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Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Trabalhos de Projeto ❤️❤️❤️

 É uma forma deliciosa de trabalhar.

Não tão utilizada quanto deveria, no Ensino, porque dá a ideia de que se perde o fio à meada daquilo que os alunos estão a aprender. Mas, na verdade, eles aprendem tanto, tanto, que esses medos deveriam ser postos de parte.

É um processo útil de aprendizagem, pois vai ensinar a planear, investigar, resolver problemas, trabalhar em grupo (ou a pares, ou sós), a lidar com dúvidas e críticas, a fazer questões, comunicar oralmente perante uma plateia (turma) as suas descobertas, organizar as informações e imagens numa base que pode ser variada, e, acima de tudo, vai permitir que os alunos sigam os seus reais interesses e curiosidades.

"Mas, e o Currículo?"

O Currículo está em todas estas "soft skills" adquiridas, mas também no que eles aprendem.

Em Português temos a leitura e interpretação de textos, seleção do mais importante mediante um objetivo, transcrição ou parafrase de informações, "cópias" (porque não, depende das capacidades das crianças e da respectiva fase de aprendizagem em que se encontram), comunicação oral e escrita...

Em Matemática temos todos os números com que eles se cruzam quando estão a investigar! Então há leitura de números (que se pode tornar uma ótima introdução a exercícios de leitura de números e valor posicional dos mesmos); há os cálculos ligados a Linhas de Tempo (há quanto tempo aconteceu tal situação, quando nasceu ou faleceu alguém importante da História..); há cálculos em resolução de problemas ligados a leitura de tabelas e gráficos e infografia em geral; há cálculos de previsão (quanto plástico haverá no mar se continuar a crescer assim, entre outros)...

Em Estudo do Meio estão todos os interesses dos alunos, porque as suas curiosidades partem do mundo que os rodeia! Podem ser escolhidos na totalidade por eles (por norma gosto de lhes dar essa liberdade, com o tempo e ao longo de todo o 1.o Ciclo, há sempre alguém que vai querer saber sobre muitos temas do currículo), mas quando alguns temas que necessito de trabalhar não surgem, uma estante temática pode ser o necessário para inspirar, ou então, aí lá tenho de usar a autoridade do professor e solicitar um projeto específico. 

Mas os miúdos gostam tanto de fazer Trabalhos de Projeto, que realmente não se importam quando sou eu a sugerir o tema. Tudo com peso e medida, sempre no melhor bom-senso para todos.

É fácil?

Ao início nem por isso, lol! Dependendo do que já vem de trás. Mas acho sempre um processo lindo de se ver, os avanços e conquistas que eles alcançam em cada trabalho, chegando tantas vezes ao 4.o ano já tão autónomos e criativos - saem do padrão inicial de trabalho e começam a procurar tantas outras formas de expressão: teatros, canções, maquetes, pop-ups... O que vier é sempre bom!

Para avaliar, gosto de utilizar a Técnica de Avaliação Formativa "Duas estrelas e um desejo". Ainda não mudei de técnica porque ambas as turmas com que trabalhei com ela adoram-na.

Consiste em dizer duas coisas de que gostaram muito nos trabalhos dos colegas (após a apresentação à turma) - são as 2 estrelas. 

Após os elogios, que segundo Augusto Cury abrem a mente para receber de forma positiva e impessoal a crítica que se segue (o desejo), vem então as sugestões do que pode melhorar. 

E é verdade que ao início eles ainda tendem a nem sempre compreender e respeitar a opinião dos outros, mas há imensas aprendizagens a retirar daqui: saber lidar com a crítica (quantos de nós, adultos, nos sentimos atacados sempre que alguém nos aponta algo, mesmo que com as melhores intenções??); compreender que a opinião do outro não significa que seja a certa e a nossa a errada: somos livres para selecionar o que consideramos que nos vai ajudar a evoluir em detrimento do que não nos valoriza; compreender que podemos aprender com os outros e aquilo que nos mostram com as suas opiniões.

E isto são aprendizagens muuuuuuiiiitoooo fortes e evolutivas! 

Claro que eles adoram a 1.a parte, e na verdade acatam muito bem a 2.a, e desde que comecei a usar essa técnica que os trabalhos evoluem imenso de um para outro. Muitas mentes pensam melhor que uma ou duas!

É, na verdade, simples.

Não complico muito além disto. O que interessa é o processo deles, não o meu. 

Por fim, exponho os trabalhos na parede, que inspiram tantas vezes os outros a fazer mais e melhor!

Deixo-vos aqui algumas fotos e algumas das estruturas de planejamento que uso com eles. Reparem que a própria estrutura destas também pode ajudar a escolher um tema! Afinal de contas, eles estão num Ambiente Preparado por um Adulto Preparado! 😉

Vamos ver a evolução desta turma, uma turma que herdei num 3.o ano logo após a abertura das escolas depois da Pandemia. Uma turma que teve o início da Pandemia no seu 1.o ano.

Claro que tudo começa por desenhos! Para eu os conhecer, para eles se conhecerem e darem-se a conhecer 🥰🥰🥰





Depois, os desenhos após ouvirem a 1.a Grande História Montessori: a Formação do Universo e da Terra:



Aqui foi a 1.a vez que contactaram com a ideia de que um projeto pode ter como produto um cartaz com informações. Os temas foram livres:









Aqui foi um tema comum: fazer um projeto sobre um planeta que eles puderam escolher. A parte chata é que esperava que escolhessem diferentes, mas não foi bem isso que aconteceu! Pela primeira vez, fizeram seleção de informação em vez de apenas copiar um texto.
Também foi a 1.a vez que utilizamos a TAF "Duas estrelas e um desejo".








O Projeto sobre Van Gogh surgiu pelos interesses deles e a meio duma quantidade enorme de alunos em casa com Covid. Eu simplesmente sabia que se o tema fosse do seu interesse é que eles fariam os trabalhos! Tanto gostaram, que se tornou o artista de eleição deste ano letivo! 🥰🥰🥰




Depois vieram os Trabalhos de Projeto escolhidos aquando a realização de atividades das estantes, ou seja: quem queria, explorava estantes, mas alguns alunos começaram a preferir fazer projetos nessas alturas.



Na verdade, houve mais projetos a que não tirei fotos... E outros que nunca chegaram a ser terminados... Os em que utilizamos computadores foram parcialmente terminados... Faltaram as apresentações, com muita pena, e também as fotos.

Mas podem ver aqui uma parte do processo: a seleção de informação!





Além dos cartazes, entramos numa apresentação 3d: uma maquete de plasticina!

Entretanto terminou o 3.o ano.

E agora no 4.o, depois da 2.a Grande História Montessori, a História da Vida:






Também trabalharam a Linha da Vida, recortando, construindo, em grupo:




Após a 3.a Grande História Montessori, a História do Homem e o início da História de Portugal:


Depois, novamente um tema à escolha. Até agora, tinhamos feito alguns planos não formais, no caderno, no quadro... Foi quando finalmente introduzi este plano pré-definido, e foi também quando eles enriqueceram os projetos com canções, poemas, teatros, maquetes...






Entretanto, fiquei de baixa médica, mas quando voltei, eles demonstraram vontade de fazer projetos também em casa, com recurso ao computador:






Conseguem ver a evolução??? A construção do conhecimento, deles próprios, do ser?


É um processo. Evolui. E não fizemos tantos projetos quanto eu gostaria. Mas reparem onde eles chegaram!

Ainda estamos a meio do ano, e eles levaram de TPC de interrupção letiva um trabalho de projeto à sua escolha! Estou muito, muito curiosa do que vou ver! 🥰🥰🥰

Aqui ficam os pré-forma de planejamento:

Animais

Plantas

Aves

Cinema

História 




Aqui os meus piolhos a serem iniciados nos trabalhos de projeto! 🥰🥰🥰

Aqui, os trabalhos afixados no corredor, para inspirar outros pequenos a fazer algo assim:




Até breve! ❤️❤️❤️


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