A criança que cresce num ambiente organizado, com poucos brinquedos (isso é possível se se fizer rotatividade de materiais e brinquedos), bonito e ajustado a si, torna-se uma criança que gosta de organizar e ver o seu espaço arrumado!
Claro que faz parte demonstrar como se organiza, convidar a arrumar e limpar connosco (sem forçar, como é óbvio, aceitando os nãos), e acima de tudo, manter sempre uma certa congruência na arrumação: animais nos mesmos cestos; materiais nos mesmos tabuleiros, tapetes no mesmo sítio... A criança pequena adora a ordem, pois ajuda-a a adaptar-se a este mundo que ainda é tão recente e novo para ela! A previsibilidade do seu ambiente dá-lhe segurança e ajuda a que, mais tarde, o deseje manter bonito, organizado e confortável assim!
É o que temos observado cá por casa nestas semanas antes do 3o aniversário: ele gosta tanto da ordem que, naturalmente, deseja arrumar as coisas no sítio! É uma grande conquista, para ele, saber finalmente enrolar o tapete e colocar os materiais no sítio. Ainda não o faz perfeitamente, mas todos os dias melhora!
Este é o nosso espaço actual!
Embora ainda não tenha sequer iniciado um estudo mais completo da Terra, dos Oecanos e dos Continentes, decidi criar esta actividade sensorial, apenas de exploração das cores, globo e livro, inspirada em algumas actividades que vi no Facebook da Devi Sekaran, uma mamã de 3 filhos com materiais belíssimos e uma excelente capacidade montessoriana em casa 😊😊😊
Embora não tenha feito grandes apresentações, ele chegou bem lá: associou as cores no heptágono dos continentes, desfolhou o livro (e conclui que a grande maioria das páginas eram algo complexas para ele, mas adorou as 1as - em que aparece a Terra apenas com Oceanos e Terra), e a partir daí associou que o globo representa a Terra 😉
Para descarregar o Heptágono dos Continentes, acedam por aqui:
Um abraço :) <3
Sem comentários:
Enviar um comentário