segunda-feira, 15 de março de 2021

5a Grande História - Parte I - História dos Números 🎱🎰🎲🧮🔢

Motivada (de novo) por ler este artigo aqui do Gabriel Salomão do Lar Montessori, achei que não era tarde nem era cedo para finalmente contar está história: a história dos números.

Foi, claramente, uma das que ficaram por contar devido ao confinamento.

Mas depois dum dia em que momentos de aprendizagem ao ar livre e muita brincadeira para matar as saudades preencheram o ambiente, aqui falamos dela. E não foi nada estranho para eles. Já tendo trabalhado a numeração romana antes, e um jogo com a egípcia, eles adoraram e perceberam muito bem e claramente a evolução de cada uma destas numerações.

Foi giro ver e perceber quais os problemas de cada numeração e o que simplificou na numeração seguinte, e que isto levou centenas de anos a acontecer. Compreender que a evolução era necessária para conseguirmos fazer contas como as que fazemos hoje! Como seria se ainda tivéssemos de fazer operações com os números romanos???

E será que vai ser assim para sempre? Ou será que a nossa própria numeração vai evoluir também?

Eles percebem claramente com todas estas histórias Montessori que existe um passado e um crescimento na evolução humana, e que o futuro passará pela continuidade dessa evolução. Consideram que estamos melhor agora do que alguma vez estivemos, mas que ainda há muito para melhorar.

E que isso só acontecerá se eles tiverem coragem de agir em vez de não fazer nada. E é aqui que estamos. Para onde vamos derivar a partir daqui?



Estes cartazes com os números são gratuitos e estão aqui.

Estas miniaturas são todas da Safari e os meus alunos adoram explorá-las, recriar situações, observar vestimentas e armas típicas, associar aos livros, tudo aonde a imaginação os levar. Gosto muito de ver esta curiosidade ☺️














Livros que acompanham as nossas descobertas.

A estante tem pouca coisa, mas é muito conhecida e explorada. Os alunos usam máscara na sua utilização, após higienização das mãos.


Ainda falta contar a parte 2 da 5a Grande História: a História da Geometria.

E depois dela, que mais daqui sairá???

❤️❤️❤️


domingo, 14 de março de 2021

Primavera e vamos voltar para a escola 🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🌺🌷🌺🌸

A Primavera quase a chegar, as aulas a recomeçar... E a alegria a transbordar que nos fez viver este fim-de-semana como uma festa!🥳🥳🥳

Quem não ficou feliz com esta notícia??? ☺️☺️☺️

Até tive tempo para tratar destes materiais lindos da green urban creative da Primavera para trazer novas alegrias e aprendizagens cá para casa. Os pequenos, claro, adoraram!

Mas também adoraram o robot em madeira que o pai construí, adoraram criar uma almofada que eles próprios coseram e a quem chamaram "avô" e "avó"... É um amor e uma saudade que aperta cá dentro...

Aqui ficam estes momentos para recordar 🙂🥰🥰🥰
















Bons recomeços para todas as famílias por aí! ❤️❤️❤️

💐🌹🥀🌷🌺🌸🏵️🌻🌼💮🌼🌻🏵️🌸🌺🌷🌹💐


sexta-feira, 5 de março de 2021

Em tempos de confinamento e sem uma luz de quando vai acabar...



 ...tudo o que vem à rede é peixe!

Este ano o meu confinamento está a ser dar aulas por videoconferência 2:30 diárias aos meus 3o e 4o anos e ficar na escola semana sim semana não com os meus alunos maravilhosos que precisam de mais apoio.

Por isso, entre a preparação de aulas, reuniões, grelhas e grelhinhas e este andar dum lado para o outro, pouco continua a ser o tempo para os meus filhos. 

Assim sendo, desisti de pensar muito: estou adepta de aproveitar todos os packs de imprimíveis da NET com temas que lhes interessam, nem que tenha de pagar. Nós, mães sem tempo, somos sem dúvida as melhores clientes de todo o ser que nos libertar um bocadinho da tarefa de inventar coisas para entreter os nossos filhos e que sejam, ao mesmo tempo, educativas. 

Como já ando nisto de Montessori há algum tempo, sei os sites onde procurar. Se não me lembrar, o Instagram tem estado aí para me ajudar.

E se dantes imprimia e plastificava para usar e reaproveitar no ano seguinte, fosse com os meus filhos, fosse na escola, agora nem penso nisso. Vai tudo em papel, imprimo uma cópia para cada um e depois o pai orienta-los. Apesar de não estarmos a tentar diferenciar aprendizagens pela capacidade (por exemplo, é claro que a pequena de 3 anos ainda não compreende a adição, mas se o mano está a fazer, ela faz também, mesmo que seja com "números" inventados por ela - "números" porque são mais sarrabiscos adoráveis 🥰🥰🥰). O facto de ela fazer igual ao irmão fá-la sentir-se incluída e ao mesmo tempo aprende posturas, palavras, atitudes face à descoberta e conhecimento. E isso é bom :)

E com estes trabalhos, criamos livros e recordamos aprendizagens. 

Em Montessori, há uma ordem mais bonita e organizada que esta de colocar os contadores. Mas como quem esteve a fazer isto com eles foi o pai, o que importou foi que todos se divertissem :)

Jogo de atenção: procurar a parte no todo com paisagens de inverno. Estes printables são do Winter Mega Bundle de Inverno. O links encontra-se no fim deste artigo.

Completar sequências de números. Winter Mega Bundle

Contar e escrever números (por pontos). Winter Mega Bundle

Recortar. Winter Mega Bundle

Colagem e desenho.

Associar imagem de letra a imagem de letra (colagem - em baixo da colagem encontravam-se os corações com as letras em cores esbatidas). Winter Mega Bundle

Sequência - Winter Mega Bundle

Recortar (a atividade original seria associação de 1.º som a cor, mas estava em inglês e não tive tempo para alterar)

Esta foi uma das atividades favoritas e foi ensinada pela Mãe Artista! Já conhecem o seu generoso trabalho? Imprimíveis grátis e em português :)



Criei estes imprimíveis porque, sejamos sinceros... Nestes dias também bem precisamos deles entretidos com tv, telemóvel...

Foram eles que pediram. Fazer o mesmo que com os pinguins mas com PJ Masks! :)
Adições com PJ Masks


Pintar, lavas as mãos, secar e depois lavar o chão (não tenho fotos)

Mas acima de tudo, nestes dias em casa, eles ajudam nas tarefas diárias da casa - ele faz a cama, todos os dias ajuda a irmã a arrumar, vai limpando na horta, ajuda a pôr a roupa na máquina, detergente e amaciador, varre o chão, passa esfregona quando necessário, dá de comer às gatas e à cadela... 

Ela limpa depois da atividade de pinturas, vai tentando fazer a cama, vai buscar papel higiénico para substituir na casa-de-banho, coloca roupa para lavar com detergente e amaciador, vai gradualmente aprendendo onde arrumar os materiais e brinquedos (mas tem levado mais tempo a aprender que o irmão... Feitios diferentes ☺️☺️☺️)

Mas não se iludam: a casa, às vezes, parece o Apocalipse. E, mesmo com toda a força Montessori comigo (May the Montessori Force be with you 😁😁😁), admito que já me saíram uns berros e um ou dois "castigos"... Ai. Em situações de stress absoluto, como as primeiras semanas em E@D, os nossos gatilhos revelaram-se cheios de força. Aliás, não me lembro de momentos assim em mim. Mas pronto. Já me perdoei. E fiquei com a certeza de que terei de rever estes gatilhos num ambiente seguro e protegido para os desenlaçar, compreender e deixar partir. Mas não vai ser agora, em pleno caos. 

Também me tornei adepta dos kits com pompons, feltros, limpa-cachimbos, olhinhos, penas, letras em EVA para colar, paus de gelado, etc. Lamento, Planeta Terra... Mas prometo que colocarei tudo no lixo próprio para isso e tentarei reaproveitar o máximo possível destes materiais para outros trabalhos. Mas a criatividade dos pequenos ficou ao rubro, e verdade seja dita, com a exceção de pompons e limpa-cachimbos, EVA tem sido das coisas que pouco têm entrado cá em casa desde que eles eram bebés. E ficam sossegados e entretidos a criar durante HORAS! 




Os nossos materiais Montessori também têm sido muito reutilizados. Tanto, que a rotatividade tem de ser rápida. Agora guardo tudo dentro de sacos grandes das compras e vou rodando. Todas as manhãs de domingo são manhãs de rotação de materiais Montessori. 

Os brinquedos deles pouco ou nada rodo. (Não dá para tudo...)

E já nem coloco praticamente materiais plastificados, vai como está no papel e pronto. Quanto muito, recorto ou eles recortam se for mesmo necessário.

E a nossa grande salvação: a Mãe Natureza. Admito que os dias de chuva daquelas 1as semanas não ajudaram mesmo nada a isto, mas agora que o tempo tem permitido passeios junto a casa e idas para a horta... Ufa, que alívio. Depois desta Pandemia, desejo sinceramente que passe a ser obrigatório áreas verdes em abundância por cada prédio que se construa. Nem quero imaginar como será viver num apartamento sem um jardim por perto onde as crianças possam ir apanhar ar e correr um pouco.

Bem, imprimíveis favoritos nestes tempos:

https://greenurbancreative.shop - Gosto muito dos imprimíveis da Green Urban Mama (o nome antes de ser creative)

https://www.mymegabundles.com/ - O valor destes imprimíveis é simbólico em comparação aos recursos que traz. Todas as estações fazem novos bundles por um preço que ronda os 21€. Este ano foram um life saver para mim :)

https://www.facebook.com/amaeartista - A Mãe Artista é a Sara, uma mãe que faz imprimíveis muito giros para crianças e generosamente os cede no seu grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/simples.mentecomamaeartista Também faz atividades de Expressão Plástica ao vivo para crianças e os pequenos cá de casa gostam muito :)

E vocês, como estão a gerir estes tempos?

Um abraço de muita FORÇA!

May the Montessori Force Be With You!!! :D :D :D


Até breve :) <3