Hoje inicio o relato pela liberdade em criar. Na nossa sala, há sempre materiais para libertar a criatividade. Há algumas atividades em grande grupo, como a da 1a foto, mas muitas surgem espontaneamente da vontade deles. Entre plasticina, formas, papéis variados, materiais de desperdício e de reutilização/reciclagem (que eles já aprenderam a guardar para estes projetos), coisas construídas por eles vão surgindo e é um processo belíssimo de se ver. E tira-me de cima a responsabilidade de ter de preparar aulas específicas para este tipo de trabalho: os mais velhos ensinam os mais novos as técnicas aprendidas em anos anteriores, ou que eles próprios pesquisam na internet em casa, ou que eu muito rapidamente lhes ensino entre a gestão do trabalho dos 4 anos :) E que bom que eles são tão autónomos e criativos nisto :) <3
O nosso espaço de linguagem anda assim! Os mais novos têm revelado interesse crescente em escrever na areia, em fazer os exercícios (belíssimos, do HOKA que falei aqui) de Consciência Fonológica e Fonémica, e os mais velhos andam a adorar trabalhar os contos tradicionais (ali, são os livrinhos da coleção do Pingo Doce, que está uma delícia devido aos CD's com a narração da história e uma música para cantar, permitindo a interdisciplinaridade com a música e a expressão dramática tb :) ) A gramática, brm adquirida, está em stand by porque eles já assimilaram muito bem as aprendizagens e já não sentem necessidade dela :)
O nosso espaço da ciências ganhou um novo material de exploração, que, claro, já conquistou os miúdos: um microscópio! Além disso, temos novos materiais de experiências para testar! Tudo isto graças à nossa participação, ano passado, no Projeto de Ciências da Fundação Ilídio Pinho!
O microscópio tem uma base que permite tirar fotos com o telemóvel! Aqui está a observação de uma casca de cebola:
Entretanto, os mais velhos estiveram a ensinar os ciclos de vida dos animais aos mais novos, e foram eles também que tiraram fotos do processo :)
Temos nova estante, agora virada para as plantas e animais, tema comum em quase todos os anos, em diferentes níveis. Ainda não está pronta a 100%, aos poucos vai enchendo... (às vezes é mesmo difícil organizar tudo a tempo, mas as crianças são super flexíveis e adaptam-se sempre bem :) )
Eles adoram os animais em miniatura mesmo para jogo simbólico, mas também para problemas de Matemática do estilo "Quantas orelhas têm 3 vacas? E patas?" Ajudam muito concretizar!
Os mais velhos ficaram fãs duns carimbos antigos com animais que encontrei e coloquei também na estante (está num dos tabuleiros do fundo). Curiosamente, ainda ninguém revelou interesse pelo tabuleiro sensorial, provavelmente porque já não se encontram nessa fase!
A Matemática continua a ser uma favorita que, graças aos materiais, vê a sua aprendizagem facilitada e muito mais interessante para os mais pequenos. Curiosamente, os mais velhos, conforme vai aumentando o seu poder de abstração, deixam de procurar tanto os materiais. Ainda assim, temos recorrido aos das frações para ajudar a entender alguns conceitos.
O aluno fez esta torre inclinada e rapidamente foi buscar a miniatura da Torre de Pisa! "Olha, professora, é aquela torre inclinada em Itália"!
Frações, equivalência de frações, adições e subtrações de frações... Tudo a partir daqui:
Por fim, mantemos o nosso projeto "Mãos na Terra", da nossa "horta" em vasos de garrafões de água, fazemos registos, medições para ver a sua evolução e vamos plantando e semeando plantas da época. Este projeto só tem sido possível graças a uma super-mãe que todas as semanas se dedica a apoiar-nos neste projeto, trazendo os materiais, plantas, terra para que o nosso processo em aula seja rápido mas eficaz :) Somos-lhe muito gratos, B. <3
<3
Bom dia de que marca são as suas letras de lixa?
ResponderEliminarBom dia professora Ana
ResponderEliminarÉ possível disponibilizar os cartões dos flocos de neve?
Obrigada