No seu livro "A Mente Absorvente" refere que, por exemplo, o vocabulário ligado às Ciências surgiu porque os guias que trabalhavam com ela estavam a observar que, devido à fase de explosão de linguagem das crianças dos 3 aos 6 anos, depois de todo o vocabulário de Vida Prática, Vida Real das crianças ter sido trabalhado, estas continuavam a pedir mais e mais e mais palavras! A criança nesta fase tem literalmente sede de vocabulário. Então foi aí que começou a surgir o vocabulário das várias ciências, assim como os materiais, sempre sensoriais, a elas associados!
No caso da Geografia, nesse mesmo livro, conta-nos a história de ter dado um globo comum, com os países, às crianças mais velhas, e um rapazito de 3 anos se ter aproximado delas e de ter perguntado onde era uma cidade europeia, penso que Amesterdão ou algo assim. Maria Montessori ficou muito surpreendida com esse menino e a sua pergunta. Depois das crianças lhe terem indicado onde ficava Amesterdão, ele perguntou onde era a terra onde eles estavam (uma terra dos Estados Unidos, não me lembro qual). E o que mais surpreendeu Maria Montessori foi o que o menino disse a seguir: (qualquer coisa como) "Ah, agora entendo porque a minha mãe me diz - O teu pai vai sair hoje de Amesterdão. - e ele só chega a casa passados 8 dias! Isso é porque tem de atravessar o oceano todo para chegar até aqui!"
Bem, foi assim que Maria Montessori percebeu que Geografia é uma ciência importante para ajudar as crianças pequenas a melhor entender o mundo! Começa-se com materiais simples, com a sempre presente característica de controle de erro e isolamento de conceitos - globo de lixa que ensina Terra e Água; globo de cores que ensina Continentes, mapa de continentes, acidentes geográficos, países e bandeiras, cultura e por aí adiante...
Foto daqui |
Quem me dera poder ter todo o material de Geografia Montessori em casa! :) Lol! Como não tenho espaço para tal, as minhas escolhas para esta área linda demais foram estas:
- Globo dos continentes Montessori;
- Mapa de feltro DIY com os Continentes nas cores dos do globo;
- Cartões de associação de Animais a cada Continente, algo que vejo em muitos blogs Montessori e que o meu pequeno achou o máximo (na estante dele tem de haver sempre animais, ele adoooora!);
- Jogo da memória da Akros com humanos do mundo;
- Cartões com fotos de crianças do mundo (maravilhosos!) do blog I believe in Montessori que podem obter gratuitamente aqui: Cartões Crianças do Mundo
- Um puzzle muito simples e bonito com crianças do mundo.
E para já é isto. No caso do meu pequeno, este tema veio como consequência directa de outras aprendizagens realizadas antes:
- O Tema do Espaço - ficou fascinado com o Planeta Terra!
- Os Animais e seus habitats, e a sua visita ao Badoca Safari Park
- O facto de os avós viverem a 450km de nós
- O Festival de Músicas do Mundo de Sines, onde observou muita gente de diversas culturas e as músicas do Mundo, que adoramos cá em casa
- O facto dum amiguinho dele aqui na terra ser um menino de outra cor - o meu filho nunca viu qualquer diferença nele, mas considero a representatividade na nossa realidade e na nossa casa um grande factor a favor da aceitação da diversidade humana.
Há ainda o grande factor de, cá por casa, eu ser grande fã da Multiculturalidade e Diversidade Humana. Acredito que, através do conhecimento do outro, da sua realidade, país, cultura, isso nos ajuda a entendermo-nos melhor e a empatizar mais com todas pessoas. Tive a oportunidade de viajar um pouco antes sequer de sonhar ser mãe, assim como também conheci imensa gente de diferentes países e adorava sempre as conversas! Entretanto, também aprendi Danças do Mundo e fui participante assídua do Andanças uns bons anos! Para mim, não há melhor realidade cultural que este mundo maravilhoso de diferenças e igualdades :)
Assim, é natural que as nossas crianças sintam mais curiosidade e interesse por temas que nos apaixonam a nós, principalmente num contexto de aprendizagem em casa!
No entanto, lembrem-se que é sempre importante dar-lhes várias oportunidades de explorarem os seus próprios gostos e curiosidades, e tal faz-se através de brincadeira livre, contacto com a Natureza, contactos sociais diversificados, e deslocações no mundo real próximo (na cidade, vila ou aldeia, na rua, no parque, no jardim, no mercado, nos museu, nos teatros, nas casas de música, nos cinemas...)
Bem, entretanto, aqui têm o pequenote a explorar a estante desta semana:
O jogo da Akros tem cartões grossos e absolutamente belíssimos! Estamos a associá-los primeiro, a seu tempo servirão para o jogo da memória ;)
Este puzzle das crianças do mundo é tão fofo! E a imagem em baixo é um controlo do erro óptimo que apela bem à atenção aos pormenores!
Ambos comprados à Ana Sousa da Speech in Love.
Entretanto, e como sabem deste post, o meu filhote já explorou qualquer coisa do globo e dos continentes. Cantámos e cantamos muito a canção dos continentes do link em baixo,
mas com a minha tradução praticamente à letra:
América do Norte, América do Sul,
Europa, Ásia, África
Não te esqueças da Oceania
E não te esqueças da Antártida!
Aqui têm a apresentação do globo com a canção:
O jogo de associação Continentes - Animais trouxe uma dificuldade: ele tem de ir buscar os animais e cartões num tabuleiro à estante, pois destas vez os mesmos estão expostos, e não dentro de cestos como de costume! Questionei-me se seria boa ideia, mas ele entrou na onda como se fizesse parte do jogo! Maria Montessori é que sabia! Lol! O movimento é sem dúvida um motor de aprendizagem! <3
E, claro, a curiosidade inerente da criança quando tem os objectos de aprendizagem à mão e liberdade para os explorar: na apresentação eu mostrei-lhe os 2 primeiros continentes no globo, desta vez e nas seguintes ele foi lá ver sozinho :)
Crianças adoram descobrir, adoram movimentar-se, e adoram coisas bonitas! :)
Eu resolvi acrescentar aos cartões dos continentes este da esquerda, que se refere ao Gelo do Oceano Glaciar Ártico. E porque fiz isto? Esta é, para mim, a parte referente ao que Maria Montessori dizia sobre a importância da criança ser educada no seu próprio tempo. Todos sabemos dos perigos ambientais que estão a ocorrer nestes tempos, e da importância de consciencializar as nossas crianças e jovens para a proteção do planeta. Não que eu esteja já a falar disso com o meu pequenino, mas quis que ele, de uma forma sensorial e de brincadeira, soubesse que alguns dos animais que ele tanto adora vivem lá! Não é um continente por definição, porque não é feito de terra, mas é uma área de gelo enorme e muito importante onde vivem animais e pessoas que merecem a nossa atenção e consideração também. Considero como que uma extensão a este material dos continentes, bem ou mal! Vocês decidam se vale a pena ou não imprimir! ;)
O mapa de feltro foi introduzido 3 dias depois.
Iniciei primeiro com um pequeno "aquecimento", relembrando atividades já realizadas:
(estes cartões aqui!)
Depois montei o mapa, dizendo o nome dos continentes e associando ao globo.
A partir daqui tudo partiu dele: primeiro quis associar os cartões dos continentes. Depois quis associar as cores da Caixa de Cores no2 Montessori:
Entretanto, aqui fica o modo como se faz a apresentação do mesmo:
Ou, a minha favorita para quem seja excelente com plasticina (q plasticina é realmente um material super versátil, não é?)
Este é o restante set desta semana:
Aqui damos continuidade aos materiais e aprendizagens das abelhas, borboletas e plantas, pois ele mantém uma enorme curiosadade por sementes! Basicamente tem pedido para observar sementes de quase todos os alimentos que consumimos! Daí que os cartões de vocabulário dos frutos e legumes (junto ao arco-íris) agora estão tb aqui presentes (antes estavam na cozinha).
A cozinha do Ikea rapidamente se transformou, connosco, no nosso espaço de ciências, observação da Natureza e de experiências! Aqui temos os materiais de ar terra e água, livros das estações e o material de seriação de animais e plantas. Mantive estes materiais presentes pq foram os que ele demonstrou mais vontade de repetir desde que lhe foram apresentados!
No outro compartimento pus ímans, um cristal para escavar e os puzzles montessori! Ele sempre gostou de puzzles mas por vezes desmotivava com o grau de dificuldade. Agora adora e faz vários de cada vez. Mantenho aos grupos de 3!
Por último, a zona de artes, sempre presente, assim como a biblioteca :)
Um abraço,
Ana