Demos a História da Escrita num desses dias em que simplesmente faz sentido.
Tínhamos acabado de receber os novos tablets, e o barro também.
Depois da 3a Grande Lição, sendo toda oral, fez simplesmente sentido fazermos esta.
E o que ao início parecia mais uma história, foi-se transformando a partir do momento em que tivemos de sentir como se escrevia nas tábuas de barro sumérias e o quão difícil era (claro que para nós até foi divertido, por ser diferente do nosso dia-a-dia, mas os miúdos começaram a "colocar-se" no lugar dos primeiros escrivães e escrever assim todos os dias... Foi sem dúvida um grande salto para a Humanidade - e acrescento eu, para a burocracia, lol!!!)
Bem, os miúdos adoraram, e as suas tabuinhas fazem agora parte da nossa estante de forma decorativa.
Compreender de onde veio a necessidade da escrita, compreender que foi necessária toda uma evolução de sons, alfabetos, materiais de escrita até aos dias de hoje deixou uma sensação de valorização do ser humano e uma sensação de viagem no tempo em todos nós.
Conversar sobre diferentes povos e que necessidades os levaram a alterar a escrita (sumérios, egípcios, fenícios, gregos, romanos), antes de falarmos deles na História de Portugal, ajudou a introduzir uma noção temporal neles e, quando estes nomes surgiram na História de Portugal, já não foram estranhos para ninguém 😊😊😊
Ao verem os primeiros símbolos sumérios eles acharam tudo muito simples e natural: afinal de contas, lembram desenhos de crianças ☺️ Perceber que derivaram noutros é que foi mais complicado (faltou-nos usar uma cunha como eles). A maioria dos alunos escolheu escrever o 1o tipo de escrita, porque era mais fácil de entender!
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