Tabela baseada nesta deste documento aqui |
Comecei por um Powerpoint, algo novo para os meus alunos (na escola não temos computador).
A parte "divertida" está no poder fazer-lhes perguntas, eles analisarem as palavras das frases no ecran, e depois verem as respostas a confirmar a sua com as animações próprias deste programa. Mas deixo desde já claro que não obrigo ninguém a responder se não quiser, aliás, esse é um princípio base na nossa escola.
Basicamente, vamos palavra a palavra, e todos eles analisam pelo menos uma. É um trabalho de que todos gostam, e conforme vão ficando melhores, mais gostam.
Quero reforçar a importância de estes PowerPoints terem os materiais e símbolos que ja usavamos nas nossas aulas presenciais. Aliás, tenho usado na Matemática e noutras aprendizagens Powerpoints com materiais já conhecidos pelos alunos, que ajudam muito à sua aprendizagem tb em E@D. E porquê: porque assim não é tudo novo e causa alguma estabilidade para a aprendizagem do conteúdo a trabalhar.
Ao procurar a tabela que se encontra em cima, encontrei esta atividade: http://www.creciendoconmontessori.com/2012/07/gramatica-montessori-en-espano.html
E assim decidi ver se os pequenos aderiam à ideia! E correu muito bem! :)
Fonte:www.creciendoconmontessori.com
Materiais:
·
Material
EVA ou esponjoso
·
Rolhas
de cortiça
·
Esponja
·
Cola
·
Tintas
Como fazer os
carimbos:
1. Recortar o material EVA com as formas dos
símbolos da gramática Montessori.
2. Colar os símbolos numa das extremidades das
rolhas.
3. Recortar a esponja em 9 quadrados e colocar
tinta de acordo com as cores dos símbolos.
4. Utilizar os carimbos para identificar as
palavras de frases!
|
Fonte:www.creciendoconmontessori.com |
Adoro quando eles juntam aprendizagens ativas aos trabalhos :) <3 <3 <3
Claro que depois no caderno eles analisam as frases, tal como fazemos no Powerpoint.
A meu ver, os símbolos vão permitir uma reflexão sobre as caraterísticas morfológicas de cada palavra duplamente, ou seja, primeiro para a associação do símbolo, e depois a classificação (oral ou escrita) da mesma. Assim, por cada exercício eles repetem pelo menos 2 vezes um pensamento. E muitos assim reforça muito melhor as aprendizagens sem serem necessárias mil fichas :)
Ah, nós colocamos os símbolos por baixo das frases porque foi assim que começamos. Recentemente fiquei a saber que nas escolas Montessori colocam em cima. Realmente, ainda tenho tanto a aprender :)
Mas a nós corre-nos bem assim também. <3
Olá viva, grata por esta partilha tão rica. Gostaria de saber onde posso encontrar os cartões que estão em francês.
ResponderEliminarOlá! Peço desculpa, só vi agora!! Se pesquisar na amazon.es por coffret Montessori gramatica, encontrará. Custa mais ou menos 12 euros! ❤️
ResponderEliminar