Acerca de mim

A minha foto
Olá, eu sou a Ana, mãe de 2 pequenos, professora e exploradora do Método Montessori em casa e na escola. Sê bem-vind@ ao meu blog ❤️

sábado, 3 de agosto de 2019

Escolhas para as férias!


Habitando nós longe da praia, em pleno Alentejo, tivemos de escolher atividades que os nossos pequenos gostassem e que, ao mesmo tempo, os ajudem a absorver  e compreender melhor o mundo à sua volta (e a nós também, anteriormente habitantes de cidade junto à praia!)

Assim sendo, preparamos vários espaços na casa. Ainda continuo à procura duma solução para todos (as diferenças de idade e fases dos pequenos não ajudam a encontrar soluções definitivas, mas contribuem para estarmos constantemente à procura de melhorar os espaços para eles, suas necessidades e curiosidades e uma convivência familiar equilibrada).

Esta é a estante da semana:

Estes cartões de Animais da Quinta fiz agora para a pequenina, usando a foto direta dos sites de venda de animais da Schleich como, por exemplo, a Flying Teapot. Incluí ainda os nomes para quem quiser fazê-los sob a forma de cartões de 3 Partes. Fiz assim para que o meu filhote de 4 anos, que está noutra fase de desenvolvimento, possa também usufruir dos mesmos. É uma espécie de 2 em 1. Apesar de ainda ser cedo para a pequena o contacto com letras e palavras, acho que perder tb não perde :) Os cartões estão aqui para download!

Estes cartões fazem parte de um pack que fiz para os meus filhos e para os meus alunos :) Está aqui para download.





Estes cartões fui eu que fiz com imagens da internet. Podem encontrá-los aqui.

Andamos numa fase forte de números também :)
Ao, fundo, puzzle com profissões, outra novidade nos interesses do pequeno!

Um espaço de expressão artística tornou-se essencial, agora que estamos mais por casa. Montamos uma segunda estante na sala, num espaço mais amplo onde os pequenos podem também dançar, expressar-se fisicamente nesta nossa pequena casa. 

Em cima procuramos ter as coisas dele de modo a que a pequena não lhas estrague. Ele sente assim que tem coisas só dele e encontra um espaço para ele. Também tem o seu quarto, mas até agora tem sido difícil evitar que a pequena lá vá também. São muito unidos e gostam de passar muito tempo juntos, pelo que deixei de tentar evitar que ela fosse para lá. Lá voltei a mudar os móveis da casa outra vez!!!!!!!!


Nestes dias estamos a privilegiar momentos no exterior o mais possível, sendo que só vimos para dentro nas horas de maior calor. Nessas, alternamos entre sestas, atividades e filmes na tv. Sim, nós usamos a tv quase todos os dias, é inevitável! Por muito que goste de a evitar, por vezes é a única maneira de nós, adultos, termos tempo para respirar e descansar!

Também levamos atividades lá para fora:


O pequeno vai gradualmente percebendo as alterações no tempo pelo calendário montessoriano que colocamos aqui e pela horta. E, embora nunca tenha revelado grande curiosidade em relação a letras e palavras (mesmo com uma ou outra apresentação que lhe fiz com jogos de sons Montessori), na última semana começou finalmente a perguntar sobre nomes, sons e palavras. Já me tinha questionado se o facto de vivermos no campo, onde existem tão poucas letras e palavras em comparação com a cidade, estava a influenciar este período sensível para as letras que Montessori observou nas suas crianças. Mas aqui está ele, e toca a alimentá-lo! Fiz estes cartões das estações para colocarmos na nossa mesa das estações e ajudar a promover a curiosidade pelas letras e palavras! :)



Entretanto, lá e com o calor, manter as regas é essencial e o nosso pequeno tem-se revelado muito consciente e responsável, uma clara evolução desde ano passado. Estamos a descobrir o resultado de cuidarmos das nossas plantas: os seus frutos e a sua beleza!

Esta é uma experiência que estamos a fazer, a ver se conseguimos ver cenouras a formar-se :)

🍅 tomates 🍅

Beterrabas!

🥕 🥕 🥕 cenouras!

Abóboras.

Uma pequena abóbora a formar-se.



 O ciclo das abóboras tem sido bem acompanhado pelo nosso pequeno, tendo sido uma planta excelente para visualizar todo o processo!

Batata doce.


 Ano passado já tinhamos tinhamos observado o ciclo de vida do girassol e foi algo que adoramos, como podem ver aqui! Este ano tínhamos de voltar a ter girassóis! Só não tivemos mais porque as formigas gigantes alentejanas roubaram-nos quase todas as sementes! Mas estes conseguiram, para nossa alegria! Adoramos girassóis!!! 🌻 🌻 🌻

Figos

Chá-verde.

Com o calor, invariavelmente acabamos por encontrar bichinhos que sucumbiram com o mesmo. A gente até tenta ajudar (pelo jardim espalhamos casas para insetos, temos recipientes com água espalhados, não nos preocupamos muito com as nossas produções da horta, deixando, portanto, que todos os bichinhos que delas se decidam alimentar comer bem!!! :) Fazemos cultura biológica e graças à mesma temos presenciado a uma fantástica biodiversidade que nenhuma miniatura da Schleich ou Safari nos daria!!!! 
No entanto, estas conchas de caracol são um excelente divertimento para os pequenos, que têm andado a recolher tesouros no jardim, sejam pedrinhas, penas, paus, folhas... É lindo de se observar, nesta idade, a curiosidade que eles têm pelo mundo! Eles realmente absorvem-no completamente :) <3

Independentemente de tudo, penso que estas férias serão bem passadas assim, aqui no campo. Temos planos de passear pelos campos e de ir inclusive à praia, mas está-nos a saber bastante bem estar aqui a observar os movimentos da Natureza campestre e da nossa horta. As aprendizagens têm sido incríveis! :) 

Até breve!

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Papoilas

E porque elas continuam deliciosamente a aparecer no nosso jardim...







Preparar o jantar


O pai fez anos e decidimos fazer um petisco para comer lá fora :)


Um ciclo: a água de lavar os alimentos pode regar as plantas! :)



Facas - o meu filho usa, sempre sob vigilância, a faca de legumes em baixo desde os 3. A de serra, em cima, começou a usar por volta dos 3,5. De voltar a referir que tal só acontece sob vigilância. No entanto, ele já a manuseia perfeitamente em alimentos moles.


Outro ciclo: as cascas dos legumes vão para o compostor (hei-de por aqui a foto ;) )


E por fim, a mesa, colocada por ele! <3 <3 <3 :) O papá adorou a surpresa :)



domingo, 23 de junho de 2019

África


Esta semana, ao fim de muuuuuiiitoooo tempo sem que ele demonstrasse interesse nos seus animais da savana, finalmente voltou a falar dos mesmos! Preparei logo uma estante com o tema e mais uns cartões giros que encontrei recentemente (os links dos mesmos aparecem junto às fotos ;) ) e aproveitamos o bom tempo para trazer tudo cá para fora! É tão bom aprender ao ar-livre!

Voltamos a associar miniaturas a imagens com este cartão de África daqui, lembram-se?



Ele anda numa fase em que adora sombras! Logo, estes cartões daqui que associam animais e sombras no seu ambiente foram uma excelente descoberta! :)


A pequenina tem vindo a receber apresentações de associação cartão-miniatura de há umas semanas para cá, e continuamos. Estes cartões estão aqui.




Entretanto foi-se buscar o globo e cantamos de novo a canção dos continentes daqui, com a letra em português, claro! (tradução literal)




Umas das coisas giras que ouvi quando fiz o curso de Assistente Montessori é que é muito comum uma criança, após uma apresentação de algo novo, muitas vezes sentir necessidade de ir como que "absorver" o que aprendeu fazendo uma atividade de Vida Prática (tal como nós, muitas vezes, damos por nós a matutar em algo enquanto fazemos alguma atividade doméstica de modo automático).

Na formação, a guia e formadora Guadalupe Borbolla deu como exemplo a criança ir passar a ferro após aprender algo de matemática. Aqui, o meu filhote "fugia" para a atividade de transferência de água da irmã de quando a quando e ali ficava momentos super concentrado!




Entretanto, e como estava na estante, uma das histórias mais lidas esta semana foi "A surpresa de Handa" :) Aqui fizemos associação de miniaturas conforme os animais apareciam na história, ajudando à noção de sequência ;)





Por fim, esta atividade surgiu muito espontaneamente com as sombras que iam aparecendo na atividade anterior. Não que ele tenha feito muito, pois ainda acha difícil tudo o que implica minucia, mas tentou e foi muito bom! :)




A estante tem estado assim:



Estes cartões belíssimos de felinos são daqui :) <3

Boas atividades ;) <3

Ana



sábado, 8 de junho de 2019

Dinossauros (e finalmente uma solução para os dois)


Andava às voltas a dar em meio doida com o facto de que, desde que a mana finalmente começou a andar (e depois foi um saltinho até correr, trepar, e por consequência mexer em tudo e criar o caos).

Até que finalmente arranjei tempo para adaptar o quarto dele, e as mudanças fizeram-se rapidamente notar. Desde então, ele sabe que tem as suas atividades e as suas coisas protegidas dos deditos curiosos e destruidores da mana pequenina!








Na sala ficaram as coisas de ambos e as coisas dela. Por uma pechincha encontrei aquela estante numa loja de produtos em 2ª mão, e foi uma excelente ideia. Assim, nas prateleiras de baixo, ela encontra apenas os seus materiais e brinquedos, ficando a de cima de tudo reservada para o irmão.




Hoje deixo-vos as atividades preparadas sobre Dinossauros, uma grande paixão do garoto!

O dinossauro foi pintado por ele e pela mana. Foi uma excelente forma de motivar o seu interesse e  envolvimento nestas atividades, algo a que ele já estava desacostumado devido às interferências constantes da mana. Gosto quando eles fazem coisas em conjunto, mas realmente, por alguma razão Maria Montessori dividiu os ambientes da Casa das Crianças do 0-3 anos e 3-6 anos: nota-se bem as diferenças entre ambos!






O objetivo é claro: associar quantidade de molas ao número.


Entretanto, uma brincadeira de que ele já tinha muitas saudades: associar figuras a cartões! Desta vez trabalhamos com mais intensidade o nome destes principais dinossauros, e a curiosidade dele pelos mesmos é muito superior à revelada em atividades anteriores :)



Ele gostou de perceber que o estegossauro era parecido com o seu feito hoje :)



Ele tem andado numa fase super forte de recorte com a tesoura, tanto que até cabelo já cortou. Uma forma de os redirecionar para algo mais "construtivo" quando estes períodos super intensos surgem (e que não devem ser proibidos, antes alimentados, mas direcionados para algo mais adequado) é levá-lo a recortar coisas bonitas, que lhe chamem a atenção. Tendo já encontrado atividades de recorte semelhantes no blog "Living Montessori Now", decidi criar para ele estas tirinhas para recortar!

Já agora, para miúdos mais velhos e no mesmo tema, o blog "Every star is diferente" tem estes materiais espetaculares e super completos: Dinossauros


Correu super bem! :) O moço ficou ali até ao fim, imerso naquele estado de concentração que já quase não me lembrava de o ver!





E para terminar o Ciclo, fizemos uma colagem:


O engraçado foi o facto da mana já não se ter contido mais e veio tentar fazer igual. Mas rapidamente mudou o foco para o seu grande interesse do momento: enroscar tampas! Tenho de me lembrar de lhe colocar uma atividade dessas na estante em breve!





No final, estes materiais e brinquedos voltaram para o quarto. Desta forma, conseguimos evitar finalmente stresses entre eles ou porque ela pega num brinquedo dele, ou porque destruía algum trabalho…

Está a correr muito melhor! Estamos contentes :)

Até breve!