Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Natal e Frio: o Inverno está a chegar! ❄️⛄🌪️🌬️🌨️🌧️☃️❄️

Set das últimas duas semanas:

Eles adoraram as atividades de Natal! Também exploraram com imensa vontade tudo o que era sólidos e figuras geométricas. 
Nestas fotos, as caixas de triângulos construtivos Montessori, que permitem a descoberta de que várias figuras geométricas se podem construir através de triângulos, e que o mesmo é a base da geometria <3


Introduzimos o Inverno assim:
Primeiro pus assim. Eles quase não lhe tocaram.
Depois dividi por duas mesas:
Como podem ver, passo o tempo a fazer tentativas. As fotos que tiro ajudam-me a perceber se as atividades estão apelativas aos pequenos e se, se eu fosse um deles, as ia buscar.
Concluo sempre que mesa ou estante muito cheia funciona como mesa de doces num casamento: tem tanta coisa que não dá vontade de comer nada.

Por isso tive de distribuir as atividades da última mesa por duas, e a diferença foi clara: os pequenos passaram a explorá-las mt mais. É incrível o efeito visual das coisas numa sala de aula! Menos é mais! <3

Em casa às vezes também é difícil manter essa lógica (diria mais difícil até!)

Por cá rendemo-nos às "loose parts" e pompons e andamos nisto:
Já andamos com os animais europeus há algum tempo, com momentos muito giros da pequenita em volta deles e sua associação a fotos, e o mano no Jogo Simbólico em força!

A ele já não lhe interessa tanto as associações, pelo menos estas. Mas canta a canção dos continentes todos os dias e associa já a savana a África, e agora a floresta à Europa (havemos também de a abordar noutros continentes, mas para já vamos um a um, mais simples :) )
Em breve mudaremos para os animais do Ártico :) <3

Até breve <3

Sem comentários:

Enviar um comentário