O meu pequenote está a crescer e nota-se realmente muito a fase sensível do vocabulário. Segundo Montessori, esta fase sensível vai dos 0 aos 6 anos de idade. É sem dúvida a fase em que as crianças aprendem a falar e a melhorar o seu vocabulário. Então, é muito importante falar com eles, ter reais conversas ouvindo com atenção o que dizem e responder (mesmo que por vezes não se entenda bem tudo o que dizem), ler livros, contar histórias orais, e podemos sempre usar os cartões de vocabulário Montessori! Já mostrei noutros posts aqui no blog alguns desses nossos materiais.
Desta vez, impulsionada pelo interesse que ele revelou pela pista ecológica da EverEarth aqui que recebeu no aniversário, decidi aproveitar uma ideia que tive quando comprei nos chineses este mini- livro com autocolantes e fazer cartões de vocabulário para mais tarde.
Claro que ele adorou fazer, primeiro porque foi ele que veio ter comigo com este livrinho e ficou todo contente quando lhe perguntei: "Queres fazer uma atividade com a mamã?", porque além de poder usar autocolantes, também pode repetir e repetir os seus nomes para memorizá-los! Reparo que ele faz isso cada vez mais vezes, fala, fala, repete, repete... :)
E pronto, ficaram lindos! Certo que as imagens não são iguais ( e deveriam, segundo Montessori. As imagens devem ser iguais para que haja apenas uma dificuldade, no caso destes cartões de 3 partes, a leitura), ainda não sei bem se os vamos usar mais para a frente, mas se esse facto não se tornar um inconveniente, quem sabe? ;)
Ah, lembram-se destas máquinas aqui, que ele adorou ver num dos nossos passeios?
Bem, isso fez-me procurar por uns "carrinhos" assim, mas a consciência ecológica cada vez mais aguçada com estes excessos de plástico fez-me procurar uma alternativa de madeira! E estou muito contente com estes que encontrei aqui!
Giro, giro, é os tamanhos serem idênticos e ele poder explorar esta cidade ecológica (os carros enchem os depósitos nas bombas de hidrogênio, existe um ponto de energia solar, outro de energia eólica, caixote de reciclagem...) também com os seus "tratores" (é assim que ele os chama :) )
Junta-se pedrinhas, um pouco de areia e é uma alegria!
Embora Maria Montessori tenha inicialmente colocado brinquedos na sua escola para as crianças poderem explorar o Jogo Simbólico, os seus relatos levam-nos a entender que as crianças, face a atividades reais (nomeadamente as de Vida Prática que se fazem muito nas Escolas Montessori), acabavam por não lhes ligar, preferindo utilizá-los para atividades de Linguagem. Assim, numa escola Montessori não é costume ver-se objectos para Jogo Simbólico.
No entanto, da minha experiência, não vejo porque não ter momentos desses em Casa, primeiro porque casa não é escola, logo deve haver espaço para momentos em família, momentos de exploração, momentos de Paz, de brincadeira, de descanso... Segundo, porque é impossível ter todos os materiais Montessori em casa, pelo que eu dou prioridade à grande máxima de Maria Montessori que diz "Em caso de dúvida, seguir a criança sempre".
Um abraço,
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário