Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

terça-feira, 22 de maio de 2018

Ovos #1 e Ovos #2


D. teve um dia em que simplesmente ficou fascinado por ovos. Foi no dia em que este livro chegou a nossa casa e lhe contei a história pela 1ª vez. Coincidiu com os primeiros dias de Primavera (tinha ele 33 meses) e a nossa vida nunca mais foi a mesma, lol!!! :) :) :)


Os conteúdos do livro foram ainda coincidir com várias aprendizagens que ele já estava a fazer:


Cores






Formas




Passarinhos (Aves)





e Dinossauros :)








Mas além disso, toda uma imensidão de aprendizagens vieram com o ovo:
Vida Prática




Exploração e Observação 





 Ciclos de Vida



Artes



Esta actividade de recorte e posteriormente colagem é tb uma actividade de ciclos, pois ajuda a criança a entender que tudo está interligado, e que o que fazemos num dia pode levar a uma consequência depois. Este conceito de ciclo é muito importante na Pedagogia Montessori, pois ajuda a contribuir para o desenvolvimento da consciência em relação ao mundo, à natureza, às relacões humanas, e tal consciência leva a um caminho de Paz.



...

Quero referir que os ovos comprados são de galinhas criadas ao ar livre, quando não biológico também, e que o ovo de ganso observado foi encontrado por nós eclodido, na Natureza, ano passado. Tentamos ao máximo que as nossas acções não prejudiquem qualquer ser vivo e tentamos ter uma visão ética de todas as aprendizagens. 

Hoje, muito próximos do início do verão, a aventura dos ovos continua! Não me incomoda de todo que esta fase de exploração e descoberta continue a deslumbrar o nosso pequeno, pois até eu tenho vindo a achar os ovos muito fascinantes e aprendido imenso :)




Então, considere-se este post um álbum aberto! Vou continuar a actualizá-lo sempre que fizermos novas actividades com ovos! :) Estou a adorar todo este processo :) <3 <3 <3
Até breve :)


Actualização:

O ovos voltam e vão! Às vezes voltam com um livro, voltam com uma experiência de cozinha, numa refeição... Então, aqui estão alguns ovos recentes (neste momento estamos em Agosto! ;) )







<3 <3 <3


Sem comentários:

Enviar um comentário