Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

domingo, 7 de junho de 2020

Diversidade Humana (e como somos todos belos❤️🧡💛💚💙💜🤎🖤🤍♥️

Esta estante foi uma resposta familiar ao movimento #blacklivesmatter. Confesso: sem me aperceber, este projeto que eu já tinha em mente foi atrasando, atrasando, atrasando (com o trabalho, vida, dia-a-dia), e quando o movimento surgiu caíu-me que nem uma bomba.
Como é que eu nunca mais tinha colocado este projeto em andamento? Bem, foi desta. O que tinha à mão foi logo para a estante, o que não tinha encomendei e chegou em dias.


Este mapa iniciou aqui a sua exploração, mas sempre notei, inclusive nos meus alunos do 1o ciclo, na dificuldade em colocar os continentes nas posições corretas. Tal era,m de facto, um obstáculo à aprendizagem. Num mapa Montessori, sendo um puzzle, a autocorreção é facilmente visível. Mas assim, era preciso mais qualquer coisa. Finalmente dei-me ao esforço de coser formas dos continentes em tecido bege para ajudar. Ainda não está terminado, mas era urgente a sua utilização:


 E foi um sucesso!!! :)

O uso deste livro para esta atividade foi baseado nesta atividade aqui da Sylvia Sousa do blog Mindful Montessori. Recomendo muito! Beleza de atividades associada a muito conhecimento! Não percam!

Entretanto, a pequenina começou a revelar curiosidade neste tipo de atividades, que o mano também fez aqui! É tão giro vê-los a repetir os mesmos passos, cada um deles tão igual e tão diferente! ♥️







Este jogo da memória da Akros é lindo!



E estes origamis são da Djeco.



Um dos brinquedos que tive de encomendar foi uma boneca de pele negra. Era algo que já queria comprar há uns tempos, mas achei difícil de encontrar! Esta, linda e anatomicamente correta, é da marca Miniland e só encontrei na loja Mundo Escolar. Fiquei algo supreendida do quão difícil me foi encontrar uma boneca assim. Pode ter sido coincidência, ou não. Mas isso fez-me pensar no quão ainda temos de evoluir como sociedade.

As crianças não diferenciam no amor. A cor existe, é vista, mas com carinho. É um bebé, como os outros :) E eles adoram-na! Como às outras. 


Outra compra que fiz foi um reforço na nossa biblioteca, com mais exemplos de livros com Diversidade Humana. Foi uma excelente aposta, já que os meus filhos adoram livros. E mais uma vez, a cor, quando é vista, não é estranhada. Representatividade é importante, sim! Muito importante.




Há um livro que me foi sugerido no grupo dos contos e livros de inspiração Montessori que achei muito bom, é da ONU e é de download gratuito. Podem encontrá-lo aqui: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230931?fbclid=IwAR1eHXu-SvLrLa-z3ZP3xmjfCjouVD6dICzak8fjhPIjIR57HZ3ODRZd5bg
Pensei em trabalhá-lo com os pequenos, mas perante tantos outros que comprei, achei esse ainda não adequado à idade dos meus filhotes. Já para o 1o ciclo, acho excelente. É importante conhecermos os vários lados da História. ♥️









Sem comentários:

Enviar um comentário