Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Natal 🤶🌲☃️🌠🎁🎀🎄

Eu andava mesmo desmotivada, cheia de trabalho e pensando que eles não gostariam de algo assim. O meu filho dizia que queria brincar, construiu tendas de panos (que me lembraram tanto a minha infância 🥰🥰🥰), usou caixas de cartão para fazer casas para os bonecos, correu, saltou, lutou com almofadas, brincou com carros e figuras de super heróis... E eu já não acreditava que poderia desejar sair dessa infância de magia (nada Montessori, lol). 

Só que entretanto a educadora do meu filho ficou doente e ele passou esses dias em casa, e entretanto lembrei-me que tinha montes de material que fiz ano passado e, ao decorar a casa com o pinheiro e as luzes (que nos causam a todos tanto deslumbre), decidi montar novamente uma estante temática e ...

...bem, quem resiste ao Natal, na verdade???

Esta estante já esteve mais organizada, uma prateleira para a Linguagem, uma prateleira para os Números... Mas acabou por ficar assim por causa dos diferentes interesses deles.
Esta estante já esteve mais organizada por áreas: uma prateleira para a linguagem, outra para a matemática... Mas acabou assim, derivada dos seus interesses. No topo e 1a prateleira superior estão outros materiais que são não acessíveis principalmente por causa da pequena, mas que são retirados para atividades - tintas, colas, outros materiais de linguagem e matemáticas para substituir ou aumentar o grau de dificuldade...


Atividades de expressões são sempre favoritas.

Matemática

Linguagem (e os números para traçar)

Plasticina e formas natalícias, alguns jogos de sons com figuras natalícias (motivaram tanto - são da Safari), regador para cuidar das plantas (é uma das tarefas deles cá em casa) e ao fundo não se vê, mas estão polydrons no cesto azul - um material que tem sido fundamental na brincadeira não estruturada - ainda não conheci uma criança que não goste-ame este material.

Picotar, recortar, jogo táctil ao fundo e dentro do vaso do Pai Natal, guizos.

No baú estão parafusos, no cestinho peças de encaixe com os mesmos. As figuras natalícias são para enlaçar e à direita temos alguns materiais de limpeza ligado às tarefas deles de Vida Prática.

Este livro da estante é, a meu ver, muito interessante e a pequena, que está bem na fase dos sons, gosta imenso dele. Acha-lhe imensa piada! O livro tem as letras e uma gravação em cada uma que diz "A, trace le A". Certo, está em francês. Mas a grande maioria dos sons é semelhante aos nossos, então a mim não me preocupa muito. Antes pelo contrário. Tem motivado imenso o mais velho a procurar as letras (algo que sempre tentei ter presente no nosso Ambiente Preparado mas raramente lhe chamaram a atenção. Por falar nisso, tenho uma história a contar quanto a isso. Mas hei-de fazer um post para tal.




É lindo o sorriso de alegria no rosto deles por terem feito algo seu! Eu ajudei no cone, mas o resto foram tudo eles 💗



Sons e letras.


Não estão sempre nas estantes porque as nossas gatas adoooorammm deitar tudo abaixo 🙄🙄🙄 Mas são atividades que providencio com alguma regularidade na vida do Dia-a-dia e que eles adoram e concentram-de imenso.


Um espaço que fica mesmo à entrada da nossa casa e em que procuramos colocar sempre objetos naturais que trazemos das nossas descobertas na Natureza para observação.

Ficam mais alguns momentos e atividades:















Estes feriados ajudaram bastante a permitir isto. Diria que foram fundamentais. As famílias precisam de tempo para si. Somos gratos por estes dias.

Até breve 💗💗💗

Sem comentários:

Enviar um comentário