Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Morangos com dinossauros em tempos de COVID19 🍓🍓🍓🦕🦕🦖🦖




É difícil determinar o que andamos ao certo a aprender. Porque, com ele com 4 anos e ela com 2, todos os dias são explosões de vontade de saber mais sobre, basicamente, tudo! Sabem a idade dos porquês??? Ele está nela! E ela ainda não, mas como vai atrás do irmão, já pergunta porquê mesmo sem querer saber de qualquer explicação!!! 😂😂😂

É uma fase linda! :)

E em tempos de COVID19, entre teletrabalho, excesso de trabalho e inclusive o trabalho do JI dele, na verdade estes tempos estão a ser espetaculares.

Li há dias uma entrevista à pediatra Graça Gonçalves, uma mulher que certamente Maria Montessori iria adorar, porque defende sempre o mais natural da criança (entre elas, o facto de as crianças até aos 3 anos deverem ficar com os pais e não em creches - mesmo por uma questão de saúde - podem ler a entrevista aqui), em que a mesma dizia que os pequenos que estão com os pais estão,  na verdade, bem e mais felizes que na escola. Ou seja, certo que a escola faz falta, mas a família é realmente o mundo para as crianças pequenas.

E quando digo que eles estão a explodir, é porque num ambiente como o nosso, em que também temos a sorte e felicidade de ter um quintal lá fora, eles têm-se revelado realmente felizes (e como isso me tranquiliza o coração como mãe, quando se vive o "caos" lá fora - preciso de revelar aqui a minha empatia com as famílias que têm casas pequenas e estão com crianças pequenas, estão certamente a ser uns super heróis, verdade que penso nisso todos os dias, espero que estejam todos bem)

Mas reparem: eu não estou a conseguir fazer Montessori com eles. Na falta de conseguir ter tempo para observá-los com o tempo e atenção necessários, com o teletrabalho, tal tarefa tornou-se quase impossível. E vá que hoje estou bem, mas já tive alguns desequilíbrios emocionais desde que tudo isto começou umas quantas vezes (e quem não terá tido?), e por consequência eles também.

Sei que falo pela maioria das famílias em teletrabalho: isto está a ser caótico para todos nós.

Por isso é que só hoje consegui escrever aqui. Porque só hoje consegui dar alguma ordem ao ambiente preparado e dedicar algum tempo a preparar materiais para os meus filhos. Uma forma de terapia, como já escrevi anteriormente. Desde o 1o dia até agora (portanto, há cerca de 70 dias) que eu não conseguia preparar um material em condições, que fosse ao encontro deles. E não se iludam. A estante com morangos está linda, os dinossauros também, mas sinceramente acho que essa fase já foi aí há umas 2 semanas, a última vez que consegui observá-los e que me pus a imprimir coisas para eles. Não, eles agora estão noutra... Não tem sido fácil acompanhá-los. 

Na verdade, o truque tem sido deixá-los explorar. A casa é de todos, o ambiente é de todos, então tem havido:
  • Saltar nas camas. Muuuitas vezes.
  • Muuuuito tempo passado no quintal, sendo que em teleconferências é mesmo a única forma.
  • Banhos hiper-prolongados - com animais miniatura lá dentro.
  • Panos para tendas e afins.
  • Legos. Viva os Legos!
  • Rotatividade de materiais que deveria ser de 3 em 3 dias, pela motivação deles, mas já vai com sorte se conseguir que seja semanal.
  • Cestos comunitários de animais miniatura - eles que lá vão e peguem nos que quiserem! Escusado dizer que não tenho tido tempo para dedicar mais a isto.
  • Cestos comunitários também para vários brinquedos: carrinhos, figuras humanas, pistas de comboio...
  • Materiais sensoriais à disposição: principalmente torre ross escadas castanhas. Tenho de disponibilizar cilindros e assim, tem havido uma explosão de criatividade! :)
  • Jogo dos sons em quase todo o tempo possível: eles gostam, estão ambos em fase de linguagem intensa, vê-se bem :)
  • Livros (ela), mas ele ganhou gosto por histórias contadas oralmente. Os livros da Anita (eu sei, ainda algo sexistas e afins) têm feito sucesso, porque realmente falam de realidades deles. Os de biografias tb. 
  • O aspirador robot! Tem sido uma salvação (e sim, está a funcionar quase a toda a hora porque eles adoram-no, adoram brincar atrás dele, e são eles que descarregam o seu lixo... Vida prática e limpeza da casa ao mesmo tempo!
  • Bem, em alguma altura conseguimos fazer os trabalhos da escola e outros que eu tb sinto como necessários.
  • Eles cantam imenso! São lindos :) :) :)
  • Ah, a cadela e as gatas. Animais ajudam imenso a entretê-los e a gastar energia.
  • Assistir a todos os passos de culinária e ajuda na sua concretização.
  • Ajuda a lavar a loiça, colocar a roupa na máquina, ajudar a pôr a roupa a secar, fazer bolos, limpar... Vida Prática essencial para o bem estar de todos (mas que nem sempre se consegue, claro, são pequenos)
  • Plantas dentro de casa para eles cuidarem - foi preciso vir esta quarentena para eu pôr plantas em casa 🙄🙄🙄
  • E sim, tenho-me "obrigado" a tentar fazer uma apresentação ou trabalho com eles por dia. Mas falho muito. Estou a estabelecer (sim, só agora, shame on me) umas linhas orientadoras de como o fazer com mais regularidade. Na verdade, o teletrabalho tem mesmo levado todo o meu tempo. Espero que agora algo melhore, já que toda a gente já vai entendendo melhor esta esta nova forma de trabalhar e comunicar...
  • Aceitar que eles vão destruir coisas, fazer xixi no chão (ela está em pleno desfralde), por vezes magoar-se e magoarem-se um ao outro ou até à cadela. São crianças, isto faz parte. Nódoas negras, galos... É aceitar...
  • Roupa acumula e pouco há a fazer... :P

Afinal ainda acharam qualquer coisa de piada aos morangos (Ufa! :) )

Bem, tem sido assim aqui por casa. Dias destes, não podemos ser muito exigentes. Mas tenho de admitir - tenho sido muito feliz com eles aqui :) ♥️♥️♥️🥰🥰🥰





Sem comentários:

Enviar um comentário