Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

segunda-feira, 15 de março de 2021

5a Grande História - Parte I - História dos Números 🎱🎰🎲🧮🔢

Motivada (de novo) por ler este artigo aqui do Gabriel Salomão do Lar Montessori, achei que não era tarde nem era cedo para finalmente contar está história: a história dos números.

Foi, claramente, uma das que ficaram por contar devido ao confinamento.

Mas depois dum dia em que momentos de aprendizagem ao ar livre e muita brincadeira para matar as saudades preencheram o ambiente, aqui falamos dela. E não foi nada estranho para eles. Já tendo trabalhado a numeração romana antes, e um jogo com a egípcia, eles adoraram e perceberam muito bem e claramente a evolução de cada uma destas numerações.

Foi giro ver e perceber quais os problemas de cada numeração e o que simplificou na numeração seguinte, e que isto levou centenas de anos a acontecer. Compreender que a evolução era necessária para conseguirmos fazer contas como as que fazemos hoje! Como seria se ainda tivéssemos de fazer operações com os números romanos???

E será que vai ser assim para sempre? Ou será que a nossa própria numeração vai evoluir também?

Eles percebem claramente com todas estas histórias Montessori que existe um passado e um crescimento na evolução humana, e que o futuro passará pela continuidade dessa evolução. Consideram que estamos melhor agora do que alguma vez estivemos, mas que ainda há muito para melhorar.

E que isso só acontecerá se eles tiverem coragem de agir em vez de não fazer nada. E é aqui que estamos. Para onde vamos derivar a partir daqui?



Estes cartazes com os números são gratuitos e estão aqui.

Estas miniaturas são todas da Safari e os meus alunos adoram explorá-las, recriar situações, observar vestimentas e armas típicas, associar aos livros, tudo aonde a imaginação os levar. Gosto muito de ver esta curiosidade ☺️














Livros que acompanham as nossas descobertas.

A estante tem pouca coisa, mas é muito conhecida e explorada. Os alunos usam máscara na sua utilização, após higienização das mãos.


Ainda falta contar a parte 2 da 5a Grande História: a História da Geometria.

E depois dela, que mais daqui sairá???

❤️❤️❤️


Sem comentários:

Enviar um comentário