Tabela baseada nesta deste documento aqui |
Comecei por um Powerpoint, algo novo para os meus alunos (na escola não temos computador).
A parte "divertida" está no poder fazer-lhes perguntas, eles analisarem as palavras das frases no ecran, e depois verem as respostas a confirmar a sua com as animações próprias deste programa. Mas deixo desde já claro que não obrigo ninguém a responder se não quiser, aliás, esse é um princípio base na nossa escola.
Basicamente, vamos palavra a palavra, e todos eles analisam pelo menos uma. É um trabalho de que todos gostam, e conforme vão ficando melhores, mais gostam.
Quero reforçar a importância de estes PowerPoints terem os materiais e símbolos que ja usavamos nas nossas aulas presenciais. Aliás, tenho usado na Matemática e noutras aprendizagens Powerpoints com materiais já conhecidos pelos alunos, que ajudam muito à sua aprendizagem tb em E@D. E porquê: porque assim não é tudo novo e causa alguma estabilidade para a aprendizagem do conteúdo a trabalhar.
Ao procurar a tabela que se encontra em cima, encontrei esta atividade: http://www.creciendoconmontessori.com/2012/07/gramatica-montessori-en-espano.html
E assim decidi ver se os pequenos aderiam à ideia! E correu muito bem! :)
Fonte:www.creciendoconmontessori.com
Materiais:
·
Material
EVA ou esponjoso
·
Rolhas
de cortiça
·
Esponja
·
Cola
·
Tintas
Como fazer os
carimbos:
1. Recortar o material EVA com as formas dos
símbolos da gramática Montessori.
2. Colar os símbolos numa das extremidades das
rolhas.
3. Recortar a esponja em 9 quadrados e colocar
tinta de acordo com as cores dos símbolos.
4. Utilizar os carimbos para identificar as
palavras de frases!
|
Fonte:www.creciendoconmontessori.com |
Adoro quando eles juntam aprendizagens ativas aos trabalhos :) <3 <3 <3
Claro que depois no caderno eles analisam as frases, tal como fazemos no Powerpoint.
A meu ver, os símbolos vão permitir uma reflexão sobre as caraterísticas morfológicas de cada palavra duplamente, ou seja, primeiro para a associação do símbolo, e depois a classificação (oral ou escrita) da mesma. Assim, por cada exercício eles repetem pelo menos 2 vezes um pensamento. E muitos assim reforça muito melhor as aprendizagens sem serem necessárias mil fichas :)
Ah, nós colocamos os símbolos por baixo das frases porque foi assim que começamos. Recentemente fiquei a saber que nas escolas Montessori colocam em cima. Realmente, ainda tenho tanto a aprender :)
Mas a nós corre-nos bem assim também. <3