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Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A minha avaliação do Projeto DAC "Ed. Cósmica Montessori" que fiz com a minha turma de 4.o ano

 Uma das muitas dúvidas colocadas aquando as formações que eu fiz até ao momento sobre a aplicação de Montessori no 1.o ciclo ou outros ciclos é como aplicar e justificar a escolha da Educação Cósmica.

Pois os DAC's são perfeitos para isso. Aqui uma orientação que criei para mim.

Aqui fica a reflexão da aplicação do DAC "Educação Cósmica Montessori" na minha turma de 4.o ano (este é o 4.o ano em que aplico este DAC, com duas turmas diferentes). Quem quiser ver alguns produtos deste trabalho pode encontrar aqui.


O fascínio com a Ed. Cósmica Montessori começou com o meu pequeno em casa 🥰🥰🥰



Ganhei coragem para fazer na minha turma do Alentejo, uma turma mista de 4 anos de escolaridade.







As recordações destes tempos e descobertas são imensos e estão registadas neste blog.

Na cidade, numa turma de 3.o ano, e posteriormente também no 4.o.ano.







Avaliação do 1.o Semestre:


"Ao nível do DAC, com o tema da Educação Cósmica Montessori, pretende-se levar as crianças à reflexão, formação de opinião e comunicação de ideias e descobertas com base na ciência, na investigação e na realidade.


Dentro do grande tema podem ser abordados diversos sub-temas que se interrelacionam entre si - sendo o conceito de inter-relação a base de toda a Educação Cósmica Montessori.


O Tema da Paz foi abordado a nível de trabalho de projeto e investigação. Também foram trabalhadas as Grandes Histórias Montessori, que contam a história da Formação do Universo, Planeta Terra, História da Vida e do Homem, de forma a sensibilizar os alunos para o tempo que demorou até chegarmos aos dias de hoje.


O objetivo principal destas histórias é sensibilizar os alunos para a compreensão da quantidade de tempo que o planeta demorou na sua evolução global (dos elementos, da vida, do próprio ser humano), dos acontecimentos que ocorreram sempre que houve desequilíbrios e do tempo que a Vida demorou a recuperar dos mesmos.


Estas histórias permitem reflexões profundas sobre a fragilidade do equilíbrio, sobre a importância de nos unirmos para ajudar a resolver problemas, sobre a humildade e gratidão àqueles que vieram antes de nós e criaram ferramentas como a linguagem, a numeração, a tecnologia para nos encontrarmos nos dias de hoje através do diálogo e podermos alterar o que não gostamos no nosso entorno através de soluções conjuntas. Focou-se temas como  lixo, os oceanos, o Aquecimento Global e a Guerra como algo que necessita de ação. 


Daqui resultou a criação de alguns cartazes sobre os astros em grupo e apresentação dos mesmos à turma.


Para continuar, iremos abordar o conceito de herói, não alguém com super-poderes, mas sim pessoas comuns que se tornaram famosas pelas suas características pessoais, como inteligência, criatividade, resiliência e superação, permitindo aos alunos compreender que eles próprios também se podem superar se realmente se esforçarem para isso. Trabalharemos Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Fernão de Magalhães entre outros - conforme o interesse e adequações aos conteúdos programáticos e à turma.


Os produtos finais poderão ser cartazes, maquetas ou simples leituras ou apresentações orais à turma, com auto e hetero-avaliação com a abordagem cooperativa "Duas Estrelas e um Desejo".



Avaliação do 2.o semestre:


Não foi possível seguir com o plano do conceito de herói, pois os alunos revelaram outras curiosidades que se sobrepuseram a esta ideia inicial. Educação Cósmica Montessori é, também, seguir a criança, os seus interesses e curiosidades como construção efetiva do saber, acreditando que cada ser é único e especial e veio ao mundo para assumir o seu caminho, o que se poderá chamar "a sua missão". 


Assim, os alunos tiveram a liberdade de escolher alguns dos temas dos seus projetos, que foram tão variados como os conteúdos programáticos: corpo humano (gravidez e nascimento, sistemas do corpo), arquitetura, países da sua curiosidade e/ou identidade, ou aos quais viajaram (Brasil, França, Espanha, Reino Unido...), História (Revolução Francesa, Nazismo, Anne Frank...), vários momentos da História de Portugal (as 4 dinastias), Copa do Mundo, Animais, Estações do Ano, a Água, Sistema Solar e seus Astros...


Alguns temas de projeto, com vista as Aprendizagens de Estudo do Meio, Matemática e Português, foram também escolhidas de acordo com opções disponibilizadas: rios e serras de Portugal; Solos; Rochas e sua formação; Direitos Humanos e Direitos da Criança; a União Europeia; Animais em Vias de Extinção; Preservação do Meio Ambiente; Multiplicações; Sólidos Geométricos; Gramática: advérbios.


No geral, estes trabalhos tiveram 4 fases: formação do grupo e planificação (simples); recolha e seleção de informação pertinente para o trabalho maioritariamente em livros, mas também na Internet; construção efetiva do produto final; apresentação à turma, com auto e hetero-avaliação (duas estrelas e um desejo) e questionário acerca dessas aprendizagens.


Os trabalhos foram expostos na sala de aula e também no painel exterior da sala, partilhando com a Comunidade Educativa as suas descobertas.



Uma reflexão deste tipo de trabalho:


É surpreendente a quantidade de empenho e concentração que se consegue quando se segue os interesses da criança. Houve uma redução significativa do número de aulas expositivas dadas pela docente, para as mesmas passarem para as crianças, com foco nelas e nos seus interesses. Creio que os alunos também aprendem melhor e com mais interesse com a diversidade de "professores especialistas" que conseguiram ter entre todos. Quando tinham dúvidas em qualquer trabalho, os "especialistas" ajudavam e enriqueceram muito o trabalho de aula. Com isto, a professora também conseguiu mais tempo para dedicar aos alunos com Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Específicas.


A quantidade de conhecimento, literacia e cultura adquiridos foi significativa, resultando também num aumento do vocabulário das crianças (cuja falta dela era notória, muito graças às consequências da Pandemia), numa escrita de textos mais completa, num aumento do interesse e foco nas aulas, assim como um maior interesse e dedicação às aprendizagens, inclusive dos alunos considerados "mais complicados", quer por dificuldades de aprendizagem, quer por comportamentos disruptivos. A diversidade de formas de aprender (projetos, exposição, comunicação partilhada, material manipulável, descoberta através de experiências, diálogo e troca de ideias e opiniões) resulta numa forma motivadora e completa de aprendizagem, que responde melhor aos diferentes tipos de inteligência dos alunos e formas de aprendizagem.


O que não correu bem: algumas dificuldades dos alunos foram difíceis de conseguir resolver: os erros ortográficos, uma maior atenção aos pormenores, uma ainda deficiente paráfrase com referências. Outra dificuldade, para mim como docente, é incluir mais a Matemática nestes projetos, de modo a torná-los mais interdisciplinares e ao mesmo tempo aproveitar para rever/treinar/aplicar conhecimentos adquiridos ou a adquirir. Outra dificuldade prendeu-se na falta de alguns materiais educativos que poderiam acrescentar maior riqueza à aprendizagem, nomeadamente mais materiais de aprendizagem da Pedagogia Montessori."


Ana Faria, 2023

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