Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Quente e frio ☀️❄️

 vTemos estado de férias, desligados disto... Só que o bichinho da curiosidade volta, e depois custa-me ouvi-los a usar determinados conceitos e não fazer uma atividade para ajudar a reforçar :P Lol! Lá tive de reorganizar a estante!
Desta vez, foi sensorial + animais destes habitats. Muito semelhante ao que foi feito aqui com ele!
Um dos contentores tem água quente e o outro água fria, bem perceptível.




Entretanto aproveitamos para usar estes cartões do blog de Sylvie D'Esclaibes.
A pequena em ação:


Organiza-se o ambiente.
Continuamos a trabalhar o oceano, nomeadamente os moluscos e suas conchas.

Ele continua a gostar de localizar sítios nos continentes juntei alguma arte daqui para conversarmos. 

Agora, algo controverso: o rapaz, por influência dos amiguinhos da escola, tem uma paixão pelo Homem-aranha. Bem sei que não é Montessori, ainda assim decidi fazer uns cartões de contagem para ele e para a mana (dado que ele passou a paixão para ela tb 🙄🙄🙄)



O que acham? Sim ou não? Alimentar ou não o uso de seres ficcionais, tendo em conta que eles também nos envolvem nos dias de hoje, em todo o lado(explicando, claro está, esse papel ficcional - ele tem 5 anos, já entende a diferença entre realidade e fantasia)? O miúdo ficou realmente feliz em receber este boneco, e logo pela manhã quis fazer as atividades com os cartões. Vou deixar ficar, a ver o que acontece. Depois digo como correu <3 <3 <3

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A Formação de Educação Cósmica (Montessori no 1º Ciclo)

Em Junho passado tive finalmente uma formação que ansiava há alguns anos: a Formação em Educação Cósmica Montessori. 

E foi UAU, claro! :) 

Foi a formação "Montessori no 1º e 2º Ciclos", dada pela Escola Montessori do Porto, que neste momento me parece ser a melhor escola a dar Formação Montessori em Portugal.

A Yaiza Ageitos é uma formadora SUPER! Além de ser formada como guia em praticamente todos os Planos de Desenvolvimento, é também especializada em Montessori para a 3ª idade, Língua Gestual e está muito atualizada em Neurociências. Então, uma formação com ela é um poço de experiências e conhecimento! Para quem, como eu, sempre gostou de saber mais sobre Neurociências e Montessori, é fantástico, porque ela interliga tudo (provando como Montessori foi fenomenal nas suas observações e ainda juntando algo que entretanto se pode melhorar, com os conhecimentos atualizados que temos agora). Além disso, a sua experiência com crianças do 1º e 2º ciclos, na escola Galicia Montessori, acrescentou imenso valor à nossa aprendizagem neste curso. Como é óbvio, uma coisa é aprendermos a teoria, e outra é saber aplicá-la e ver como funciona na prática. (Pequeno à parte, fiz a minha 1ª formação Montessori com a Guia Mercedes Urbiola desta escola e foi uau!!! Marcou-me, claramente, para sempre :) )

Foi graças a estas fotos aqui, trabalho da Yaiza (sem ainda a conhecer), que em tempos me apaixonou a ideia de Montessori no 1º ciclo e me levou a saber mais e a começar a aplicar.

Foto de Galícia Montessori (link no parágrafo anterior à foto)
Foto da escola Galicia Montessori


Estou super feliz com esta formação que fiz. Ouvir as 5 Grandes Lições e ver como foram planeadas com tanto cuidado, beleza e simplicidade ajuda-nos a perceber que Montessori no 1º Ciclo, mesmo numa escola pública, não é de todo impossível.

Esta foto é da 1ª experiência de Educação Cósmica que fiz aqui

Esta formação reforçou também alguns pontos que eu própria observei neste meu caminho por tentativa/erro que fui fazendo em tentar implementar Montessori com a minha turma. Num resumo muito linear (na realidade, nada é linear, mas apenas experimentando, observando e aprendendo com as crianças é que sabemos o que funciona melhor com cada uma delas - conhecer a Educação Cósmica definitivamente ajuda muito), aqui estão algumas dessas aprendizagens:

- As crianças do 1º ano ainda se encontram com alguma sensibilidade sensorial, pelo que alguns materiais Montessori de 3 a 6 anos encontram ainda alguma utilidade com este grupo: uso muito materiais manipulativos principalmente de Matemática e Ciências com estes alunos, com resultados muito bons, interessantes e inclusive divertidos;

- A partir do 2º ano, a Mente Absorvente realmente vai deixando de estar tão presente na crianças e passamos a assitir a uma fome e sede de compreender o mundo, a História, a ligação entre tudo. Sendo que o 1º Plano vai ajudar a criança a conhecer o mundo que a rodeia (0 - 6 anos), a mente social, moral e racionadora do 2º Plano ( 6 - 12 anos - 1º e 2º ciclos, portanto) quer entender como tudo se interliga, como tudo se conecta no mundo. Há materiais manipulávies Montessori próprios para esta fase específica, a estrutura de trabalho baseia-se em trabalho de projeto em grupo e as 5 Grandes Lições são uma forma maravilhosa de introduzir tudo isto;

- Esta fase de 6-12 anos é também chamada de Formação Cósmica porque vai dar à criança uma noção da importância de todos, humanos, animais, plantas, sistemas... para a evolução e equilíbrio do nosso planeta, e que cada um de nós é único, especial e irrepetível e tem uma missão neste mundo. 

- A criança, neste período, deve contactar com diversas realidades (museus artísticos, etnográficos, históricos, profissões variadas, Comunidades, Natureza...) de modo a compreender como passado e presente se interligam, e acima de tudo, para se conhecerem a elas mesmas no mundo;

- A mente moral sobressai, porque é nesta fase que elas finalmente são capazes de construir a sua moralidade com base nas suas experiências com os outros - e para tal precisam MUITO de experiências com os outros, daí os trabalhos de grupo e a importância de precisarem de tempo e espaço para brincarem na Natureza e no recreio sem influência de adultos. Os adultos ajudam nesta construção de outra forma (o Gabriel Salomão explica muito bem como o fazer no seu curso de Introdução a Montessori, quando fala do 2º Plano de Desenvolvimento).

Agora, como pôr isso tudo em ação: é importante fazer formação. Quem não conhece ainda Montessori deve ler Montessori (o grupo Montessori Portugal tem livros de Maria Montessori em PDF e em português nos ficheiros do grupo), compreender em que se baseia esta Pedagogia, compreender a criança e os seus Planos de Desenvolvimento, o Adulto Preparado (tão importante) e o Ambiente Preparado (tão importante também!). 

Talvez, (talvez) possa ainda dizer que existem algumas similaridades entre Montessori deste Plano com o trabalho realizado no âmbito do MEM - Movimento da Escola Moderna. Aliás, alguns princípios são idênticos exatamente porque Montessori, fazendo parte das Novas Pedagogias do virar do séc. XIX e início do séc. XX, é por si mesma uma pedagoga da Escola Moderna, que influenciou o Movimento, a meu ver muito bem estruturado e inclusive com boa evolução construída pelos corajosos professores do mesmo em Portugal. Mas, a meu ver pessoal, penso que a Educação Cósmica montessoriana propriamente dita acrescenta outra forma de trabalho e de interesse que vou, certamente, explorar melhor e aplicar mais este ano.

Estou ansiosa :) 

Até breve!

sábado, 8 de agosto de 2020

Um novo espaço para aprender 👁️🌅🌄☀️🌈🔭🌃🌌

A nossa casa é uma pequena e antiga casa ao estilo alentejano. É amorosa, mas pequena 😊

Assim sendo, torna-se difícil, à primeira vista, seguir a visão montessoriana. Ainda assim, devemos olhar para o que diz Montessori sobre um ambiente preparado: deve ser uma ferramenta para ajudar à vida.

Então, casas pequenas não ajudam, mas obstáculos podem ser contornados assim que as crianças se tornam cada vez mais capazes de se movimentar. 

Para nós, fez sentido criar um novo espaço de aprendizagem dentro de um dos quartos. Este espaço não invalida todos os outros, mas vem dar-lhe um espaço mais formal e permitir a individualização, principalmente para o meu filhote mais velho, agora com 5 anos e novas necessidades. Também permite ser um pequeno atelier para mim 😊

Os meus filhos amam-se e adoram aprender juntos, e é imensurável o que a pequena já aprendeu com o irmão e ele com ela. Mas ela não deixa de ter os seus 2 aninhos e meio e o rapaz já andava a stressar com o facto de ela acabar por destruir as suas construções, trabalhos... Assim sendo, este novo espaço torna-se um lugar que permite a individualidade, um tempo e espaço pessoal próprio e até trabalho em conjunto, se for esse o desejo.

O maridão construir com algumas tábuas que compramos, nada muito perfeito, mas adequado e útil.

Adoramos o efeito final 🥰🥰🥰


sábado, 25 de julho de 2020

Em conversa-vídeo com a Sandra, da Bem Dita Terapia

Ontem estive à conversa com a Sandra sobre o meu trabalho e como aplico Montessori no 1.º Ciclo. Para quem quiser dar uma espreitadela     Muito grata, Sandra                      



                 https://www.facebook.com/watch/?v=1163452144029810

Entretanto, quem quiser saber mais sobre este trabalho aqui no blog, recomendo que acessem pela etiquet "Montessori no 1.º Ciclo" ou então diretamente por aqui:

https://montessoriemnossacasa.blogspot.com/search/label/Montessori%20no%201.%C2%BA%20Ciclo

                                                                         <3







quarta-feira, 15 de julho de 2020

Um estudo marinho 🌊🌊💧💧🌏🦈🐳🐟🐠🐡🦞🦀🦪


O livro, que é uma paixão cá em casa e na escola também, é a Imagipédia.

Depois de uns tempos da vida dele a trabalhar linguagem, depois de uns tempos a fazer associações animal-foto, animal-imagem, imagem-imagem, imagem-sombra, muita Natureza, jogos de sons iniciais, finais, intermédios (nestes ainda estamos a trabalhar), habitats dos animais,  ciclos de vida de plantas e animais, continentes e seus habitantes animais e humanos, chegamos (há já alguns tempos, mas só agora consegui falar sobre isso) à belíssima idade dos PORQUÊS :) 

Já tinhamos feito alguns trabalhos temáticos, mas quisemos ir mais além. Além disso, a sede de vocabulário alimentou novas aprendizagens, combinada com o Jogo Simbólico que ele realiza em volta dos animais miniatura e a sua própria experiência no mundo em volta (na Natureza).



Mas ele tem de saber estas palavras todas? - perguntam vocês. Não. Não é com a intenção de "obrigar" a saber. É com a intenção de colocar nele uma semente. Uma semente de curiosidade. Lembro-me de em tempos ver este trabalho em blogs de outras mães e me questionar "Mas as crianças têm de aprender isto?" - por me parecerem conceitos algo abstratos e complexos. Claro que estes materiais têm em vista a concretização de uma abstração e ajudam imenso à aprendizagem. E eles aprendem mais do que imaginamos e nos mostram (lembremo-nos de que, como dizia Maria Montessori, eles têm fases de exteriorização das aprendizagens, mas também fases "silenciosas" em que parece que não aprendem nada mas estão, na verdade, simplesmente a absorver e a repetir tudo internamente). No entanto, não me surpreenderia se daqui a umas semanas ele usar algumas destas palavras no seu vocabulário.


As placas de cores são da Caixa de Cores no 3 Montessori.
E o resto da tinta foi aproveitado para exploração, dando uns bonitos quadros que tornam a casa mais fresca nestes dias quentes de verão alentejano 😊😊😊

Estantes:


Os temas favoritos divergem entre os animais de um modo mais particular (características, partes do corpo, como nascem), corpo humano (anda com muito interesse em como nascem os bebés, sistema digestivo e agora também o circulatório), horta com plantas e animais a ela relacionados.

A Matemática e os números vão e vêm, e a Linguagem também, mas:

É claro que tinha de ser o o de... Ovo :) ❤️❤️❤️

Estes grafismos, que achei fantásticos e muito aliciantes pelas simplicidade e foco na Natureza, são daqui. Estou a explorar os materiais desta página e são mesmo interessantes. Pena não haver mais disto em português :p

Despertou nele um imenso gosto por grafismos e algumas letras! Inicialmente usamos o prato com farinha, mas ele agora quer mesmo desenhar na lousa. A mesma vem na maleta das letras magnéticas que já mostrei em posts anteriores e que é esta aqui. Sinceramente, não é o alfabeto móvel Montessori, mas semelhante e para já dá muito bem para uma situação de aprendizagem em casa. Só observo que poderia ter mais exemplares de cada letra. Mas, em caso de necessidade, farei mais algumas à mão.

No entanto, não temos trabalhado muito, apenas agora só quando ele quer, porque são as férias deles.

E eles ganham tanto em apenas brincar! 

Vamos seguindo os interesses, como sempre. 
Mas é visível que, aos 5 anos, os interesses e a fase de desenvolvimento começa a ser outra ♥️

domingo, 5 de julho de 2020

Acidentes Geográficos - Formas de Terra e Água 🌍🌅🌄🏔️⛰️🌋🗻🏞️🏜️🗾


Curiosidades que levam a curiosidades que levam a curiosidades... É assim que é, seguir a criança. 

Falar de montanhas, de lagos, de riachos, da praia, isto por causa de passeios nossos na Natureza, levou-me a acreditar que estava na altura de finalmente fazer e apresentar as formas de terra e água Montessori.

Usei como base pratos de cana-de-açúcar para procurar alguma sustentabilidade, barro e, para isolar, cola branca. Mas nesta última, penso que melhor será mesmo o verniz, para quem procurar algo mais duradouro.

Não tenho fotos, mas enquanto eu fazia estas formas, eles brincavam e exploravam o barro, faziam formas (algumas que incluímos nestas formas), fizeram os buracos do sistema de lagos... :) Portanto, foram envolvidos no processo desde o início! Tão bom :) <3



Aqui tentamos então o isolamento com cola branca. Ficam bonitos e brilhantes, mas não foi uma boa solução porque pelos vistos a cola volta a humedecer em contacto com a água. Usem verniz que não seja aquo-soluvel! Mas para nós deu assim.


Trabalhamos duas formas antónimas de cada vez. Para reforçar o que é terra e o que é água, e para dar alegria à aprendizagem, usamos miniaturas de seres humanos, automóveis, peixes... para reforçar conceitos enquanto brincando livremente. Eles adoraram, claro!




Depois foi a vez de ver, no planisfério e no globo, alguns exemplos destes acidentes geográficos. Ilhas foram fáceis de identificar. Alguns necessitaram de mais ajuda, e foi perceptível que a aprendizagem destes conceitos é algo que se vai fazendo com repetição. 




Este mapa da Janod foi um presente de aniversário. É lindo! É magnético e despertou logo neles a vontade de usá-lo. Mas confesso, com a pequenina numa fase ainda algo caótica, ele fica pendurado na parede par irem visualizando. Ele já associa aos continentes, embora as cores sejam diferentes do mapa Montessori e do globo que usamos aqui. Em breve iniciaremos um trabalho de conhecer alguns países por continente. Este mapa vai-nos dar o mote. :) ❤️❤️❤️🌍🌍🌍 
Para verem melhor como ele é, está aqui!


Adoro vê-lo com o mundo na mão, acho lindo e poético. As crianças são, sem dúvida, os sustentadores do Futuro. Espero que tenham tod@s um Futuro feliz e brilhante.

Para quem quiser relembrar como esta aventura na Geografia começou connosco, com imprimíveis grátis tb e em português, espreite aqui! :)

                                                      ❤️❤️❤️

sábado, 27 de junho de 2020

Um jogo que trabalha a linguagem e a atenção - Double + imprimíveis Estações do Ano


Um jogo muito divertido!

Não vou fazer-vos perder tempo com explicações: o melhor é ver este vídeo explicativo neste fantástico blog "Aprendiendo Matemáticas" (e quando puderem espreitem-no, é absolutamente espetacular!):


Mas quem não quiser comprar o jogo, esta mãe fantástica do Blog "Un de Plus" (que me foi apresentado pela Sylvia Sousa do blog Mindful Montessori) fez versões relacionadas com as Estações do Ano que estão uma delícia!!

Começo pelo verão, já que acabamos de entrar nele! 






Trabalha a linguagem nos mais pequenos, mas também se pode usar para o jogo de sons, o I Spy montessoriano, ou o Vejo, vejo - versão portuguesa. Há várias formas de o jogar, uma dela podem ver aqui: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1712973345512272&id=560718560737762
Aliás, toda a página do Ciils está muito boa!
Divirtam-se!