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Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

domingo, 24 de maio de 2020

Jogos de Sons, Escrita, Série Rosa para leitura 💞💞💞💕💕💕💗💗💗

A Série Rosa

A série rosa é um material de leitura inicial para crianças, quando elas já vão conhecendo algumas letras e sabem associar corretamente letras e seus sons.

Não é um material usado, por exemplo, no Brasil, e a própria Maria Montessori não usou, sendo uma invenção posterior, descoberta e usada principalmente nas escolas Montessori dos Estados Unidos da América.

Para Maria Montessori, não era um material necessário porque ela tinha profunda fé na criança, no período sensível da escrita, nos materiais, na influência das outras crianças na sala Montessori nos mais pequenos para despertar o interesse e na própria explosão da leitura da criança.

Bem, então porque fiz uma série rosa?
Boa pergunta! Lol! Bem, talvez porque estava com receio de perder mais um período sensível aqui em casa quando há pouco tempo para realmente ajudá-los nesses períodos. Talvez porque, em casa, não existe o mesmo ambiente duma escola Montessori e por isso deva haver algum material extra que ajude e sim, estimule a curiosidade. Provavelmente porque tenho a intenção de vir a usá-lo na escola com os meus alunos do 1o ano e crianças com dificuldades de aprendizagem (sendo que já não estão na fase sensível, mas não deixa de ser um excelente e bem construído material de aprendizagem).
Porque eu própria andava a investigar palavras com 3 letras em português há 3 anos atrás e nunca tinha chegado a conseguir ter vontade de as compilar num trabalho assim.
Seja como for, comecei este trabalho no início da quarentena, porque vejo florescer o interesse por letras cá em casa e, lá está, não quero perder mais períodos sensíveis.

Bem, aqui está ela:
Basicamente, são um conjunto de jogos que a criança pode usar para treinar a leitura, quando se encontra num período sensível de explosão da leitura (após explosão da escrita, cerca de 6 meses depois desta, segundo Maria Montessori no seu livro "A Criança").
Um jogo de pareamento imagem - palavra. Podem ver um vídeo explicativo da Sylvie D'Esclaibes aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OFnDQrs6_44
Um bingo de palavras para associar. Eu utilizei velcro porque os miúdos adoram :) Mas não é obrigatório.
Listas de palavras para ler. Tentei criar algum tipo de associações entre elas para ajudar a promover a autonomia e ao mesmo tempo serem adequadas a esta 1a fase de leitura. 

Os livros de palavras. Na minha formação de Assistente Montessori foi referida como este material motiva a criança para a leitura, pois no fim podemos dizer-lhe: "Vês? Acabaste de ler o teu 1o livro!!!" - bem, só posso imaginar a alegria que deve sentir a criança :) <3


Ainda não me sinto 100 por cento feliz com ele. Foi uma 1a criação, depois de passar quase 3 anos a pensar nele... Tenho testá-lo e descobrir se esta ordem faz sentido ou não. Pode até nem sequer ser necessário! Mas, de qualquer forma, aqui está ele para quem precisar :) ♥️

Em breve terei aqui também as séries azul e verde! https://www.youtube.com/watch?v=7L3HqRrfAE8


Mas..

...vamos aos poucos, que aqui por casa ainda estamos em jogos de sons e na apresentação de letras de lixa!

Jogos de Sons

Antes dos jogos de sons de letras, a criança deve trabalhar, na fase ainda de pareamentos, o pareamento de sons. Para tal, Maria Montessori criou um jogo muito simples para tal efeito: os cilindros de sons.
Por aqui fizemos uns DIY com garrafas de iogurte.
Lá dentro coloca-se a mesma quantidade de diferentes materiais que façam sons iguais.
No nosso caso, usamos:
Umas bolinhas de metal (colocamos 5 numa garrafa azul e outra 5 numa garrafa vermelha, para ser possível o pareamento), dois guizos (um para cada garrafa) e arroz (a mesma quantidade para cada garrafa).
Assim obtém-se sons iguais para pareamento. Depois é agitar e descobrir os pares. 

Para autocontrolo, todos os pares têm símbolos diferentes em baixo. Neste caso, estes têm um círculo:


Os 1os Jogos de Sons de letras trabalham-se mesmo na Oralidade. Podem saber um pouco mais aqui.

No entanto, gostamos de associar brinquedos aos mesmos.
(atualização posterior - no Curso de Alfabetização Montessori de 29, 30 e 31 de maio de 2020, Gabriel Salomão sugeriu usar 4 objetos e fazer algo como "Vejo na minha mão um objeto começado pelo som c" - isto em frente da criança, e ela vendo o objeto na nossa mão. A criança vai dizer "Caixa!" - ao fazer este jogo, que é a 1º fase do jogo dos sons, a criança poderá descobrir ela, numa forma de jogo divertido para ela, a relação entre os sons sem necessitar que o adulto "ensine" algo, como sugeri no meu 1º post sobre o assunto. Para mim faz muito mais sentido!!! :) Façam o curso de Alfabetização Montessori do Gabriel do Lar Montessori!)
Este vídeo da Sylvie D'Esclaibes também está muito elucidativo: https://www.youtube.com/watch?v=MJnWUpaZoac

Também podemos fazer um saco mistério com miniaturas e pedir à criança que identifique o som inicial dos objetos que saem do saco.

Outro jogo é o "Vejo, vejo", uma tradução que me fez sentido para o jogo "I Spy", posterior ao uso de objetos para ajudar a criar a ligação entre o objeto e o som,
"Vejo, vejo aqui na cozinha, um objeto cujo nome começa pelo som ccc" - "Colher!" - dei este exemplo porque fazemos muitas vezes este jogo na cozinha e aproveitamos para trabalhar o vocabulário relacionado com a mesma :)

As Letras de Lixa
Posterior ao domínio, pela criança, de sons iniciais, finais e intermédios das palavras.
Demonstra-se à criança como passar o indicador e o anelar sobre a letra e diz-se o som da letra. Convida-se a criança a repetir. Podem ver aqui como: https://www.youtube.com/watch?v=qLGrUrgnDyQ

Para acrescentar interesse, pode-se associar um tabuleiro de areia para a criança repetir a letra no mesmo, mas tal não é essencial.
O que se pretende é que repita o movimento na letra de lixa as vezes suficientes para que se "imprima" nos seus músculos o desenho da letra. Maria Montessori criou as letras de lixa exatamente com esse intuito.

Também se pode convidar a criança a fazer as letras na terra, na areia da praia, na farinha, tabuleiro de sal... Ela pode não fazer corretamente desde o início, mas não faz mal. Nem se deve corrigir. Convém lembrar que em Montessori não se corrige a criança, mas permite-se a repetição da atividade as vezes que a criança deseje (pois a mesma encontra-se na fase do maior esforço e por isso tenderá a repetir muito, se estiver num período sensível e com interesse nesta descoberta).

Pequeno à parte: Rendi-me às letras com purpurinas do blog Creciendo con Montessori aqui, porque as que fiz quando o meu pequeno era bebé foram feitas com lixa muito rugosa (na altura pouco sabia sobre Montessori e sobre a criança :p ), e talvez por isso não estavam a fazer o devido efeito.

Depois porque, estando ele com quase 5 anos, começa a ultrapassar a fase sensível da sensibilidade sensorial com a ponta dos dedos e as mesmas podem já não fazer efeito. Assim, o brilho das purpurinas sempre acrescentam outro ponto de interesse!
Ele anda interessado nelas, mais agora que a mana de 2 anos e meio, em plena fase sensível da Linguagem, se junta aos Jogos de Sons e também revela interesse pelas letras de lixa. Além disso, espero que ajudem também a resolver alguns problemas de dicção que ele tem para alguns sons.

Os Encaixes Metálicos

Têm como objetivo ajudar à formação da pega do lápis. Antes deles, a criança já terá feito outras atividades Sensoriais, Artísticas e de Vida Prática que contribuíram para que este material seja possível de usar.

Basicamente, a criança deve escolher 3 lápis de cores diferentes.
Depois, escolhe uma cor e contorna a forma rosa por dentro. De seguida, escolhe outra cor, coloca a forma azul sobre a figura que desenhou e passa com o lápis em volta. E por fim, pega na 3a cor, de volta usa a forma rosa e volta a traças.
Ficará assim com a mesma forma com 3 cores diferentes que por vezes se sobrepõe e outras não.

Quando este exercício estiver dominado, há muitas variações seguintes que continuam a alimentar a manipulação do lápis e o controle dos movimentos completados, claro, também com atividades Sensoriais, de Vida Prática, Artísticas ....

Associações de sons e letras
Aqui fazemos a associação de objetos de que a criança já conhece e distingue o som inicial à letra de lixa respetiva, reforçando o seu som.

Numa 1a fase, os objetos de ligação às vogais deve ter mesmo o seu som aberto.

A - alce, alho, águia.


Aqui, associamos as letras do alfabeto móvel aos sons e letras de lixa :) 
Mais um vídeo da Sylvie D'Esclaibes elucidativo desta fase: https://www.youtube.com/watch?v=BEIHKrcaKHY

As gavetinhas fazem parte dum móvel de ferramentas adaptado para conter objetos com sons iniciais semelhantes. Deveria ser com uma base fonética (em que objetos que começam com o mesmo som, independentemente da sua letra inicial, ficam juntos - exemplo: caixa, queijo e karaté ficariam juntas, porque todas começam com o som (c)), mas por cá fiz assim ao início e assim ficou. 
É um material que eles adoram pois nota-se a sensibilidade aos objetos pequenos (principalmente na pequena de 2 anos), e depois eles vão percebendo a que gavetinha fica cada objeto, associando inconscientemente à letra que se encontra na gaveta (e criando relações). Claro que sempre que um deles lá vai, eu tenho de ir a seguir certificar-me que os objetos se mantém nas gavetas certas! Mas ele, por norma, já sabe e corrige o que a irmã baralhou. Se não tem a certeza, pergunta :)

Passo seguinte será escrever com o alfabeto móvel: https://www.youtube.com/watch?v=4yk6aWjA8S4

A partir dessa fase, a criança transita de uma escrita espontânea para a leitura espontênea, e é aí que entrará a série rosa! <3

E por fim, como fiz e ainda faço para despoletar o interesse pela letra manuscrita em vez de letra de imprensa:

Tenho andado a ler muito Maria Montessori de novo. Ela fala deste processo de escrita e depois leitura em livros como "A Criança", "Mente Absorvente", "Pedagogia Científica". Também a Paula Lillard no seu livro "Método Montessori - uma introdução a Educadores e Pais" tem um capítulo sobre o mesmo tema e eu tenho ido beber a esses livros.

Basicamente, a criança aprende com aquilo que nos vê fazer. Daí que fazemos tantas apresentações de materiais desde que eles são bebés, não é? Mas não é só. Em casa eles vêem-nos e repetem o que fazemos.
Então, basicamente, comecei a escrever mais, muito mais à beira deles. Numa escola Montessori guias e assistentes passam imenso tempo a escrever à mão os comportamentos que assistem nas crianças, para saberem quais são os passos seguintes a dar. 
Então, estou a tentar reproduzir isso. Graças a isso também comecei a fazer mais observações escritas, algo que não me era possível com a pequena bebè. Mas ela está a crescer e ela própria já acha interessante ver-me escrever e tenta reproduzir :)


Bem, entre isso, escrever papelinhos com o nome de objetos da casa e dar-lhes para eles irem colar nos sítios certos, tudo tem contribuído para aumentar o interesse.



Queria também ter livros com histórias em manuscrita. Esse será um próximo passo, nem que seja eu a fazê-los :) :p
Estes aqui são um bom exemplo, pena que só existam noutras línguas...






 Boas explorações!

♥️♥️💗💗💕💕💕🌹💕💕💕💗💗♥️♥️


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Morangos com dinossauros em tempos de COVID19 🍓🍓🍓🦕🦕🦖🦖




É difícil determinar o que andamos ao certo a aprender. Porque, com ele com 4 anos e ela com 2, todos os dias são explosões de vontade de saber mais sobre, basicamente, tudo! Sabem a idade dos porquês??? Ele está nela! E ela ainda não, mas como vai atrás do irmão, já pergunta porquê mesmo sem querer saber de qualquer explicação!!! 😂😂😂

É uma fase linda! :)

E em tempos de COVID19, entre teletrabalho, excesso de trabalho e inclusive o trabalho do JI dele, na verdade estes tempos estão a ser espetaculares.

Li há dias uma entrevista à pediatra Graça Gonçalves, uma mulher que certamente Maria Montessori iria adorar, porque defende sempre o mais natural da criança (entre elas, o facto de as crianças até aos 3 anos deverem ficar com os pais e não em creches - mesmo por uma questão de saúde - podem ler a entrevista aqui), em que a mesma dizia que os pequenos que estão com os pais estão,  na verdade, bem e mais felizes que na escola. Ou seja, certo que a escola faz falta, mas a família é realmente o mundo para as crianças pequenas.

E quando digo que eles estão a explodir, é porque num ambiente como o nosso, em que também temos a sorte e felicidade de ter um quintal lá fora, eles têm-se revelado realmente felizes (e como isso me tranquiliza o coração como mãe, quando se vive o "caos" lá fora - preciso de revelar aqui a minha empatia com as famílias que têm casas pequenas e estão com crianças pequenas, estão certamente a ser uns super heróis, verdade que penso nisso todos os dias, espero que estejam todos bem)

Mas reparem: eu não estou a conseguir fazer Montessori com eles. Na falta de conseguir ter tempo para observá-los com o tempo e atenção necessários, com o teletrabalho, tal tarefa tornou-se quase impossível. E vá que hoje estou bem, mas já tive alguns desequilíbrios emocionais desde que tudo isto começou umas quantas vezes (e quem não terá tido?), e por consequência eles também.

Sei que falo pela maioria das famílias em teletrabalho: isto está a ser caótico para todos nós.

Por isso é que só hoje consegui escrever aqui. Porque só hoje consegui dar alguma ordem ao ambiente preparado e dedicar algum tempo a preparar materiais para os meus filhos. Uma forma de terapia, como já escrevi anteriormente. Desde o 1o dia até agora (portanto, há cerca de 70 dias) que eu não conseguia preparar um material em condições, que fosse ao encontro deles. E não se iludam. A estante com morangos está linda, os dinossauros também, mas sinceramente acho que essa fase já foi aí há umas 2 semanas, a última vez que consegui observá-los e que me pus a imprimir coisas para eles. Não, eles agora estão noutra... Não tem sido fácil acompanhá-los. 

Na verdade, o truque tem sido deixá-los explorar. A casa é de todos, o ambiente é de todos, então tem havido:
  • Saltar nas camas. Muuuitas vezes.
  • Muuuuito tempo passado no quintal, sendo que em teleconferências é mesmo a única forma.
  • Banhos hiper-prolongados - com animais miniatura lá dentro.
  • Panos para tendas e afins.
  • Legos. Viva os Legos!
  • Rotatividade de materiais que deveria ser de 3 em 3 dias, pela motivação deles, mas já vai com sorte se conseguir que seja semanal.
  • Cestos comunitários de animais miniatura - eles que lá vão e peguem nos que quiserem! Escusado dizer que não tenho tido tempo para dedicar mais a isto.
  • Cestos comunitários também para vários brinquedos: carrinhos, figuras humanas, pistas de comboio...
  • Materiais sensoriais à disposição: principalmente torre ross escadas castanhas. Tenho de disponibilizar cilindros e assim, tem havido uma explosão de criatividade! :)
  • Jogo dos sons em quase todo o tempo possível: eles gostam, estão ambos em fase de linguagem intensa, vê-se bem :)
  • Livros (ela), mas ele ganhou gosto por histórias contadas oralmente. Os livros da Anita (eu sei, ainda algo sexistas e afins) têm feito sucesso, porque realmente falam de realidades deles. Os de biografias tb. 
  • O aspirador robot! Tem sido uma salvação (e sim, está a funcionar quase a toda a hora porque eles adoram-no, adoram brincar atrás dele, e são eles que descarregam o seu lixo... Vida prática e limpeza da casa ao mesmo tempo!
  • Bem, em alguma altura conseguimos fazer os trabalhos da escola e outros que eu tb sinto como necessários.
  • Eles cantam imenso! São lindos :) :) :)
  • Ah, a cadela e as gatas. Animais ajudam imenso a entretê-los e a gastar energia.
  • Assistir a todos os passos de culinária e ajuda na sua concretização.
  • Ajuda a lavar a loiça, colocar a roupa na máquina, ajudar a pôr a roupa a secar, fazer bolos, limpar... Vida Prática essencial para o bem estar de todos (mas que nem sempre se consegue, claro, são pequenos)
  • Plantas dentro de casa para eles cuidarem - foi preciso vir esta quarentena para eu pôr plantas em casa 🙄🙄🙄
  • E sim, tenho-me "obrigado" a tentar fazer uma apresentação ou trabalho com eles por dia. Mas falho muito. Estou a estabelecer (sim, só agora, shame on me) umas linhas orientadoras de como o fazer com mais regularidade. Na verdade, o teletrabalho tem mesmo levado todo o meu tempo. Espero que agora algo melhore, já que toda a gente já vai entendendo melhor esta esta nova forma de trabalhar e comunicar...
  • Aceitar que eles vão destruir coisas, fazer xixi no chão (ela está em pleno desfralde), por vezes magoar-se e magoarem-se um ao outro ou até à cadela. São crianças, isto faz parte. Nódoas negras, galos... É aceitar...
  • Roupa acumula e pouco há a fazer... :P

Afinal ainda acharam qualquer coisa de piada aos morangos (Ufa! :) )

Bem, tem sido assim aqui por casa. Dias destes, não podemos ser muito exigentes. Mas tenho de admitir - tenho sido muito feliz com eles aqui :) ♥️♥️♥️🥰🥰🥰





quinta-feira, 23 de abril de 2020

Em tempos de Covid - Meditações Lar Montessori

Se eu tivesse de recomendar uma meditação para famílias em tempo de Covid19, recomendava as do Gabriel Salomão.

Ficam disponíveis gratuitamente por um dia, mas são fantásticas, todas elas!

Esta é a de hj: https://youtu.be/5-Kj4Kr7vHE

Aproveitem <3

sexta-feira, 20 de março de 2020

Na escola, antes do início da Pandemia... 🛵🏍️🚲🚜🚚🚝🚋🛶⛵🛩️🚁✈️🚀🎼🎵🎶🎧🎹🦒🦘🐒🦩🦢🐥🦈🐬🎨🎨🖼️🖼️🖌️🖌️🥗🥗🥗🍅🥦🥬

Na escola, antes do COVID19, foi assim:

Transportes (com associação posterior a animais também) Terrestres, Aquáticos e Aéreos.



A nossa Mesa de Paz que se transforma sempre:
Emoções e Música - alguém ainda tem dúvidas de que estão interligadas???


E pantufas para os pés ficarem quentinhos e nós confortáveis (ideia "roubada" ali ao lado, ao nosso Jardim de Infância, grande ideia!! :) )

Dia dos Namorados e novos cartões para cálculos, labirintos para trabalhar a concentração e noções espaciais, cheios de amor 💓🥰🥰🥰





A liberdade permite sempre a espontaneidade e a criação: com imagens do treino do recorte, fizeram-se envelopes e ofereceram-se labirintos de emoções :)


Os animais e os transportes foram temas dados de mãos dadas, até porque iniciamos um projeto criativo com duas atrizes e uma coreografa para fazer uma representação artística envolvendo estes temas. Na sala de aula andamos assim:






Uma vez mais, as miniaturas minis da Safari fizeram a alegria da aprendizagem entres pequenos e graúdos! É engraçado como eles claramente preferem este minis a animais de plástico maiores! :)

Escrever textos viajando pelo mundo sem sair da escola.

Um concerto que veio até nós! Maravilhoso!





Transplantamos as plantas que estavam nos garrafões para a terra do nosso recreio :)



E os nossos pequeninos continuam a utilizar materiais Montessori para ajudar a aprendizagem!


<3