quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A 2.ª Grande História - A História da Vida 🐚🦪🦑🦂🦎🦖🦕🕊️🐀🦘🐘🦈🐋🐵👥👨‍👩‍👧‍👦👨‍👨‍👧‍👦👩‍👩‍👧‍👦

Foi no Dia de Halloween! Podia ter sido noutro qualquer, mas de alguma forma criou-se o momento e as coisas fluíram nesse sentido.

A Linha da Vida que traduzi foi imprimida na minha impressora em modo 6x6, e ficou enoooormeee e absolutamente fantástica e motivadora!

Depois, foi só aproveitar um dia que já pedia ser no exterior e contar-lhes esta história!
E que momento!!!

Foi incrível! 
Eles, claro, mal respiravam porque queriam saber tudo! 
A dada altura não aguentaram mais e começaram a perguntar. 

Como a linha vai sendo aberta aos poucos, eles diziam sempre que a próxima Era era a dos dinossauros!!! Hahahah!!! Foi muito divertido fazê-los perceber que foi preciso tanto, tanto, para os dinossauros e depois para o ser humano!

E quando chegamos ao fim...

"E chegou o ser humano, e ele veio ao mundo para..."

"Salvar o mundo!" - foi a resposta pronta dum aluno meu. Que delícia! (mesmo que a gente saiba que não é bem assim, esperemos que seja para a geração deles. Por aqui fazemos todos a nossa parte.)
"Sabem há quantos anos viveu esse animal (amonite) que têm na mão? Há cerca de 300 milhões de anos!!!!!" - "Uaaaaaaaaauuuuuuu!!!!"
Uau mesmo! Quem não sente este deslumbramento? E enquanto trabalhamos em matemática a leitura de grandes números, faz ou não sentido contar histórias em que se situe e justifique o uso desses números????

As miniaturas "roubadas" provisoriamente ao meu filhote fizeram sucesso, nomeadamente este  Dunkleosteus, um exemplo de peixe com placas do Devónico cuja boca abre e "morde" com os seus dentes. Todos eles quiseram sentir essa mordida, e depois também a do T-Rex, lol! São ambos da marca Schleich, basta procurar pelo nome da internet, mas recomendo a loja Flying Teapot, costuma ter boas promoções desta marca e de outras do género (Papo, Safari...)
Outras miniaturas levaram-nos a fazer uma revisão deste processo de evolução.


E claro que foi um delírio quando chegamos à fase dos dinossauros. E a surpresa que foi perceberem que o T-Rex não existiu ao mesmo tempo que todos os outros dinossauros!!!

E estes estranhos mamíferos, que ou se extinguiram ou evoluíram para se tornarem os actuais elefantes, tatus, preguiças...

A Linha da Vira foi pendurada numa das paredes da sala (a única que dava para algo tão comprido) para permitir o acesso à mesma pelos alunos em tempos de Pandemia. Daqui saíram projetos de investigação sobre dinossauros (claro!), mas tal não invalidou que alguns alunos tenham preferido apenas ler nos livros e enciclopédias informações sobre os mesmos. 


 
Ao trabalharmos a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e acentuação um deles sugeriu que usássemos palavras da Linha da Vida (ricas em números elevados de sílabas, acentos agudos e palavras esdrúxulas!). Entretanto, também analisamos algumas das suas frases com a nossa Gramática Montessori.

Também lhes li a biografia de Charles Darwin, esta esta aqui, para ajudar a interiorizar o conceito de evolução das espécies, e ao mesmo tempo uma linha de vida, neste caso, da vida de Darwin. 

Duas semanas depois, começaram a referir que já não se lembravam bem de algumas partes da história. Então, sugeri lermos em grande grupo estes cartões (vejam o L'èon Phanerozoique) que também traduzi e coloquei à disposição no grupo Montessori no 1o Ciclo Portugal. E foi óptimo voltarmos a rever, porque eles, desta vez, prestaram atenção a outros pormenores e momentos que claramente, com a ansiedade dos dinossauros, não prestaram da 1a vez!!! :) :) :) Crianças a serem crianças :) <3

Relembramos os diferentes grupos de animais (moluscos, bivalves e univalves, corais e a história do ciclo da cal, primeiras plantas na terra, peixes, anfíbios e insetos, répteis, aves, mamíferos, vertebrados e invertebrados...) Tão bom perceber que o trabalho dos anos anteriores ficou tão bem consolidado neles, sem qualquer dúvida ou questão! Que bom!!! :) Montessori funciona mesmo!!! E é tão bom e bonito aprender assim! :) 

Bem, e com isto tudo, estamos a chegar à 3a Grande História, a história do homem. E escusado dizer, eles estão ansiosos!!! :) :) :) 





segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Montessori Summit: Uau, que fantástica experiência!!!

 


Mas que fantástica experiência!!! Que inspiração, que aprendizagem!!!

Devo confessar que não pretendia ouvir tudo, tudo (devido aos afazeres de casa e afins, e porque as palestras ficarão disponíveis na plataforma do Summit por mais 3 meses) mas após iniciar ouvindo a fantástica Dra Carla Ramires, no dia 14, não deu para parar mais!
Assim como começar com o Gabriel Salomão e a fantástica Camila Isola no dia 15, como poderia desligar?
Tanto conhecimento, tanta sabedoria partilhada com tamanha entrega, nestes dois dias!!!

Achei lindo e maravilhoso todo o espírito de partilha, conhecer tantos profissionais que claramente respeitam e vêem a criança, sobretudo, com o coração!

Pessoas que abdicaram de toda e qualquer forma de tirania contra a criança, e que apenas abraçaram a Paz como forma de comunicação, de estar e de ser, Paz esta que vem da observação sistemática e científica, mas também do coração de Maria Montessori. Que momentos tão bons, que partilha tão bonita!

Estou certa de que não esquecerei esta experiência tão cedo!
Sou muito grata à Maria e à Catarina pelo convite para participar neste Summit como oradora no meio de oradores tão brilhantes (que privilégio!!! :) ), por me terem permitido ter voz quanto ao que eu faço com a minha turma (o meu caminho de construção de uma realidade cada vez mais Montessori, de Paz e Cooperação para os meus alunos), mas também quanto ao que eu penso sobre algumas atuais políticas educativas, papel do professor, voz como mãe... Foi um momento muito importante para mim, onde me senti acarinhada e respeitada como nem sempre somos, no nosso mundo "cá fora". 

Sou também imensamente grata a quem nos ouviu e permitiu que este Summit acontecesse! Grata a todas as pessoas que nos brindaram com palavras gentis e carinhosas. Foi um ambiente fantástico onde se estar, mesmo que apenas online.  

Muita, muita gratidão por esta experiência! Vou guardá-la na minha memória por muito, muito tempo!

Ficam algumas frases chave:









<3 <3 <3