Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

O Gabinete de Botânica e as estantes do momento

O Gabinete de Botânica é mais um material belíssimo criado por Maria Montessori para o estudo da forma das folhas (e, no caso do nosso, também o tipo de recorte da margem).

Elementos da Natureza sempre nos envolveram e criaram sempre fascínio nos meus pequenos. O gabinete de Botânica vem como mais um elemento sensorial adicional ao nosso estudo das plantas, nomeadamente agora, em que teremos o Outono em breve a mostrar-nos a magnífica mudança de cores na Natureza. 

Dos passeios na Natureza trazemos exemplares de algumas plantas, folhas, caules, raízes, nomeamos e depois identificamos de acordo com as suas características. Não dá para ver na foto, mas está um cesto com uma folha linear escolhida pelo meu filho e um caule de cacto que trouxemos dum passeio junto ao tabuleiro com os 6 puzzles de um conjunto de 24 do gabinete de Botânica. 


A pequena anda numa fase bem forte de puzzles, daí estarem tantos disponíveis. 
Continuo a apostar nos materiais sensoriais, como a torre rosa, escada castanha, cilindros de botão, por causa dela. 

O  irmão tem material que lhe chama mais a atenção nas prateleiras de cima. O que comem os animais tem sido pergunta recorrente, e este puzzle vem complementar. Continuamos com o estudo dos continentes, desta vez usando o mapa da Janod que, embora não tenha as cores Montessori, permite bem a identificação dos mesmos e o meu filho já reconhece pelas formas (e não apenas pelas cores a que associava no início). Avançamos para o nosso país, daí ter decidido apostar no mapa, também da Janod, da Península Ibérica que se encontra na foto de cima, pendurado.
Ah, o cubo do binómio já permitiu boas explorações e momentos de concentração bem prolongados para ele! Muito interessante, este material.
E em baixo, a matemática com as pérolas Montessori têm valido vali momentos de aprendizagem.

Entretanto, mudei o material de linguagem para outro espaço. Agora em stand by porque os miúdos deixaram de revelar interesse (sabemos que estas pausas são normais, vão de encontro a períodos sensíveis e a fases de apreensão interna de conhecimentos que lhes foram transmitidos). 
E voltei a colocar esta estante noutro espaço, para criar novamente um espaço musical e também de exploração da Natureza, Vida Prática... 
A casa está a adaptar-se à pequena, é verdade. Afinal de contas, é ela que ficará por mais uns meses em casa até fazer os 3 anos. O mano irá para o JI pelo 3o.ano, e estamos ansiosos por isso, já que ele revela muitas saudades e necessidade de convívio com os coleguinhas.

Os materiais deste post foram comprados nas lojas Mumuchu, Montessori para todos, e alguns também em lojas portuguesas como a Casa Capaz, que vende material Montessori específico, a Flying Teapot e Speech In Love, que vendem material Montessori e Montessori Friendly.

Até breve!


Sem comentários:

Enviar um comentário