segunda-feira, 30 de julho de 2018

Livros sobre o Método Montessori


Um livro que, para mim, foi fundamental para ajudar a perceber melhor como aplicar Montessori em Casafoi este:



Este foi um dos primeiros, aquele que recomendaria a qualquer mãe que está a iniciar. Tem fotos lindas de ambientes preparados em casa, sugestões de como tornar a casa um espaço acolhedor e ao mesmo tempo adaptado à criança, permitindo a sua descoberta e conquista da autonomia.

Também recomendo sempre fazer este curso online gratuito da Bei do blog Tigriteando: Curso Gratuito Montessorizate do Blog Tigriteando


Ou ainda o da Cristina Tébar, autora do único livro em português sobre Montessori, Educar com o Coração:



O seu curso gratuito está no seu blog, o Montessori en Casa: Curso Grátis Montessori en Casa


No entanto, recomendo sempre que se faça pelo menos um curso presencial com alguma formadora Montessori, e porquê? Porque acho super importante entender a forma, a Paz que deve habitar dentro duma pessoa que aplica Montessori, e as formadoras Montessori têm-na e demonstram-na duma maneira muito natural, mas que é importante SENTIR. E isso nenhum livro, blog ou vídeo o conseguirá exprimir.

Depois desta introdução ao Método, recomendo o máximo de leituras do blog do Gabriel Salomão, Lar Montessori. O Gabriel é um grande estudante e apaixonado pela metodologia Montessori, além de ser, ele próprio, uma criança (agora adulto, claro! :) ) Montessori. Além disso, ele é também Guia Montessori.




Enquanto isso, podem e devem ler todos os livros mais importantes que Maria Montessori escreveu: "A Criança", "A Mente Absorvente", "Pedagogia Científica"... Todos estes encontram-se em PDF gratuito no grupo do Facebook "Montessori Portugal". Neles, quase que é possível "conversar" com Maria Montessori, conhecer melhor a mulher que ela era e o porquê de tudo o que ela observou. Super interessantes e importantes, pois explicam o porquê do Método e porque é que é assim tão importante Seguir a Criança. Uma leitura preciosa.








Para uma fase mais para a frente, que será a que me encontro agora, descobri estes livros que estou a achar muito bons e que vão de encontro com esta nova fase do meu filhote, dos 3 aos 6 anos.

A maioria dos objetos, jogos e atividades que escolho e escolhi até agora para o meu filho vêm sempre como consequência dum passeio na natureza, ou de um olhar mais intenso que ele coloca em algo ou, agora com a linguagem a desenvolver-se a um ritmo fantástico, a algo que ele pede, e/ou pergunta o que é.

Mas nem sempre é fácil compreender como integrar nestas aprendizagens o material especificamente Montessori. Pelo que estes livros vieram como uma lufada de ar fresco e alguma orientação para uso e criação de materiais, e sua melhor aplicação seguindo as descobertas de Maria Montessori.

Por cá, estão a ajudar a entender porque certos materiais que comprei ainda não lhe interessam (mas em caso de dúvida, apresentar sempre, porque cada criança é uma criança e pode perfeitamente surpreender-nos muito com os seus interesses e conhecimentos), e acima de tudo, a orientar para o que é melhor comprar/fazer agora e e que posso deixar para depois! ;)

Então, recomendo muito a leitura para quem já sabe bem a parte teórica do método, já aplica, mas precisa de saber melhor como apresentar os materiais e por que ordem.

Valem o preço, e nele estão já incluidos os portes de envio.

(foto do blog Creciendo con Montessori)

Para saber mais, aceda aqui: http://www.creciendoconmontessori.com/2017/07/libros-pedagogicos-montessori-paso-a-paso-de-escuela-viva-sorteo.html


FORMADORES E FORMAÇÕES em Portugal que eu absolutamente recomendo:

Sylvia Sousa, do blog Mindful Montessori

Diana Ferreira, do blog Taquid

Joana Rebelo, da Escola Montessori do Porto

Silvie Bossert, da Escola da Esperança, Tamera

Qualquer formadora da Escola Galicia Montessori

Qualquer formação da Associação Portuguesa Montessori


Um abraço,
Ana

Animais e seus revestimentos e texturas - com imprimíveis grátis









Este document foi feito para o meu filho baseado neste aqui: https://montessorimaispasque.com/2015/02/17/mises-en-paires-animauxtextures/  do blog Montessori…mais pas que!

O meu pequeno adorou este jogo de revestimentos e texturas feito pela mamã do blog, mas depois ia perguntando "E o flamingo? E o leão?"

Então, decidi fazer mais, de acordo com os animais miniatura que ele tem e com os que lhe vão interessando mais.

Numa 1a fase ele vai apenas associando as fotos de revestimentos aos respectivos animais. Depois, numa 2a fase, associa tb as miniaturas :)

Da 1a vez, com o outro jogo, coloquei apenas para associar 5 fotos. Nas apresentações convém não usar muitos cartões de uma vez, para que seja fácil à criança perceber o objetivo do jogo.

Entretanto, com o tempo, como podem ver, a quantidade veio a aumentar e ele faz tudo num instante! Adora! :)







Um abraço,
Ana


PS - Todas as imagens para os cartões foram retiradas da internet e formatadas para o mesmo, pelo que não detenho direitos de autor das mesmas. Se você for o autor de uma delas, por favor, entre em contacto comigo e eu apago-a.




domingo, 15 de julho de 2018

Vocabulário Transportes


O meu pequenote está a crescer e nota-se realmente muito a fase sensível do vocabulário. Segundo Montessori, esta fase sensível vai dos 0 aos 6 anos de idade. É sem dúvida a fase em que as crianças aprendem a falar e a melhorar o seu vocabulário. Então, é muito importante falar com eles, ter reais conversas ouvindo com atenção o que dizem e responder (mesmo que por vezes não se entenda bem tudo o que dizem), ler livros, contar histórias orais, e podemos sempre usar os cartões de vocabulário Montessori! Já mostrei noutros posts aqui no blog alguns desses nossos materiais.





Desta vez, impulsionada pelo interesse que ele revelou pela pista ecológica da EverEarth aqui que recebeu no aniversário, decidi aproveitar uma ideia que tive quando comprei nos chineses este mini- livro com autocolantes e fazer cartões de vocabulário para mais tarde.


Claro que ele adorou fazer, primeiro porque foi ele que veio ter comigo com este livrinho e ficou todo contente quando lhe perguntei: "Queres fazer uma atividade com a mamã?", porque além de poder usar autocolantes, também pode repetir e repetir os seus nomes para memorizá-los! Reparo que ele faz isso cada vez mais vezes, fala, fala, repete, repete... :)







E pronto, ficaram lindos! Certo que as imagens não são iguais ( e deveriam, segundo Montessori. As imagens devem ser iguais para que haja apenas uma dificuldade, no caso destes cartões de 3 partes, a leitura), ainda não sei bem se os vamos usar mais para a frente, mas se esse facto não se tornar um inconveniente, quem sabe? ;) 

Ah, lembram-se destas máquinas aqui, que ele adorou ver num dos nossos passeios?


Bem, isso fez-me procurar por uns "carrinhos" assim, mas a consciência ecológica cada vez mais aguçada com estes excessos de plástico fez-me procurar uma alternativa de madeira! E estou muito contente com estes que encontrei aqui!



Giro, giro, é os tamanhos serem idênticos e ele poder explorar esta cidade ecológica (os carros enchem os depósitos nas bombas de hidrogênio, existe um ponto de energia solar, outro de energia eólica, caixote de reciclagem...) também com os seus "tratores" (é assim que ele os chama :) )
Junta-se pedrinhas, um pouco de areia e é uma alegria! 

Embora Maria Montessori tenha inicialmente colocado brinquedos na sua escola para as crianças poderem explorar o Jogo Simbólico, os seus relatos levam-nos a entender que as crianças, face a atividades reais (nomeadamente as de Vida Prática que se fazem muito nas Escolas Montessori), acabavam por não lhes ligar, preferindo utilizá-los para atividades de Linguagem. Assim, numa escola Montessori não é costume ver-se objectos para Jogo Simbólico. 

No entanto, da minha experiência, não vejo porque não ter momentos desses em Casa, primeiro porque casa não é escola, logo deve haver espaço para momentos em família, momentos de exploração, momentos de Paz, de brincadeira, de descanso... Segundo, porque é impossível ter todos os materiais Montessori em casa, pelo que eu dou prioridade à grande máxima de Maria Montessori que diz "Em caso de dúvida, seguir a criança sempre". 

Um abraço,
Ana

domingo, 1 de julho de 2018

Dias 😊

Já não escrevo há alguns dias pois temos estado a repetir, repetir, repetir jogos, principalmente de vocabulário, mas tb outros mais antigos. Esta é a grande vantagem do método de rodízio de brinquedos e materiais: mesmo os mais antigos são tantas vezes vistos como novos. Esta semana até na caixa de permanência da bola ele pegou, assim como a das moedas, e usa para guardar animais e outros brinquedos! Bom para testar como e e onde cabe o quê, acaba por ser um excelente exercício de consciência espacial. Também descobriu que consegue empilhar animais uns em cima de outros, trabalhando consciência motora, equilíbrio... :) Tudo feito e criado por ele! Brincar é isto, não é? Criar, explorar, descobrir, criar "teorias", testá-las, reagir à frustração de "ai, correu mal" ou à felicidade da vitória "Consegui!!! :D " Acho que toda a mãe conhece este sorriso de conquista :D É maravilhoso!!! :) <3 <3 <3

Alguns momentos:











Ah, tem andado super super numa fase de enrolar! Seja tapetes, os paninhos da cozinha e da mana, roupa...tudo o que dê!!! :) E, claro, mãe preparada rapidamente descobre que pode ser uma grande ajuda para arrumar roupa!!!! 😁😁😁







Ele, aqui, a enrolar a sua roupa e a guardá-la no gavetão! Quando seguimos os interesses da criança, descobrimos que sim, eles gostam destas coisas, e que bom! 😊😊😊 Mas que belo ajudante eu arranjei!!!! 😊😊😊











Bem, claro que não é seeeeempre assim! Mas dias assim são tão bons, que tudo o que sinto é gratidão por estes momentos em família :) <3 <3 <3

Abraço,
Ana