Ontem estive à conversa com a Sandra sobre o meu trabalho e como aplico Montessori no 1.º Ciclo. Para quem quiser dar uma espreitadela Muito grata, Sandra
https://www.facebook.com/watch/?v=1163452144029810
Entretanto, quem quiser saber mais sobre este trabalho aqui no blog, recomendo que acessem pela etiquet "Montessori no 1.º Ciclo" ou então diretamente por aqui:
https://montessoriemnossacasa.blogspot.com/search/label/Montessori%20no%201.%C2%BA%20Ciclo
<3
sábado, 25 de julho de 2020
quarta-feira, 15 de julho de 2020
Um estudo marinho 🌊🌊💧💧🌏🦈🐳🐟🐠🐡🦞🦀🦪
O livro, que é uma paixão cá em casa e na escola também, é a Imagipédia. |
Depois de uns tempos da vida dele a trabalhar linguagem, depois de uns tempos a fazer associações animal-foto, animal-imagem, imagem-imagem, imagem-sombra, muita Natureza, jogos de sons iniciais, finais, intermédios (nestes ainda estamos a trabalhar), habitats dos animais, ciclos de vida de plantas e animais, continentes e seus habitantes animais e humanos, chegamos (há já alguns tempos, mas só agora consegui falar sobre isso) à belíssima idade dos PORQUÊS :)
Já tinhamos feito alguns trabalhos temáticos, mas quisemos ir mais além. Além disso, a sede de vocabulário alimentou novas aprendizagens, combinada com o Jogo Simbólico que ele realiza em volta dos animais miniatura e a sua própria experiência no mundo em volta (na Natureza).
As placas de cores são da Caixa de Cores no 3 Montessori. |
Estantes:
A Matemática e os números vão e vêm, e a Linguagem também, mas:
É claro que tinha de ser o o de... Ovo :) ❤️❤️❤️ |
Estes grafismos, que achei fantásticos e muito aliciantes pelas simplicidade e foco na Natureza, são daqui. Estou a explorar os materiais desta página e são mesmo interessantes. Pena não haver mais disto em português :p |
Despertou nele um imenso gosto por grafismos e algumas letras! Inicialmente usamos o prato com farinha, mas ele agora quer mesmo desenhar na lousa. A mesma vem na maleta das letras magnéticas que já mostrei em posts anteriores e que é esta aqui. Sinceramente, não é o alfabeto móvel Montessori, mas semelhante e para já dá muito bem para uma situação de aprendizagem em casa. Só observo que poderia ter mais exemplares de cada letra. Mas, em caso de necessidade, farei mais algumas à mão.
No entanto, não temos trabalhado muito, apenas agora só quando ele quer, porque são as férias deles.
E eles ganham tanto em apenas brincar!
Vamos seguindo os interesses, como sempre.
Mas é visível que, aos 5 anos, os interesses e a fase de desenvolvimento começa a ser outra ♥️
domingo, 5 de julho de 2020
Acidentes Geográficos - Formas de Terra e Água 🌍🌅🌄🏔️⛰️🌋🗻🏞️🏜️🗾
Curiosidades que levam a curiosidades que levam a curiosidades... É assim que é, seguir a criança.
Falar de montanhas, de lagos, de riachos, da praia, isto por causa de passeios nossos na Natureza, levou-me a acreditar que estava na altura de finalmente fazer e apresentar as formas de terra e água Montessori.
Usei como base pratos de cana-de-açúcar para procurar alguma sustentabilidade, barro e, para isolar, cola branca. Mas nesta última, penso que melhor será mesmo o verniz, para quem procurar algo mais duradouro.
Não tenho fotos, mas enquanto eu fazia estas formas, eles brincavam e exploravam o barro, faziam formas (algumas que incluímos nestas formas), fizeram os buracos do sistema de lagos... :) Portanto, foram envolvidos no processo desde o início! Tão bom :) <3
Aqui tentamos então o isolamento com cola branca. Ficam bonitos e brilhantes, mas não foi uma boa solução porque pelos vistos a cola volta a humedecer em contacto com a água. Usem verniz que não seja aquo-soluvel! Mas para nós deu assim.
Trabalhamos duas formas antónimas de cada vez. Para reforçar o que é terra e o que é água, e para dar alegria à aprendizagem, usamos miniaturas de seres humanos, automóveis, peixes... para reforçar conceitos enquanto brincando livremente. Eles adoraram, claro!
Estes cartões são gratuitos no blog Creciendo con Montessori e esta esta atividade foi baseada nesta aqui!
Depois foi a vez de ver, no planisfério e no globo, alguns exemplos destes acidentes geográficos. Ilhas foram fáceis de identificar. Alguns necessitaram de mais ajuda, e foi perceptível que a aprendizagem destes conceitos é algo que se vai fazendo com repetição.
Este mapa da Janod foi um presente de aniversário. É lindo! É magnético e despertou logo neles a vontade de usá-lo. Mas confesso, com a pequenina numa fase ainda algo caótica, ele fica pendurado na parede par irem visualizando. Ele já associa aos continentes, embora as cores sejam diferentes do mapa Montessori e do globo que usamos aqui. Em breve iniciaremos um trabalho de conhecer alguns países por continente. Este mapa vai-nos dar o mote. :) ❤️❤️❤️🌍🌍🌍
Para verem melhor como ele é, está aqui!
Adoro vê-lo com o mundo na mão, acho lindo e poético. As crianças são, sem dúvida, os sustentadores do Futuro. Espero que tenham tod@s um Futuro feliz e brilhante.
Para quem quiser relembrar como esta aventura na Geografia começou connosco, com imprimíveis grátis tb e em português, espreite aqui! :)
❤️❤️❤️