Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

"Eu não quero aprender mais, eu só quero brincar!"

 "Mãe, eu não quero aprender mais, eu só quero brincar!"

E é por isso que eu não tenho atualizado o nosso perfil com o ambiente em casa. 

Além disso, a força anímica este ano tem sido... Blagh! Lol! Quem anda assim por aí também? 

Planeei tanto aproveitar esta situação de Pandemia como uma oportunidade para ir mais além com os meus filhotes em casa, e no fim... Bem, tem sido sofá, brincadeira desestruturada, brincadeira lá fora e na Natureza e pronto. 

O que fariam vocês se as vossas crianças dissessem o mesmo? 

Mas, na verdade, ele não está desinteressado de aprender. Isso seria, provavelmente, impossível numa criança. Ele simplesmente quer ir mais além do que as típicas aprendizagens estruturadas que lhe vinha a oferecer. Além de querer espaço, muito provavelmente para descobrir mais um pouco dele mesmo. 

Os interesses dele são agora fora dos materiais Montessori que lhe vinha a oferecer. Legos. Livros (anda numa forte fase de interesse por história orais, livros e recontos desses livros à irmã - amoroso de se ver!). Bonecos e peluches, que gosta de cuidar em brincadeira com a irmã e de atirar a alvos escolhidos por ele (temos levado-os a lagos para atirar pedras, usado bolas para atirar, mas não há maneira de lhe passar a fase de atirar). Jogos de montagens com parafusos e peças de encaixe, jogos de encaixe cada vez mais pequenos, construções, construções, construções. Portanto, nada estruturado, mas muito trabalho na mesma. Ah, e está fã de fazer jogos de livros de atividades. 

Na verdade, desmotivei de lhe criar estantes novas. Está mais que claro que ele não está interessado em trabalho estruturado em casa. 

E a pequenina? 

Bem, as estantes têm sido basicamente para ela, mas nada muito estruturado também. Alguns puzzles que vou rodando, Legos (ela tb adora), bonecos e peluches, livros, instrumentos musicais...

E, na verdade, ainda bem! Por vezes chego tão cansada da escola que não tenho vontade de fazer nada. Serei só eu que ando assim???

Bem, a coisa não tem sido totalmente improdutiva (da minha parte), na escola temos avançado bem com Montessori e tem sido extremamente gratificante.

Mas como um guerreiro que se tem esforçado bastante nos últimos anos, estou a aproveitar e a dar a mim mesma algum merecido descanso. Já nem me lembrava de ler um bom livro sem ser de trabalho há ano, e agora cruzei-me com o Yuval Noah Harari e o seu Sapiens, que, aliás, super recomendo! Tanto que nem sei. Leiam! 

E, viva a laziness, tenho descomprimido com um bocadinho de Emily in Paris, que me traz tantas memórias de tempos em que visitei a cidade das luzes e do amor :) A coisa boa é que reavivei algum gosto por moda e estou novamente a dedicar mais tempo para cuidar de mim! Que bom! Finalmente! 

Ah, mas no meio de tudo isto, entretanto fiz mais uma formação Montessori, neste caso de Matemática para o 2o.plano, e ainda bem que a fiz! Neste caso, penso que usarei grande parte das aprendizagens com os meus alunos com Necessidades Educativas Especiais, que têm revelado ganhar imenso com Montessori. Preciso é de apostar em alguns materiais para o 2o Plano. Deixa ver se o Pai Natal dá uma ajudinha neste Natal :)

Bom descanso para quem por aí precisa tanto dele <3


Sem comentários:

Enviar um comentário