terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Inverno, Natal e Ásia #1

Desde que recebeu o seu "Planeta Terra" aqui, que tem uma verdadeira paixão e adoração por tudo o que está relacionado :)

Então, 2 meses após a entrada no Jardim de Infância e da mudança de casa, voltamos a ter um espaço de exploração e descoberta de acordo com curiosidades pessoais dele. Reparei que lhe estava a fazer falta esta rotina quando se aproximou de mim, há dias, e disse:

"- Mamã, cartões!" - trazendo com ele animais e cartões para associarmos juntos!

Então voltei ao sistema da outra casa: à falta de estantes, coloco quadros brancos em cima das caixas onde guardamos os seus brinquedos e materiais para rotação. Mas precisamos urgentemente de estantes para ele, já que a mana se apropriou da dele :)

É uma doçura vê-los crescer assim! Sempre juntos, ela absorve tudo o que ele faz e ele adora ensinar a mana.

No entanto, ainda é necessário manter as coisas simples. Aqui explorámos um bocadinho mais os animais da Ásia com os cartões daqui, e os números, que têm tido um novo despertar nele. Esta relação com os números não é gradual nem constante, é de fases de muito interesse e outras de nenhum. Mas aqui estão eles de novo - imprimíveis daqui!

Estes dias foram marcadas pelas experiências com diferentes materiais: fizemos pegadas de animais em barro, e andámos a explorar de novo as misturas de cores. Ele ADORA fazer isto, e olhem lá já a pinça e o domínio com a pipeta:
Ao longo da atividade apercebemo-nos que a pequenina está muito curiosa e mexe em tudo que o mano quer fazer. Encontramos esta solução para evitar isso:

Entretanto, estes lindos chegaram e, embora sejam para o Natal, não resisti a antecipar o dos ovos, dada a perfeição que ele sempre demonstrou pelos mesmo :) Ele adora este puzzle! :) No entanto, revelou que já sabia que estes animais nasciam de ovos. 😂😂😂😂🥰🥰🥰

Também quisemos fazer algo bonito para o Natal, uma mesa de inverno algo arrojada, mas cheia de coisas lindas da Flying Teapot:
Juntamos-lhe os círculos de barro com as pegadas dos animais, uma atividade que fizemos anteriormente e que ele AMOU!!! :) Estes animais da Schleich e da Papo fazem umas pegadas perfeitas, é um espetáculo! :)

Feliz Natal! 
<3 <3 <3

domingo, 2 de dezembro de 2018

Casa nova... Novas Descobertas! (e Montessori sempre presente :) )

O meu filho tem 3 anos, mas já vai na sua 4ª casa. 
A vantagem de mudar tantas vezes é esta: aprende-se sobre um novo ambiente, uma nova adaptação, novas realidades. Em casa pouco temos feito, apenas nos estamos a acostumar a esta nova vida. 
Mas do que temos mesmo gostado é de passear (podem ver o que Maria Montessori pensava disso aqui) :)





Em casa, voltamos a tentar manter o ambiente simples, embora reconheça que, com 2 filhotes, a coisa complica!!!! 

Então, a solução vem em colocar em baixo, na estante, coisas para a pequenina, que está com 11 meses, já gatinha e já se põe em pé. Queria colocar uma barra no espelho, como teve o irmão, mas, lá está, sinto o mesmo problema que muitas famílias: a casa é alugada... Então, tenho-lhe dado várias possibilidades de se por de pé, e ela está realmente com uma enorme necessidade de o fazer! Ou apoiando-se em nós, ou apoiando-se na cozinha de brincar do irmão, ou na estante, ou na nossa cama, em que a parte da frente tem mesmo o tamanho certo para ela... Tudo é válido, e ela tem total liberdade de andar pela casa e explorar, descobrir, levantar ... Acho lindo demais vê-la tão pequenina, mas tão exploradora e "independente" :) <3




E porque estamos outra vez em Dezembro, e muito inspirada por esta atividade em família do blog Mindful Montessori, vamos tentar seguir a mesma ideia e fazer uma atividade em família por dia! :) Há valor mais bonito que este a ensinar no Natal? 

Em Montessori nào se alimenta a fantasia, como sabem, a criança pequena necessita de conhecer a realidade em que se insere, e o mundo real é muito mais estimulante da imaginação que mil histórias de fantasia imaginadas por outros. Então, nós aqui queremos passar a ideia da importância do Natal para a família, os encontros, a generosidade natural do ser humano. 

O avô fez anos, e nós fizemos estas bolachinhas para comemorar. Embora ele não esteja perto de nós (está a 450km), nós fazemos muitas coisas a pensar neles e na restante família (avó, tios, primos..) 



A dada altura, enquanto estávamos a meio da receita, a mana exigiu mamar! Mas isso não é obstáculo para uma criança Montessori. Maravilhosa, a forma como ele tomou a rédea dos passos seguintes e continuou a fazer as bolachinhas. 






Delicioso ver toda a evolução do ano passado, em que ainda precisava de ajuda para todo este processo :)

Entretanto, tenho também de dar algum mérito ao Jardim de Infância para onde entrou, que embora não Montessori, tem uma educadora fantástica, que acredita no trabalho totalmente realizado pelas crianças, que alimenta muito o contacto com a realidade, a natureza, e é também uma pessoa fantástica! 

Tal como ela indica, a sua base é Piaget, e Piaget foi discípulo de Montessori e nas suas investigações sobre a criança, também observou as crianças montessori. Piaget foi ainda um dos presidentes da Associação Montessori Suíça! 

Dá que pensar, não dá? Porque foi Piaget mais valorizado nos seus estudos da criança que Maria Montessori? 

Para mim a resposta é fácil: sendo que fez as suas observações e estudos em meados do século XX, teve maior reconhecimento pela comunidade científica por ser homem. Além disso, ele fez experiências com as crianças, algo que Maria Montessori considerava anti-ético. Curioso, hein? De qualquer forma, essas experiências não foram negativas para as crianças, e levou a que as suas ideias chegassem a mais educadores e professores, e hoje somos gratos por isso. Só fico com pena que não se tivesse ouvido mais cedo Maria Montessori, talvez assim a criança tivesse sido ouvida e respeitada mais cedo também...

Bem, e lá divaguei eu mais um pouco :) Gosto de pensar e tirar ilações de tudo o que tenho aprendido sobre Montessori nos últimos anos, acho que a mesma foi uma pessoa fascinante e quanto mais avanço neste conhecimento, mais me apercebi que tantos investigadores e livros li antes de a ler a ela, e no fundo todos concluem aquilo que ela foi a 1a a concluir: 
  • A criança aprende por imitação, pois possuímos neurónios espelho que, nos primeiros anos, absorvem o mundo e as pessoas tal como elas se apresentam;
  • A criança tem voz e tem uma força interior enorme que pode mudar a Humanidade - a criança tem uma bondade infinita, não faz distinção entre cor, religião, bandeira;
  • A criança aprende praticamente sozinha se tiver um ambiente adequado às suas necessidades e um adulto preparado que oriente esse ambiente;
  • A liberdade é motor da descoberta, exploração, investigação: a criança é um investigador científico nato;
  • Liberdade implica limites conscientes de si e dos outros, logo implica responsabilidade - a criança cresce aprendendo a respeitar-se a si e aos outros;
  • A Vida Prática é uma forma super positiva de aprendizagem indirecta: além da criança aprender a tornar-se um adulto autónomo, a mesma ajuda indirectamente à aprendizagem da leitura, escrita, matemática, ciências... Em casa, a Vida Prática ajudará muito para que a criança venha a ter sucesso na escola e na vida, e provavelmente bate qualquer brinquedo educativo que a gente compre ;)
Pronto, por hoje é isto :)

Um abraço,
Ana 


domingo, 21 de outubro de 2018

Rãs :)

Viver no campo tem destes encontros :)






Então, claro que vamos aproveitar e saber mais sobre estes bichinhos :) Curiosamente, coincidência ou não, tinha encomendado esta semana este livro sobre o sapo da coleção Mês Premieres Decouvertes (da qual somos absolutamente fãs, absolutamente rendidos! Tem todos os temas que possam apaixonar crianças destas idades, imagens maravilhosas e todos cá em casa aprendemos com eles! :) Eu incluída!!! :) <3 Isto veio em seguimento do tema dos ovos da última estante aqui!


Entretanto, também mudamos de casa. Pois é!!! Vida de professora é isto: criança de 3 anos, desde que nasceu, já vai na 4a casa . Esperemos que desta vez fiquemos mais tempo :p 

E para não mexer muito mais com hábitos e rotinas, tentamos manter tudo ao mesmo estilo que dantes, assim como alguns dos temas:


E aqui está ele a explorar e a fazer imenso jogo simbólico com elas! :) 
Com aquele cartaz cheio de bonequinhos, que vinha no kit de trabalhos manuais de outono do LIDL (do qual fiquei fã, porque traz instruções de como fazer - aquele origami ali em cima é de lá ;) ). usamos para fazer um I SPY de já alguns sons iniciais de Consciência Fonológica! Ele ainda está a começar a interessar-se por isso, mas com estes bonequinhos tem sido muito giro :)
Então, e como se faz esse jogo do I SPY, tão tradicional em Montessori?

Joguem comigo também :)

Então, eu vejo, eu vejo um animal que começa pelo som rrrrrrr....

"RAPOSA!"
Boa, é mesmo a rrrrrrrraposa!!! :)

E se ele se engana? Não faz mal, e não o corrijo. Em Montessori não se corrige nunca. O erro é um aliado da aprendizagem. Neste caso específico, eu, adulto preparado, fico logo com a ideia de que, logo que possa e ele demonstre interesse, poderei voltar a fazer o jogo de associação de objetos a sons (letras iniciais). Ou posso até dizer, depois de um:

Eu vejo, eu vejo uma planta que começar peço som áááááá!!!

"ÀRVORE!"
Isso, árvore, que está mesmo aqui em cima da rrrrrrraposa! ;) 

Perceberam como podemos dar a volta sem danificar a auto-estima e auto-confiança da criança? Claro que isto, nem sempre, nem nunca ;) Porque eles começam a aperceber-se mais tarde, lol :) Mas nestas idades pode ser assim, de vez em quando ;)



Vamos ver como corre a semana! Continuamos também com o tema do outono, tema transversal e sempre presente (como podem ver na estante :) Agora só nos falta enfiarmo-nos numa floresta mesmo, para trazer mais folhas e pinhas e outros tesouros, e irmos à procura de pegadas! Já temos um kit pronto para tal :) 



Entretanto, fomos fazendo esta atividade com folhas e aguarelas. Que lindo efeito :)



Um abraço :)
Ana


<3 <3 <3

sábado, 29 de setembro de 2018

Novidades da pequenita


Bem, essencialmente, aprende imenso com o irmão, leva tudo à boca, está em plena fase oral e tem um gosto maravilhoso por explorar objectos que não conhece ainda, é muito ávida de novos objectos!
Dá a entender que está também quase, quase a gatinhar  :) <3


A parte de baixo da estante é para ela, o que não significa que não tenha mais curiosidade pelo que está nas prateleiras de cima e por isso faça de tudo para alcançá-las :D :D :D


Já usa as caixas de permanência Montessori (mas que maravilhoso material!) :





Os novos amiguinhos deixam-na tocar, pois não é muito de agarrar!

E continua maravilhosamente o BLW. <3

Um abraço,
Ana 

Ovos #3


Já é sabido que o moço, cá em casa, sempre teve fascínio por ovos. Este post fala um pouco sobre como começou, mas acima de tudo, na verdade, tudo começou com as galinhas do nosso vizinho. Nós damos os nossos restos a elas, e inevitavelmente o pequeno apercebeu-se das fases diferentes das vidas delas, sendo que a mais marcante é sem dúvida, na Primavera, o choco dos ovos.

Bem, depois de passarmos semanas inteiras a comer ovos cozidos e fritos e omoletas e bolos e mais uma ou outra receita com ovos (tudo feito por e com ele), achei por bem não alimentar muito mais esta (doce) tara por ovos, e aos poucos ela foi regredindo/alternando para outros interesses. No entanto, volta e meia (no aniversário) lá lhe comprei uns livrinhos sobre ovos e realmente constatei que o moço gosta de ovos, pronto! Lol!

Conclusão: quando a Flying Teapot abriu e nos mostrou estas belezas de animais e outros que tais da Papo e Schleich, conclui que ia ter de alimentar mais esta paixão por ovos, desta vez com estes ninhos de avestruz e crocodilo da Schleich e este pinguim e cegonha com crias :) Voltei a ir buscar outros livros e jogos que ele já conheceu antes, fui buscar ainda o ciclo de vida do sapo da Safari Ltd e, plim, lá veio de novo o enooooorme fascínio! É incrível como ele achas aves e insetos e ovos algo absolutamente fascinante!

Ah, algo fascinante destes ninhos é que os ovos abrem e pode-se colocar e tirar a cria deles e fechá-los, reproduzindo as vezes que quisermos o nascimento deles. Escusado dizer que isso tem sido uma das grandes delícias do moço! Que forma mais gira de brincar e aprender <3 <3 <3




Lá quis ver de novo o livro Whose egg?, e desta vez acompanhamos com miniaturas <3


Aproveitamos e fizemos umas contagens: introduzi o conceito de número ordinal, dizendo de acordo com o seu lugar de aparência no livro e na fila.


Aqui são os puzzles de insetos, ave e batráquio, que são acompanhados pelos respectivos ciclos de vida e cartões para associar. Em tempos já andamos a explorar estes ciclos:



Hoje adicionamos os cartões de associação (que na altura ainda não tinha prontos! :P lol!)
Estas miniaturas dos ciclos são da marca Safari e quem vende é a Ana Sousa da Speech in Love.



Entretanto, a nossa mesa de ciências/fogão de brincar do IKEA estava a tornar-se uma mesa da Paz: as novas plantas, a kalimba que foi lá parar, os ímans naquelas flores de latão... Porque não passar mm a ser a nova mesa da Paz? Este livro veio dar-lhe sentido :)


Este livro não é bem Montessori, mas é muito friendly, também compramos na Flying Teapot, e é lindo demais! É uma parceria da Edicare, Amnistia Internacional e Yoko Ono, com o poema de Jonh Lennon Imagine, um verdadeiro hino à Paz Mundial! <3 Ficou na que é, por agora, uma Mesa da Paz provisória, embora estejamos a ficar fãs dela assim :P lol!




E continuamos com a Geografia, ele tem adorado associar os animais da Pochette Montessori dos Animais dos Continentes, as imagens desenhadas finalmente começam a seduzi-lo mais que fotos ;) Mas deixem-me referir mais duas preciosidades da Teapot: o livro "Bem-vindo ao nosso Mundo", que está uma delícia, e a figura do Inuit e da Mãe Índia! :) O meu filhote delirou com o facto dela levar o bebé às costas! A figura é realmente linda! Sou mt grata à Cláudia Faria da Flying Teapot por esta bela descoberta :)










Um abraço,
Ana