sexta-feira, 22 de novembro de 2019

As cores em Montessori ♥️💛💙💜💚🧡🖤


A pequenina tem andado interessada nas cores. Aponta para tudo e diz "azul, azul"! :) 
Finalmente deu-me o mote para ir buscar a Caixa de Cores Montessori. Numa fase inicial apresenta-se apenas as cores primárias, o que seria a caixa de cores no1 Montessori. No entanto, eu comprei a no2 para ter em casa (fica mais barato que comprar uma caixa para cada fase de desenvolvimento), e nesta fase dou-lhe apenas as cores primárias :) Resulta bem e já temos as outras cores para a fase seguinte!


A explicação é simples, evitando mais palavras além de "Este é azul. Azul". Depois faz-se o mesmo com as restantes cores. É uma forma muito simples e direta de ensinar as cores, sem grandes complexidades que muitas vezes levam as crianças pequenas a fazer confusão entre cores e outros conceitos.
Depois demonstra-se como parear as cores. E pronto. Deixa-se na estante para exploração.

Após esta demonstração, ela fez o pareamento num instante, o que me levou a entender que estava preparada para pelo menos mais 3 cores. Como não tinha à disposição no momento algo para lhe mostrar as cores secundárias e de onde elas provém, usei apenas as barras branco, preto e verde para acrescentar algum desafio.

Aqui ela já demonstrou que o desafio era maior. E a concentração foi-se! :)

Mas o mano aproveitou, pareou e tem usado as peças para exploração da criatividade:

Agora está na altura de mostrar de novo, ao mais velho, as cores da 3a Caixa de Cores. Já o fizemos no verão, em breve iniciaremos o estudo de cada cor.

Esta caixa tem um objetivo diferente, não é necessariamente para trabalhar os nomes das cores, mas a gradação e o vocabulário azul, azul claro, azul escuro, o mais claro, o mais escuro... Estas gradações ficam muito bonitas em estantes temáticas! Por exemplo, no tema do Inverno, pode-se colocar a gradação do azul e dos cinzentos, onde temos o branco e o preto.

Também se pode ir procurar e associar objetos em volta às respetivas cores. Mantas de retalhos podem ser tesouros a explorar com estas tabuinhas!

A parte curiosa é que, inicialmente, Maria Montessori usava fios de seda, e não tabuinhas de cor, como podem ver nesta foto de materiais antigos Montessori:


Esta foto pertence à exposição sobre Montessori do Museu Gonzaga. Podem ver mais fotos dos seus materiais aqui.


<3

Sem comentários:

Enviar um comentário