto um livro sobre os mesmos) encomendei então alguns materiais para este tema e preparei outros que já tinha vindo a observar no trabalho fantástico da  Devi Sekaran e da Vanessa do blog Mom's Happy Hive,

Tive que incluir a exploração espacial porque é algo que deslumbra o pai deste pequenote! Então, não poderia deixar de anexar ao tema do Sistema Solar a sua Exploração, que é algo que seguimos com muita atenção e curiosidade cá em casa!!! :) Lembrem-se sempre de adaptar tudo à Vossa Realidade, à Vossa Família! Não há uma forma única de fazer as coisas :) <3

Ficou assim , a nossa 1a estante temática! :)







Na manhã seguinte, claro que o moço reagiu como se fosse Natal, costuma ser sempre assim quando tem materiais novos :)


O que agarrou 1o foi nas miniaturas do Toob do Espaço, da Safari.


Numa fase de vocabulário bem intensa, quis saber logo o nome deles todos, claro :)
Aproveitei para lhe mostrar os cartões de vocabulário que encontrei neste blog com imprimíveis fantásticos, o Montessori Soul.




A seguir, quis explorar os planetas!




Com o livro que tínhamos lido, ele tinha memorizado o nome dos planetas na sua respectiva ordem em cerca de 2 dias a ver o livro com ele! Aqui surpreendeu-me porque basicamente, fiz a apresentação uma vez e a seguir ele já os dizia por ordem 😯😯😯 As nossas esponjinhas não param de nos surpreender!!!

No entanto, e sabiamente, perguntou-me o que era a plasticina, e eu apercebi-me que me tinha esquecido de a pulverizar de "estrelas" (não cometam o mm erro que eu!!! 😂😂😂 )
Expliquei então que simbolizava o Espaço, para onde os seres humanos vão em naves espaciais explorar! Que vão até à Lua, Marte, e que continuam a tentar ir a novos planetas!


Claro que pouco depois ele quis brincar com a plasticina, e esquecer o Espaço, lol!!! É um conceito demasiado abstrato para eles!!! Mas, quem sabe, não plantei ali uma sementinha? ;) <3

Bem, o meu moço, curioso, quis ir ver que mais estava na estante, então achou o máximo os planetas grandes!!!! 

Trouxe-os e colocamos por ordem:


E ele foi buscar as miniaturas da Safari e decidiu brincar por ali, a explorar!!! Lindo, não é?


Neste dia, ficamos por aqui.
Ele não estava pronto para mais. Apercebi-me que estantes temáticas ainda são cedo para nós, lol :) 

Ainda deixei as coisas na estante mais um pouco, mas ele basicamente preferiu pegar na plasticina e em recipientes transparentes e fazer "comida" na sua cozinha 😂😂😂😂😂

Conclusão, de todo apresentei todos os materiais, e ao final do dia achei melhor realmente guardar alguns. Aqui vos deixo fotos do que tinha pensado fazer:


Ainda fiz esta apresentação, mas ele achou mais piada fazer transferências com os feijões para um copo que foi buscar à cozinha!!! 😂😂😂


E esta foto tirei antes de arrumar os materiais. Também tinha intenção de organizar os planetas por grande, médio e pequeno, e estou com esperança de ainda o vir a fazer. Apesar de ter arrumado as miniaturas (porque são mt pequenas e ele já andava a colocá-las dentro de sacos, que é uma das suas novas curiosidades de exploração), estes ficaram na estante a ver se lá voltamos a essa classificação ;)

Ainda lá estão, talvez amanhã estejamos os dois mais virados para isso :)

Agora, os materiais que fiz para ele! <3

Podem descarregar aqui:



(estes cartões são originários do blog Montessori Soul, eu apenas fiz a tradução)






Sem comentários:

Enviar um comentário