sexta-feira, 3 de março de 2023

O Estranhão

 Uma coisa que aprecio na cidade é que há, definitivamente, mais atores educativos que alguma vez sonhei ter quando dava aulas na aldeia do Alentejo.

Desta vez, a campanha partiu mesmo da Porto Editora e foi de grande enriquecimento para os meus alunos!

Foi-lhes oferecido a cada um um mini-livro só com a introdução e parte de uma história de "O Estranhão" de Álvaro Magalhães.


.


Em contexto de sala de aula e de Biblioteca da Escola, fomos lendo e analisando o livro, tentando compreender o seu significado, as piadas, as invenções... Estávamos a gostar muito quando, de repente, a história do Rapaz-ameijoa fica a meio...

Não nos restou outra solução senão esperar pelo sr. da Porto Editora que nos vinha fala mais sobre este livro e sua coleção.

E ele trouxe-nos um concurso, a ver quem melhor conhecia as páginas que andáramos a ler...





Conseguem adivinhar quem ganhou???


Foi a penúltima aluna a entregar o quizz!!! Este consistia em perguntas sobre o livro e ela, embora tenha demorado mais, acertou em todas poi teve o cuidado de ir ao livro investigar as que não tinha a certeza!!!
Achei que foi muito justo! 😊😊😊😍😍😍

Ela recebeu algo com que todos ficamos muito felizes e agradecidos: o 1.o.livro da coleção, mas, acima de tudo, a continuação da história do Rapaz-ameijoa!!!!!!!!

E conclusão, foi muito bom descobrir como a história termina! 😊😊😊
Agora, a aluna vencedora vai ler o livro, mas já ficou a promessa de emprestar aos colegas quando o terminar! 
E lá foi mais um livro para a minha interminável lista de desejos de livros para a Biblioteca de Turma! 😂😂😂

Um coisa é certa: até agora, a turma evitava os livros infanto-juvenis. Esta iniciativa sem dúvida abriu o interesse para livros mais complexos!

Muito obrigada, Porto Editora! Bem-hajam! 💗💗💗👏👏👏



Biblioteca de Turma e Escrita Criativa

Algo que sempre tive na minha sala de aula, fosse qual fosse a escola, foi uma Biblioteca de Turma.

Um portal de acesso à realidade e à fantasia, com livros para investigar, mas também para sonhar.

Excelente para quem termina um trabalho e não tem o que fazer: há lá sempre um livro que os chama e que "conversa" com eles. Tenho alunos que só querem desenhar nos seus momentos de escolha livre. Tenho alunos que só querem fazer atividades das estantes. Mas adoro ver aqueles que escolhem sempre um livro para ler! Talvez porque me revejo neles!

No fim-de-semana passado vi um post no Instagram que adorei, e quis fazer algo semelhante para a nossa Biblioteca de Turma. E foi assim que surgiu este ficheiro que partilho convosco!








E estes cartões lindos e decorativos, também têm neles muitas outras potencialidades!

Podem ser usados para:

- Realizar a descrição física e psicológica da personagem do livro lido;

- Imaginar quem é aquela personagem, descrevê-la e criar uma história com ela;

- Integrar a Diversidade Humana e características num vocabulário mais correto e inclusivo;

- Relembrar e rever, só por associação à imagem, livros que já lemos e adorámos;

- Recontar histórias...

E tantas outras mais ideias que podem surgir, inclusive dos miúdos! (quem tiver mais ideias, por favor partilhe nos comentários! :) )

Lindos, motivadores da leitura e da escrita, estão aqui para Download! 

Espero que gostem!








Aqui estão algumas fotos de um trabalho feito. Nem sempre corrijo todos os erros ortográficos, pois o objetivo é que eles se sintam à vontade para escrever, sem amarras, sem medos. 
Mas desta vez fiz algumas correções, com a autorização deles. Porque pergunto sempre se posso corrigir alguns erritos. Não valorizando muito o erro, mas sim tudo o que de bom escreveram! 
Com estas ações, costumo conseguir crianças que gostam de escrever. Que não têm medo de o fazer. Que vêem o erro como parte da aprendizagem. 
E não, não tenho medo de deixar passar um ou outro erro, se achar que, ao corrigi-lo, vou tirar vontade de escrever desta criança. O que me interessa é formar crianças que gostem de ler, de escrever, de aprender. O resto vem com o tempo: uma criança que lê, que escreve, rapidamente aprende a forma correta de escrever as palavras sem precisar dum adulto a repetir-lhe sempre os seus erros.




Esta pequena coleção "Little people, big dreams" é uma das mais fofas e das mais escolhidas pelos alunos (eles gostam muito de fantasia, mas também adoram estas histórias reais). 

Tenho várias versões, pois adequam-se a várias idades. 
Gosto particularmente destes mais pequenos que vêm agora com os Happy Meals do McDonald's, pois estão em português, têm menos páginas e texto que os livros originais e são super fofos para a leitura de crianças que estão a iniciar a leitura. 

Os livros em português vêm em rima, o que também é bom para as crianças mais novas. 

Os livros em inglês podem ser uma introdução aos alunos que estão a aprender inglês no 3.o e 4.o anos, pelo menos para entrarem em contacto com a escrita e as palavras na língua inglesa. 
Nestes, também faço uma tradução em baixo, à mão. São livros que estão mais completos nas biografias e ganham por isso os alunos mais velhos!

Todos ganham com a nossa Biblioteca de Turma! E vocês, também têm a vossa? Quais os vossos livros preferidos? 💗💗💗