Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

sábado, 27 de junho de 2020

Um jogo que trabalha a linguagem e a atenção - Double + imprimíveis Estações do Ano


Um jogo muito divertido!

Não vou fazer-vos perder tempo com explicações: o melhor é ver este vídeo explicativo neste fantástico blog "Aprendiendo Matemáticas" (e quando puderem espreitem-no, é absolutamente espetacular!):


Mas quem não quiser comprar o jogo, esta mãe fantástica do Blog "Un de Plus" (que me foi apresentado pela Sylvia Sousa do blog Mindful Montessori) fez versões relacionadas com as Estações do Ano que estão uma delícia!!

Começo pelo verão, já que acabamos de entrar nele! 






Trabalha a linguagem nos mais pequenos, mas também se pode usar para o jogo de sons, o I Spy montessoriano, ou o Vejo, vejo - versão portuguesa. Há várias formas de o jogar, uma dela podem ver aqui: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1712973345512272&id=560718560737762
Aliás, toda a página do Ciils está muito boa!
Divirtam-se!

domingo, 7 de junho de 2020

Diversidade Humana (e como somos todos belos❤️🧡💛💚💙💜🤎🖤🤍♥️

Esta estante foi uma resposta familiar ao movimento #blacklivesmatter. Confesso: sem me aperceber, este projeto que eu já tinha em mente foi atrasando, atrasando, atrasando (com o trabalho, vida, dia-a-dia), e quando o movimento surgiu caíu-me que nem uma bomba.
Como é que eu nunca mais tinha colocado este projeto em andamento? Bem, foi desta. O que tinha à mão foi logo para a estante, o que não tinha encomendei e chegou em dias.


Este mapa iniciou aqui a sua exploração, mas sempre notei, inclusive nos meus alunos do 1o ciclo, na dificuldade em colocar os continentes nas posições corretas. Tal era,m de facto, um obstáculo à aprendizagem. Num mapa Montessori, sendo um puzzle, a autocorreção é facilmente visível. Mas assim, era preciso mais qualquer coisa. Finalmente dei-me ao esforço de coser formas dos continentes em tecido bege para ajudar. Ainda não está terminado, mas era urgente a sua utilização:


 E foi um sucesso!!! :)

O uso deste livro para esta atividade foi baseado nesta atividade aqui da Sylvia Sousa do blog Mindful Montessori. Recomendo muito! Beleza de atividades associada a muito conhecimento! Não percam!

Entretanto, a pequenina começou a revelar curiosidade neste tipo de atividades, que o mano também fez aqui! É tão giro vê-los a repetir os mesmos passos, cada um deles tão igual e tão diferente! ♥️







Este jogo da memória da Akros é lindo!



E estes origamis são da Djeco.



Um dos brinquedos que tive de encomendar foi uma boneca de pele negra. Era algo que já queria comprar há uns tempos, mas achei difícil de encontrar! Esta, linda e anatomicamente correta, é da marca Miniland e só encontrei na loja Mundo Escolar. Fiquei algo supreendida do quão difícil me foi encontrar uma boneca assim. Pode ter sido coincidência, ou não. Mas isso fez-me pensar no quão ainda temos de evoluir como sociedade.

As crianças não diferenciam no amor. A cor existe, é vista, mas com carinho. É um bebé, como os outros :) E eles adoram-na! Como às outras. 


Outra compra que fiz foi um reforço na nossa biblioteca, com mais exemplos de livros com Diversidade Humana. Foi uma excelente aposta, já que os meus filhos adoram livros. E mais uma vez, a cor, quando é vista, não é estranhada. Representatividade é importante, sim! Muito importante.




Há um livro que me foi sugerido no grupo dos contos e livros de inspiração Montessori que achei muito bom, é da ONU e é de download gratuito. Podem encontrá-lo aqui: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230931?fbclid=IwAR1eHXu-SvLrLa-z3ZP3xmjfCjouVD6dICzak8fjhPIjIR57HZ3ODRZd5bg
Pensei em trabalhá-lo com os pequenos, mas perante tantos outros que comprei, achei esse ainda não adequado à idade dos meus filhotes. Já para o 1o ciclo, acho excelente. É importante conhecermos os vários lados da História. ♥️









sábado, 30 de maio de 2020

Gramática Montessori em Ensino à Distância

Por aqui tem sido utilizada duma forma diferente e isso também acabou por dar outro interesse às atividades. (Se quiserem saber mais sobre esta Gramática e como a usamos na nossa escola, vejam aqui)


Tabela baseada nesta deste documento aqui

Comecei por um Powerpoint, algo novo para os meus alunos (na escola não temos computador).

A parte "divertida" está no poder fazer-lhes perguntas, eles analisarem as palavras das frases no ecran, e depois verem as respostas a confirmar a sua com as animações próprias deste programa. Mas deixo desde já claro que não obrigo ninguém a responder se não quiser, aliás, esse é um princípio base na nossa escola.







Basicamente, vamos palavra a palavra, e todos eles analisam pelo menos uma. É um trabalho de que todos gostam, e conforme vão ficando melhores, mais gostam.

Quero reforçar a importância de estes PowerPoints terem os materiais e símbolos que ja usavamos nas nossas aulas presenciais. Aliás, tenho usado na Matemática e noutras aprendizagens Powerpoints com materiais já conhecidos pelos alunos, que ajudam muito à sua aprendizagem tb em E@D. E porquê: porque assim não é tudo novo e causa alguma estabilidade para a aprendizagem do conteúdo a trabalhar.

Ao procurar a tabela que se encontra em cima, encontrei esta atividade: http://www.creciendoconmontessori.com/2012/07/gramatica-montessori-en-espano.html
E assim decidi ver se os pequenos aderiam à ideia! E correu muito bem! :)

Fonte:www.creciendoconmontessori.com


Sugestao de trabalho:
Materiais:
·         Material EVA ou esponjoso
·         Rolhas de cortiça
·         Esponja
·         Cola
·         Tintas

Como fazer os carimbos:
1.     Recortar o material EVA com as formas dos símbolos da gramática Montessori.
2.    Colar os símbolos numa das extremidades das rolhas.
3.    Recortar a esponja em 9 quadrados e colocar tinta de acordo com as cores dos símbolos.
4.    Utilizar os carimbos para identificar as palavras de frases!

Fonte:www.creciendoconmontessori.com

Adoro quando eles juntam aprendizagens ativas aos trabalhos :) <3 <3 <3




Claro que depois no caderno eles analisam as frases, tal como fazemos no Powerpoint.
A meu ver, os símbolos vão permitir uma reflexão sobre as caraterísticas morfológicas de cada palavra duplamente, ou seja, primeiro para a associação do símbolo, e depois a classificação (oral ou escrita) da mesma. Assim, por cada exercício eles repetem pelo menos 2 vezes um pensamento. E muitos assim reforça muito melhor as aprendizagens sem serem necessárias mil fichas :)

Ah, nós colocamos os símbolos por baixo das frases porque foi assim que começamos. Recentemente fiquei a saber que nas escolas Montessori colocam em cima. Realmente, ainda tenho tanto a aprender :)
Mas a nós corre-nos bem assim também. <3