Motivada (de novo) por ler este artigo aqui do Gabriel Salomão do Lar Montessori, achei que não era tarde nem era cedo para finalmente contar está história: a história dos números.
Foi, claramente, uma das que ficaram por contar devido ao confinamento.
Mas depois dum dia em que momentos de aprendizagem ao ar livre e muita brincadeira para matar as saudades preencheram o ambiente, aqui falamos dela. E não foi nada estranho para eles. Já tendo trabalhado a numeração romana antes, e um jogo com a egípcia, eles adoraram e perceberam muito bem e claramente a evolução de cada uma destas numerações.
Foi giro ver e perceber quais os problemas de cada numeração e o que simplificou na numeração seguinte, e que isto levou centenas de anos a acontecer. Compreender que a evolução era necessária para conseguirmos fazer contas como as que fazemos hoje! Como seria se ainda tivéssemos de fazer operações com os números romanos???
E será que vai ser assim para sempre? Ou será que a nossa própria numeração vai evoluir também?
Eles percebem claramente com todas estas histórias Montessori que existe um passado e um crescimento na evolução humana, e que o futuro passará pela continuidade dessa evolução. Consideram que estamos melhor agora do que alguma vez estivemos, mas que ainda há muito para melhorar.
E que isso só acontecerá se eles tiverem coragem de agir em vez de não fazer nada. E é aqui que estamos. Para onde vamos derivar a partir daqui?
Estes cartazes com os números são gratuitos e estão aqui. |
Livros que acompanham as nossas descobertas. |
A estante tem pouca coisa, mas é muito conhecida e explorada. Os alunos usam máscara na sua utilização, após higienização das mãos. |
Sem comentários:
Enviar um comentário