domingo, 18 de abril de 2021

História de Portugal com as canções da Maria de Vasconcelos

Estão mesmo fantásticas, e os pequenos adoram!

No nosso caso, a turma revelou particular gosto e interesse por continuar a aprender História de Portugal com este recurso, pelo que temos explorado bastantes músicas e estamos a planear a construção de um teatro-musical usando estas canções como base para fazer uma apresentação em vídeo para substituir a Festa de Final de Ano Letivo. Será que eles vão manter o interesse e a persistência?

As músicas são estas, deste link. As canções estão intercaladas com explicações temporais, contadas pelas filhotas da Maria de Vasconcelos.


https://www.youtube.com/watch?v=6LbKvAYSn9s&list=OLAK5uy_nPdxXNG-kffNhp9zdtLAfbxECc0LMybyo


Deixo aqui as letras das canções, que usei também como forma de ditado de palavras e trabalho de concentração.

1 - Era uma vez uma Península (Os Primeiros Povos)

2 - E nasceu Portugal (Afonso O Conquistador)

3 - D. Dinis (O Rei que fez tudo o que quis)

4 - São Rosas, Senhor (Rainha Santa Isabel)

5 - Sempre (D. Pedro e D. Inês)

6 - Mar Adentro

7 - Donos do Mundo (De D. Manual ao Cardeal)

8 - De Espanha nem bom vento nem bom casamento...

9 - Pó de Arroz, Perfume, um Terramoto e um Leão (De D. João V ao Marquês)

10 - As Invasões Francesas e as Expressões Idiomáticas Portuguesas

11 - Voltar para Casa (revolução liberal e guerra civil)

12 - Modernices (O Modernismo)

13 - Os Reis Passaram à História

14 - E depois do Adeus e Grândola Vila Morena

E são estas que temos, por agora. Irei atualizando.

Até breve!

sábado, 10 de abril de 2021

Livros todos do mesmo tema ou não? Livros todos de inspiração Montessori ou não?

A resposta mais correta provavelmente centra-se em: depende da criança, depende da idade, depende dos interesses e, provavelmente, depende da família, da disponibilidade que esta tem para rodar os livros, para os ler, etc, etc, etc.

Na nossa família, é pouco o tempo para grandes alterações de estantes, livros, etc. Então, talvez seja por isso que cada vez mais dou menos valor às estantes temáticas e a livros todos do mesmo tema. 

É certo, nós gostamos de ver as estantes com temas, na verdade acredito que ajudam as crianças a organizar ideias, a segmentar conhecimentos, mas... Será mesmo assim que aprendemos? 

Na minha observação dos meus alunos do 1o ciclo, a diversidade de curiosidades raramente são simples ao ponto de dar para fazer estantes temáticas. Claro que as faço, de acordo com os conteúdos curriculares que ainda tenho de trabalhar. Mas os interesses destes gaiatos são tão variados que precisaria de fazer uma estante para cada um, lol! Mas bem, eles estão no 2o Plano de Desenvolvimento, pelo que processam o mundo de outra forma!

Mas será que em casa é muito diferente? Ambos os meus filhotes passaram bem sem estantes temáticas até aos 3 anos. Depois nota-se bem uma certa explosão de curiosidades, interesses, diferentes necessidades. Daí que as estantes temáticas parecem boa ideia, porque assim aprofunda-se um pouco mais um dado tema. Mas desde que o mais velho fez os 5 anos, parece que as estantes temáticas são mais obstáculos que aprendizagem: já vos aconteceu eles pedirem exatamente por livros/materiais/brinquedos que não estão na estante? Que até já estão guardados há algum tempo, há mais de 2 ou 3 rotações de materiais atrás?

Cá em casa isso acontece muito. Foi por isso que comecei por deixar de escolher apenas livros temáticos para a biblioteca deles. Conforme os temas vão rodando (quando conseguimos ter realmente temas 🤪🤪🤪), os livros mantém-se na biblioteca. Inicialmente mantenho os livros temáticos nas estantes temáticas, mas estes acabam sempre por ir para à biblioteca (eles levam para lá, de tanto saberem que o lugar deles é nela ☺️☺️☺️ )

E quando os livros começam a deixar de despertar interesse, troco por outros que tenho guardados.

Foi este post da Nicole Kavanaugh que me fez despertar para esta ideia. E se repararmos bem, é raro também a Nicole ter estantes temáticas. Ela flui muito em volta dos interesses dos seus 4 filhos, e para quem tem mais que uma criança em casa, pode ser uma grande ajuda para compreender que tais estantes e apenas livros temáticos NÃO SÃO nem obrigatórios, nem necessariamente Montessori.

Montessori é ir de encontro com a criança. Às vezes, uma boa história oral de como a mãe e o tio brincavam quando eram pequenos, as aventuras vividas na infância desses tempos, histórias de como eles eram quando eram bebés ou então pequenos contos orais sobre animais e seus ciclos são suficientemente adequadas para trabalhar certos temas ou simplesmente ir de encontro a curiosidades - principalmente pelos 5 anos, pelo que estou a ver.

Claro que Montessori é também dar suficiente realidade para a aprendizagem de alguns conceitos/ideias que os pequenos procuram, e isso consegue-se através dos materiais e livros. Os temas ajudam a interligar tudo mas, mais uma vez, não é fundamental fazer tudo pandam 🙂 Vida real é bem diferente que as fotos do Instagram e outras equivalentes. Não ter tempo nem dinheiro para fazer estantes super lindas não é obstáculo para fazer Montessori em Casa. 

Nas alturas mais atarefadas, já fico feliz quando eles ajudam a lavar e a cortar legumes ou fruta para uma refeição, lavar os seu prato, quando ajudam a pôr a roupa a lavar e a secar, quando até arrumam algumas peças nos seus armários e lavam os dentes sem eu ter de andar atrás deles para isso. E procuram livros. Os livros trazem-nos mundos. Então, variedade traz-nos mais mundos do que muito sobre o mesmo. 

E é aqui que também insiro a ideia de que também não é errado ter livros não-Montessori na estante. Embora tenha seguido mais as orientações montessorianas para os primeiros anos de vida dos meus filhos, conforme eles vão fazendo uma melhor distinção entre realidade e fantasia, não resisti a colocar na estante outros livros com boas mensagens. Porque, quem realmente resiste à mensagem deliciosa do "Adivinha quanto eu gosto de ti"??? E ao belíssimo ratinho poeta "Frederico"? 

Estes livros não montessorianos porque os animais falam ajudam ainda a realizar aquele diálogo que vamos ter muitas vezes nesta fase dos nossos filhos: "Sabes que os animais não falam, não sabes? A nossa cadela não fala, as nossas gatas não falam... Então, os animais falarem é uma fantasia, que podemos imaginar com a nossa imaginação. Mas não é real! A parte boa é que, com a imaginação, podemos imaginar coisas que podem não acontecer e isso ser muito divertido!" - e daqui iremos para o - "Sabes que este filme não é real, não sabes? Estas pessoas são atores que fazem este filme, para que as pessoas se descontraiam ao vê-lo, mas ele não aconteceu realmente. É a imaginação das pessoas que nos faz fazer estes filmes, estas histórias, para ser divertido assistir..." - e assim sucessivamente :)

Até breve,

Ana


segunda-feira, 5 de abril de 2021

Projeto Nova Biblioteca + algumas atividades

 


Já estávamos a precisar de aumentar a nossa biblioteca há n. E este móvel que compramos numa loja de mobiliário em 2.ª mão já cá andava a pedir nova vida há n também, e a lata de tinta comprada no Lidl estava à espera há meses. Foi desta!

Com uma mãozinha (mãozona) dos pequenos!

Primeiro lavaram a estante, e aqui estão com um esfregão de palha de aço a retirar os autocolantes de dinossauros que aqui colocaram há uns tempos atrás.

E começou! Eles adoram pintar. É certo que não estavam a pintar como profissionais, mas lá foram fazendo, e depois eu, claro, retoquei. A estante é para eles, logo eles adoram envolver-se nestas coisas!

Ela, de 3 anos, revelou uma resistência incrível, não largou a estante até ter pintado tudo. 

Dei eu a 2.ª e 3.ª demãos. Mas eles ficaram tão orgulhosos do seu trabalho!
Foi lindo eles hoje chegarem da escola e:

UAU!!!


Estamos felizes por ter mais espaço para estes nossos amigos :)

Algumas atividades de primavera:

Este fizemos juntos.

Este fizeram só eles ❤️❤️❤️






Estas atividades pertencem ao Spring Mega Burle aqui: https://www.mymegabundles.com/ 
Já vos falei antes deste recurso, que tem sido um salva-vidas em tempos de pandemia e sem tempo para nada. Imprimo as atividades e eles fazem. Super Montessori Friendly, como podem ver no link. Aliás, a maioria das atividades são mesmo feitas por montessorianas. Talvez por causa dos câmbios, desta vez ficou-me mais caro: 28€. Ainda assim, continuo a pensar que compensa. Mas se não quiserem gastar tanto, podem sempre ver qual a atividade que mais gostam e podem ir às página do autor comprar esse especificamente.
Até breve!