Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Gramática Montessori

A Gramática Montessori é um material que eu cada vez mais gosto de utilizar, pois torna a aprendizagem da mesma mais simples e mais divertida.
Basicamente, é constituída por alguns sólidos geométricos e símbolos em 3D que, de uma forma muito intuitiva, nos indicam o tipo de classe a que pertence uma determinada palavra.
Ainda que eu não tenha conseguido ter todos os materiais necessários utilizados numa escola de 3-6 anos Montessori, por vezes tal pode não ser preciso numa escola normal do 1o ciclo.
No entanto, esta caixinha aqui está muito gira e interessante e pode ajudar a iniciar da forma mais adequada em casa, por exemplo, ou em contexto de Apoio Educativo ou Ensino Especial:
Além de ter as frases e palavras para classificar, tem cartões com palavras nas cores das diferentes classes, ajudando à compreensão e à distinção das mesmas.

A tradução dos cartões está aqui, o que fiz foi imprimir e colar sobre as frases em francês 😉😉😉

Entretanto, podem fazer estes pequenos símbolos bidimensionais em goma EVA, foi assim que fiz, e os miúdos adoram usá-los em trabalho de quadro na análise de frases. 
E assim, em forma de brincadeira, estava a fazer revisões com o meu 3o e 4o anos, e os pequenos do 2o não paravam de olhar e de responder às questões. Conclusão: aprenderam duma só vez o que são nomes, determinantes artigos, verbos e adjetivos. Não que a coisa tenha ficado a 100 por cento e a noção estabelecida por completo (agora falta a repetição e o treino que são super importantes na real e efetiva aprendizagem), mas basicamente as sementes estão lá e, numa semana, aprenderam a matéria de Gramática para o ano inteiro! Eu tb estou wow, ainda quero confirmar se a coisa está mesmo bem assim, mas estou bastante contente e isto vem explicar como, por vezes, as coisas não são nem tão simples nem tão complexas quanto se pensa em relação a crianças.

Quem quiser saber mais e estudar mais esta forma fantástica de trabalhar gramática, recomendo a leitura deste documento aqui: Gramática Montessori

<3

Sem comentários:

Enviar um comentário