quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Que tipo de letra usar? - Reflexão + Atualização da Série Rosa

 "O meu filho não se interessou por letras." - disse eu há dias, crente que deveria ter falhado em alguma coisa que nem eu sabia bem o quê.

Pois bem, ao fim destes tempos sem fazer atividades com ele e, por isso, mais tempo para permitir que o Universo fizesse o seu trabalho e me mandasse, ao longo dos dias, sinais que me ajudassem a compreender que caminho seguir, percebi.

Estas coisas acontecem-me muito. Mas só o tempo e a idade me mostraram que às vezes temos mesmo de esperar para que as respostas surjam, e devemos estar atentos a elas quando acontecem. Podem vir num conflito, na voz duma desconhecida, na voz duma colega, mas na maioria das vezes vem da criança, claro! 

Ele sempre se interessou por livros, mesmo nestes tempos em que "só queria brincar". Pedia para ler os 3 livros diários do antes de dormir, e pedia para usar o dedo na leitura de algumas palavras e dizê-las muito devagar (sons). O livro que me fez o primeiro plim foi "O coala que foi capaz". Todas as noites: ele pedia para fazer esse movimento nas palavras que se encontram escritas em maiúscula de imprensa - só essas.

Entretanto, numa ida à escola, apercebi-me que ele não tinha vontade de escrever o nome. Achei aquilo estranho. A educadora informou: ele não faz aqui aquilo que faz em casa. Não percebi o que queria aquilo dizer, porque ele em casa nunca escreveu o nome dele. Mas mais um ou dois acontecimentos fizeram-me entender que, embora ela possivelmente mo tenha dito com um sentido, o sentido que eu tinha de tirar dessas palavras seria outro completamente diferente (ou não).

Entretanto, uma mãe de 4 filhos no Facebook, que agradece o material que criei da série rosa, mas que usa as letras maiúsculas de imprensa porque sempre seguiu o trabalho da educadora dos filhos, que usa maiúscula de imprensa... Bem, provavelmente já estão a chegar à mesma conclusão que eu.

E o plim final chegou na voz da minha colega M., ao contar-me a experiência da sua filhota mais velha, que entrou no 1o ciclo a ler maiúsculas de imprensa e que viu todo o seu caminho escolar grandemente facilitado por isso - e que ninguém a ensinou a ler.

Então, onde foi que eu errei?

Desde sempre me apercebi que aqui, onde eu moro, uma pequena aldeia do Alentejo, as crianças crescem praticamente sem contacto com letras. Números ainda vão vendo, nos sobreiros, sobretudo. Mas letras... Há um café ou outro com letreiro, há as placas da localidade e das próximas, e é tudo. Nos nossos passeios diários vai com sorte se passarmos pelo letreiro dum café. 

A grande fonte devem ser os livros, e talvez um outro filme com legendas na TV - que vão sendo cada vez menos para as crianças, que encontram hoje todos os desenhos animados dobrados.

Mas aqui a Biblioteca mais próxima está a cerca de 50km, e as famílias nem sempre conseguem comprar os livros que gostariam. Bem, mas este facto não se aplica ao nosso caso, por isso vou considerá-lo um factor não essencial para nós.

Entretanto, no início de março, fiz formação em Escrita e Leitura em Montessori, e convenci-me, mais uma vez, que o caminho estava em continuar a providenciar letra manuscrita ao meu filho - desde que eu desse o exemplo, escrevendo muito à sua frente, e fosse fazendo os jogos de sons e apresentação das letras, tudo correria bem.


Não fossem dois fatores fundamentais que por vezes nos esquecemos tanto:

- o Ambiente em que eles se inserem grande parte do dia;

- o tempo que temos, como família, disponível para esse tipo de trabalho.


Ou seja, idealmente, e ainda acredito nisso, trabalhar com letra manuscrita seria o ideal - para quê aprender outra forma de escrita, se aos 6 anos lhe vai ser exigido ser capaz de a escrever? O tempo joga a favor da criança mas - conclusão disto tudo - desde que o processo casa-escola seja feito através do método Montessori de Escrita e Leitura.

No entanto, ele passa a grande parte do seu dia no Jardim de Infância da nossa escola. E lá todo o material está em maiúsculas de imprensa.

E em casa tem a mana com quem brincar, chega cansado da escola e se fizer uma atividade estruturada por dia já é muito (e quando acontece porque, lá está, ele quer brincar e descansar). 

Então, veio esta época natalícia e decidi ganhar coragem para voltar a apresentar-lhe letras, desta vez as do seu nome e da irmã em maiúscula de imprensa. E ele rejubilou por conseguir 1.fazer e 2.perceber. Porque todos os dias ele contacta com o seu nome na escola em maiúsculas de imprensa. Todos os dias ele contacta com o nome dos colegas em maiúsculas de imprensa. 

Estar a apresentar-lhe dois tipos de linguagem gráfica estava a ser demais para ele, desmotivando-o. Sim, eu sei, o conselho de todos os montessorianos é o de usar o tipo de letra que é usado na escola, mas como estivemos em confinamento eu convenci-me que, nesse tempo, poderíamos fazer diferente, e até tivemos momentos bonitos em volta da cursiva.  (De referir que em tempos, quando lhe coloquei diferentes tipos de letras e lhe perguntei qual ele gostaria de aprender, ele assinalou a cursiva manuscrita. É sem dúvida um tipo de letra bonito 🙂🙂🙂 )

Mas voltando à vida normal, percebi que não vale a pena lutar contra a corrente. Na verdade, pode ser muito improdutivo, quando se trata de crianças pequenas, mesmo que acostumadas a realizar tarefas e atividades em casa.

Mas claro, isso depende de cada contexto, de cada família. Sempre usei essa máxima na gestão das questões que surgiam no grupo Montessori Portugal. Mas, desta vez, quase a esqueci de usar para mim. 

Ainda bem que o Universo tem uma forma bonita e gentil de nos mandar mensagens 🙏🙏🙏






Entretanto, atualizei a Série Rosa, acrescentando MAIÚSCULAS DE IMPRENSA e invertendo as cores, para irem de acordo com os alfabetos que por aí se encontram.

Aqui está:


Assim, é mais útil para toda a gente ☺️☺️☺️

Até breve ❤️💗❤️💗

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Natal 🤶🌲☃️🌠🎁🎀🎄

Eu andava mesmo desmotivada, cheia de trabalho e pensando que eles não gostariam de algo assim. O meu filho dizia que queria brincar, construiu tendas de panos (que me lembraram tanto a minha infância 🥰🥰🥰), usou caixas de cartão para fazer casas para os bonecos, correu, saltou, lutou com almofadas, brincou com carros e figuras de super heróis... E eu já não acreditava que poderia desejar sair dessa infância de magia (nada Montessori, lol). 

Só que entretanto a educadora do meu filho ficou doente e ele passou esses dias em casa, e entretanto lembrei-me que tinha montes de material que fiz ano passado e, ao decorar a casa com o pinheiro e as luzes (que nos causam a todos tanto deslumbre), decidi montar novamente uma estante temática e ...

...bem, quem resiste ao Natal, na verdade???

Esta estante já esteve mais organizada, uma prateleira para a Linguagem, uma prateleira para os Números... Mas acabou por ficar assim por causa dos diferentes interesses deles.
Esta estante já esteve mais organizada por áreas: uma prateleira para a linguagem, outra para a matemática... Mas acabou assim, derivada dos seus interesses. No topo e 1a prateleira superior estão outros materiais que são não acessíveis principalmente por causa da pequena, mas que são retirados para atividades - tintas, colas, outros materiais de linguagem e matemáticas para substituir ou aumentar o grau de dificuldade...


Atividades de expressões são sempre favoritas.

Matemática

Linguagem (e os números para traçar)

Plasticina e formas natalícias, alguns jogos de sons com figuras natalícias (motivaram tanto - são da Safari), regador para cuidar das plantas (é uma das tarefas deles cá em casa) e ao fundo não se vê, mas estão polydrons no cesto azul - um material que tem sido fundamental na brincadeira não estruturada - ainda não conheci uma criança que não goste-ame este material.

Picotar, recortar, jogo táctil ao fundo e dentro do vaso do Pai Natal, guizos.

No baú estão parafusos, no cestinho peças de encaixe com os mesmos. As figuras natalícias são para enlaçar e à direita temos alguns materiais de limpeza ligado às tarefas deles de Vida Prática.

Este livro da estante é, a meu ver, muito interessante e a pequena, que está bem na fase dos sons, gosta imenso dele. Acha-lhe imensa piada! O livro tem as letras e uma gravação em cada uma que diz "A, trace le A". Certo, está em francês. Mas a grande maioria dos sons é semelhante aos nossos, então a mim não me preocupa muito. Antes pelo contrário. Tem motivado imenso o mais velho a procurar as letras (algo que sempre tentei ter presente no nosso Ambiente Preparado mas raramente lhe chamaram a atenção. Por falar nisso, tenho uma história a contar quanto a isso. Mas hei-de fazer um post para tal.




É lindo o sorriso de alegria no rosto deles por terem feito algo seu! Eu ajudei no cone, mas o resto foram tudo eles 💗



Sons e letras.


Não estão sempre nas estantes porque as nossas gatas adoooorammm deitar tudo abaixo 🙄🙄🙄 Mas são atividades que providencio com alguma regularidade na vida do Dia-a-dia e que eles adoram e concentram-de imenso.


Um espaço que fica mesmo à entrada da nossa casa e em que procuramos colocar sempre objetos naturais que trazemos das nossas descobertas na Natureza para observação.

Ficam mais alguns momentos e atividades:















Estes feriados ajudaram bastante a permitir isto. Diria que foram fundamentais. As famílias precisam de tempo para si. Somos gratos por estes dias.

Até breve 💗💗💗

domingo, 6 de dezembro de 2020

Os meus imprimíveis favoritos 🥰🥰🖨️⌨️💻🖱️🖨️🥰🥰

Se eu tivesse de, neste momento, determinar quais os sites que mais me ajudam na preparação de materiais de apoio às minhas aulas e apresentações Montessori, estes seriam eles:

1. Creciendo con Montessori: 

Este é dos meus blogs favoritos quanto a materiais imprimíveis e ideias DIY relacionadas com os mesmos. Penso que pertence tb à loja Mumuchu, uma loja que vende, entre diversos materiais educativos Montessori Friendly, também materiais Montessori. 




2. Mi Montessori:

A Raquel faz materiais muito simples, giros e com temas variadíssimos. É também professora do ensino público. Gosto muito. 




3. 1 de + 

Outro blog que aprecio bastante! Mais uma professora do ensino público que usa materiais Montessori na sua prática pedagógica e os dispensa gratuitamente no blog! 



4. Montessori mais pas que

Uma mãe de Ensino Doméstico espetacular! Também partilha imenso material, além do trabalho dos seus 3 filhos!


Sou muito grata a estas mães pelas suas partilhas, pois com elas consigo ter algum material rico em experimentação para usar na escola! 

"Mas, estão todos noutras línguas, como é que fazes?"
Pois, essa é a parte que dá algum trabalho. Na verdade, na matemática, alguns não necessitam de nada pois têm apenas números.
Nos de linguagem e ciências, tenho usado os programas de "pdf to word online" (é literalmente o que escrevo no Google), e após conversão, traduzo no Tradutor do Google e pronto.

Bem, com estes 4 aqui, mais um ou outro que encontro nas suas sugestões, construo a maioria do meu material para o 1o ciclo. Há neles pano para mangas, tanto que nem eu ainda consegui usar tudo (e estou longe disso!!!)

Para os meus pequenos e 1o ano de escolaridade, tenho usado muitos materiais do HOKA, que resultam dum produto da junção de materiais realizados pela Seemi do Trilium Montessori, da Katherine do I believe in Montessori e da Yuliya do Welcome to Mommyhood, que já mostrei aqui no blog. São muitos e variados, dão pano para mangas. Mas estes não são gratuitos como os acima indicados. Se quiserem saber mais, procurem no blog da Yuliya!



E vocês, quais são os vossos favoritos? 

Em Português, temos tido o aparecimento de alguns projetos que têm produzido materiais que considero interessantes.

Em breve faço novo post sobre os mesmos! 💗

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

"Eu não quero aprender mais, eu só quero brincar!"

 "Mãe, eu não quero aprender mais, eu só quero brincar!"

E é por isso que eu não tenho atualizado o nosso perfil com o ambiente em casa. 

Além disso, a força anímica este ano tem sido... Blagh! Lol! Quem anda assim por aí também? 

Planeei tanto aproveitar esta situação de Pandemia como uma oportunidade para ir mais além com os meus filhotes em casa, e no fim... Bem, tem sido sofá, brincadeira desestruturada, brincadeira lá fora e na Natureza e pronto. 

O que fariam vocês se as vossas crianças dissessem o mesmo? 

Mas, na verdade, ele não está desinteressado de aprender. Isso seria, provavelmente, impossível numa criança. Ele simplesmente quer ir mais além do que as típicas aprendizagens estruturadas que lhe vinha a oferecer. Além de querer espaço, muito provavelmente para descobrir mais um pouco dele mesmo. 

Os interesses dele são agora fora dos materiais Montessori que lhe vinha a oferecer. Legos. Livros (anda numa forte fase de interesse por história orais, livros e recontos desses livros à irmã - amoroso de se ver!). Bonecos e peluches, que gosta de cuidar em brincadeira com a irmã e de atirar a alvos escolhidos por ele (temos levado-os a lagos para atirar pedras, usado bolas para atirar, mas não há maneira de lhe passar a fase de atirar). Jogos de montagens com parafusos e peças de encaixe, jogos de encaixe cada vez mais pequenos, construções, construções, construções. Portanto, nada estruturado, mas muito trabalho na mesma. Ah, e está fã de fazer jogos de livros de atividades. 

Na verdade, desmotivei de lhe criar estantes novas. Está mais que claro que ele não está interessado em trabalho estruturado em casa. 

E a pequenina? 

Bem, as estantes têm sido basicamente para ela, mas nada muito estruturado também. Alguns puzzles que vou rodando, Legos (ela tb adora), bonecos e peluches, livros, instrumentos musicais...

E, na verdade, ainda bem! Por vezes chego tão cansada da escola que não tenho vontade de fazer nada. Serei só eu que ando assim???

Bem, a coisa não tem sido totalmente improdutiva (da minha parte), na escola temos avançado bem com Montessori e tem sido extremamente gratificante.

Mas como um guerreiro que se tem esforçado bastante nos últimos anos, estou a aproveitar e a dar a mim mesma algum merecido descanso. Já nem me lembrava de ler um bom livro sem ser de trabalho há ano, e agora cruzei-me com o Yuval Noah Harari e o seu Sapiens, que, aliás, super recomendo! Tanto que nem sei. Leiam! 

E, viva a laziness, tenho descomprimido com um bocadinho de Emily in Paris, que me traz tantas memórias de tempos em que visitei a cidade das luzes e do amor :) A coisa boa é que reavivei algum gosto por moda e estou novamente a dedicar mais tempo para cuidar de mim! Que bom! Finalmente! 

Ah, mas no meio de tudo isto, entretanto fiz mais uma formação Montessori, neste caso de Matemática para o 2o.plano, e ainda bem que a fiz! Neste caso, penso que usarei grande parte das aprendizagens com os meus alunos com Necessidades Educativas Especiais, que têm revelado ganhar imenso com Montessori. Preciso é de apostar em alguns materiais para o 2o Plano. Deixa ver se o Pai Natal dá uma ajudinha neste Natal :)

Bom descanso para quem por aí precisa tanto dele <3


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A 2.ª Grande História - A História da Vida 🐚🦪🦑🦂🦎🦖🦕🕊️🐀🦘🐘🦈🐋🐵👥👨‍👩‍👧‍👦👨‍👨‍👧‍👦👩‍👩‍👧‍👦

Foi no Dia de Halloween! Podia ter sido noutro qualquer, mas de alguma forma criou-se o momento e as coisas fluíram nesse sentido.

A Linha da Vida que traduzi foi imprimida na minha impressora em modo 6x6, e ficou enoooormeee e absolutamente fantástica e motivadora!

Depois, foi só aproveitar um dia que já pedia ser no exterior e contar-lhes esta história!
E que momento!!!

Foi incrível! 
Eles, claro, mal respiravam porque queriam saber tudo! 
A dada altura não aguentaram mais e começaram a perguntar. 

Como a linha vai sendo aberta aos poucos, eles diziam sempre que a próxima Era era a dos dinossauros!!! Hahahah!!! Foi muito divertido fazê-los perceber que foi preciso tanto, tanto, para os dinossauros e depois para o ser humano!

E quando chegamos ao fim...

"E chegou o ser humano, e ele veio ao mundo para..."

"Salvar o mundo!" - foi a resposta pronta dum aluno meu. Que delícia! (mesmo que a gente saiba que não é bem assim, esperemos que seja para a geração deles. Por aqui fazemos todos a nossa parte.)
"Sabem há quantos anos viveu esse animal (amonite) que têm na mão? Há cerca de 300 milhões de anos!!!!!" - "Uaaaaaaaaauuuuuuu!!!!"
Uau mesmo! Quem não sente este deslumbramento? E enquanto trabalhamos em matemática a leitura de grandes números, faz ou não sentido contar histórias em que se situe e justifique o uso desses números????

As miniaturas "roubadas" provisoriamente ao meu filhote fizeram sucesso, nomeadamente este  Dunkleosteus, um exemplo de peixe com placas do Devónico cuja boca abre e "morde" com os seus dentes. Todos eles quiseram sentir essa mordida, e depois também a do T-Rex, lol! São ambos da marca Schleich, basta procurar pelo nome da internet, mas recomendo a loja Flying Teapot, costuma ter boas promoções desta marca e de outras do género (Papo, Safari...)
Outras miniaturas levaram-nos a fazer uma revisão deste processo de evolução.


E claro que foi um delírio quando chegamos à fase dos dinossauros. E a surpresa que foi perceberem que o T-Rex não existiu ao mesmo tempo que todos os outros dinossauros!!!

E estes estranhos mamíferos, que ou se extinguiram ou evoluíram para se tornarem os actuais elefantes, tatus, preguiças...

A Linha da Vira foi pendurada numa das paredes da sala (a única que dava para algo tão comprido) para permitir o acesso à mesma pelos alunos em tempos de Pandemia. Daqui saíram projetos de investigação sobre dinossauros (claro!), mas tal não invalidou que alguns alunos tenham preferido apenas ler nos livros e enciclopédias informações sobre os mesmos. 


 
Ao trabalharmos a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e acentuação um deles sugeriu que usássemos palavras da Linha da Vida (ricas em números elevados de sílabas, acentos agudos e palavras esdrúxulas!). Entretanto, também analisamos algumas das suas frases com a nossa Gramática Montessori.

Também lhes li a biografia de Charles Darwin, esta esta aqui, para ajudar a interiorizar o conceito de evolução das espécies, e ao mesmo tempo uma linha de vida, neste caso, da vida de Darwin. 

Duas semanas depois, começaram a referir que já não se lembravam bem de algumas partes da história. Então, sugeri lermos em grande grupo estes cartões (vejam o L'èon Phanerozoique) que também traduzi e coloquei à disposição no grupo Montessori no 1o Ciclo Portugal. E foi óptimo voltarmos a rever, porque eles, desta vez, prestaram atenção a outros pormenores e momentos que claramente, com a ansiedade dos dinossauros, não prestaram da 1a vez!!! :) :) :) Crianças a serem crianças :) <3

Relembramos os diferentes grupos de animais (moluscos, bivalves e univalves, corais e a história do ciclo da cal, primeiras plantas na terra, peixes, anfíbios e insetos, répteis, aves, mamíferos, vertebrados e invertebrados...) Tão bom perceber que o trabalho dos anos anteriores ficou tão bem consolidado neles, sem qualquer dúvida ou questão! Que bom!!! :) Montessori funciona mesmo!!! E é tão bom e bonito aprender assim! :) 

Bem, e com isto tudo, estamos a chegar à 3a Grande História, a história do homem. E escusado dizer, eles estão ansiosos!!! :) :) :)