domingo, 5 de janeiro de 2020

Experiência com ovos colorida! 🎨🥚🍡🥛🎨🧪🧫🔬📝❤️💛💙

 Tenho andado com necessidade de fazer novas experiências com os miúdos! 

Há dias encontrei esta página com imensas sugestões de experiências giras para fazer com os pequenos!

Dado que andamos nestes preparos aqui  e estamos novamente em fase forte de cores, associar a ovos, que sempre foi um das produções da natureza que mais fascinou o meu filhote, achei esta simples e bem interessante!

Materiais:
- 3 copos (nós reutilizamos frascos)
- uma garrafinha cheia de vinagre (das que se encontram à venda, no nosso caso bastou uma)
- corantes amarelo, azul e vermelho
- 3 ovos

Procedimento:

1. Encher os 3 copos com vinagre até cerca de 3/4 do tamanho dos ovos.
2. Acrescentar corantes.
3. Colocar lá dentro o ovo.
4. Esperar 48 horas.

Ao fim de umas horas já se via a casca a formar um gás, o gás carbónico, produzido pela reação de carbonato de cálcio com o ácido acético do vinagre:

Estas fotos são após as 48 horas (bem, foram mais umas 56 🙄🙄🙄 ):


Retirei os ovos dos frascos com a colher, sob o olhar atento deles!


Depois dei-lhos para a mão, e foi uma alegria! A pequena adorou apertar o ovo (tanto que fiquei com receio que rebentasse, mas não) Os ovos, com o vinagre, ficam parecendo bolas de borracha, com imensa flexibilidade. Os corantes acrescentam uma cor muito gira ao processo.


Bem, após explorarem um pouco, ainda tentei usar uma lanterna para ver através deles, mas no nosso caso não resultou (provavelmente por ter deixado tanto tempo no vinagre, talvez resultasse se tivesse cumprido o prazo das 48 horas). O passo seguinte foi tentar rebentar a membrana do ovo:


 A mistura de cores foi super gira! O pequeno (que já abriu muitos ovos normais) ficou espantado ao ver o azul a sair do ovo, assim como as outras cores.
Por fim, analisamos a película em que o ovo estava envolvido, e confirmamos que é bem robusta, parecendo borracha!


Porque é que isto acontece?

Quando se coloca o ovo no vinagre, a sua casca, que é formada por carbonato de cálcio, reage com o ácido cético, formando dióxido de carbono e, por isso, desaparecendo.

Entretanto, a membrana entre a casca e a clara do ovo reage também, tornando-se elástica.

O ovo também aumenta de tamanho. Tal deve-se à osmose! Ou seja, as moléculas de água (com o corante) que se encontram no vinagre passam pelos poros da membrana semipermeável do ovo, entrando no mesmo para equilibrar as quantidades da mesma dentro e fora do mesmo. 

É por isso que, depois de rebentarmos essa membrana, saiu água colorida para a taça branca.

Ao rebentarmos o ovo elástico, as claras de diferentes cores juntaram-se formando as cores secundárias :)

É ou não é uma experiência gira? 😊😊😊😉

Expressão artística e receita de plasticina caseira 🖼️🎨🎨🖌️🖍️✂️📌✏️

(Receita em baixo)
Por cá, dinossauros ainda são um dos temas mais recorrentes! Desta vez, oferecemos ao pequeno dois livros de colorir do Lidl. Ambos já lhe tinham sido oferecidos antes, mas nunca ligou. Mas como, de repente, ele começou a colorir e A GOSTAR de o fazer, desta vez adorou usar pela primeira vez um livro para o efeito.

Preciso de fazer uma pequena reflexão em relação a este processo que foi ele colorir. Na verdade, ele nunca o quis fazer antes. No entanto, observou outras crianças, na escola, a fazê-lo (ele anda num Pré-escolar em regime de turma mista). Sempre preferiu pintar com o pincel em folha branca, até há cerca de um mês atrás em que, de repente, começou a colorir tal e qual como podem ver nas fotos, ou seja, sem sair muito da linha, sendo capaz de explorar cores a seu gosto, e com paciência para terminar um desenho relativamente grande.

Maria Montessori várias vezes referiu que a aprendizagem não é linear. Na verdade, as crianças alternam entre períodos de grande ação externa (em que visualizamos bem o processo e produtos do seu trabalho), e períodos de latência, em que parece não estar a haver progressos, mas na verdade a criança está simplesmente a interiorizar e apreender aquilo que lhes foi apresentado/ensinado, não mostrando, necessariamente, sinais exteriores desse processo.

O meu filho é muito assim. Tem alturas em que parece que não está a aprender nada do que lhe apresento, ou faz uma atividade apenas uma vez e pronto. Mas passado algum tempo demonstra conhecimentos que me surpreendem sempre! 
Aqui, de repente, uma tentativa de escrita :)
A fase de colorir está tão forte que, duma vez, ele consegue ficar a pintar 5 a 6 desenhos destes. Mas mesmo mais complexos, ele revela verdadeiro prazer e profunda concentração durante mais de meia hora, quando o faz. São assim os períodos sensíveis, já o sabemos :) <3

Entretanto, voltamos às aguarelas! O vocabulário dele  anda forte nas cores "escuras" e "claras", logo, este tipo de atividade vai reforçar e permitir que esta aprendizagem se reforce (e gratidão à educadora dele por alimentar tão bem estas curiosidades deles :) <3 )
 Ela, claro, tb pinta.

Para aumentar o grau de dificuldade, apresentei novo desafio: picotar. Ainda lhe é difícil, mas ele gostou. Preciso de arranjar é uns desenhos mais simples para o efeito.

Entretanto, decidimos fazer plasticina caseira novamente. Finalmente encontrei cremor tártaro ( Comprei no Continente), que vi em inúmeras receitas, e claro que fomos fazer todos.
Segue a receita:

2 copos de farinha
1 copo de sal
2 colheres de sopa de cremor tártaro
1 copo de água morna
Corantes com as cores pretendidas

1. Juntar a farinha e o sal
2. Adicionar as colheres de cremor tártaro e mexer
3. Dividir pelo número de cores que se pretender
 A pequena, em forte fase de transferências, adorou fazer isto :)

4. Dividir o copo de água em partes iguais (ao número de cores pretendidas) e adicionar algumas gotas de corante
5. Misturar a água com corante com a farinha dividida. Mexer bem e ir ajustando, acrescentando farinha se a massa ainda pegar às mãos.

Tenho de reconhecer que, com o cremor tártaro, a massa fica muito mais fofa e ligada que apenas com sal e água, como fazíamos antes. Segundo a receita que usei, que tirei daqui, esta plasticina pode durar até 6 meses, o que é muito bom :) Basta que fique bem guardada em recipientes.
Se misturarem as cores, fazem as secundárias:


Ontem apanhei-os a brincar assim :)
Dá para fazer de conta que são comidinha de brincar, e se comerem não há qualquer risco!
Adorei a brincadeira deles :)

Entretanto, aproveitamos para fazer uma garrafinha sensorial com o recipiente do cremor tártaro, no tema que estamos a estudar, o Inverno :)

Os ingredientes são cola com purpurinas, confetis temáticos (foram-me oferecidos e só uso para este tipo de coisas, na verdade são de plástico e tenho problemas de consciência ambiental em usá-los mt, evitem comprar e vejam se alguém amigo tem a mais que vos dê alguns), um pouco de óleo (usei ede cozinha mesmo) e água.

<3 <3 <3