Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Animais da Floresta #2 e Animais do Frio #1





Depois de brincarmos e explorarmos o vocabulário ligado aos Animais da Floresta, e animada pela chegada dos animais da Schleich que tinha encomendado, iniciamos a exploração do vocabulário dos animais do frio.



Embora inicialmente tenha colocado poucos cartões para associação, ele rapidamente me mostrou que está bem pronto para mais, indo buscar os restantes animais e pedindo mais cartões. Como já os tinha, dei-lhe! Esta actividade ele repetiu umas 3 ou 4 vezes neste dia, e depois outras tantas nos dias seguintes, embora não necessariamente em dias seguidos.


Entretanto, algo pelo que nunca revelara mt interesse saltou também à vista: enrolar o tapete! Repetiu também algumas vezes, e agora adora enrolar e desenrolar sempre que fazemos uma atividade de vocabulário :)



Entretanto, nunca mais voltou a pegar da estante nestes bonecos. Então, decidi hj finalmente criar ambientes para ele brincar! Tenho reparado nele um aumento do jogo simbólico, que se percebe perfeitamente que está a acompanhar este crescimento de linguagem e de associações que ele está a fazer cada vez mais: põe os animais a dormir quando é de noite, diz os seus nomes, põe-nos a "falar" uns com os outros, a dizer olá, bom dia, boa tarde, boa noite, xau xau, desculpa (isto tudo por causa deste livrinho que hei-de falar mais aqui um dia destes!)

Então, improvisando aqui e eli, criei com ele estes ambientes dos Animais da Floresta e dos Animais do Frio, que são sensoriais:

Com animais, plantas de plástico e folhas secas apanhadas num dos passeios, assim como pedrinhas e raminhos.


Com farinha com um bocado de óleo para a tornar semelhante à areia cinética na sensação e ao mesmo tempo fácil de alisar para ver as pegadas dos animais (esta é a grande razão porque - ainda - não usei antes gelo) :)


Água e animais marinhos. Era para ser só os do frio, mas depois ele pediu também a estrela do mar, peixinhos, e eu não tive coragem de dizer não! :P




E sim, claro que já estou a imaginar o caos pelo facto de ter optado por deixar isto dentro de casa! Logo, acabei de me lembrar e vou aproveitar para trazer para aqui para o corredor uma vassourinha, apanhador e um pano, a ver se ele se lembra de fazer um pouco de vida prática tb :) Lol! :) 
No entanto, a grande vantagem destes tabuleiros é que facilmente também se pega neles e leva-se lá para fora quando o tempo melhorar :)

Ah, entretanto já andamos a espreitar as pegadas:

Ele ADOROU!!!! (e eu tb, lol!!! :) )


Estou ansiosa para ver o que vai sair mais daqui! :) <3 <3 <3

Sem comentários:

Enviar um comentário