sexta-feira, 20 de março de 2020

Na escola, antes do início da Pandemia... 🛵🏍️🚲🚜🚚🚝🚋🛶⛵🛩️🚁✈️🚀🎼🎵🎶🎧🎹🦒🦘🐒🦩🦢🐥🦈🐬🎨🎨🖼️🖼️🖌️🖌️🥗🥗🥗🍅🥦🥬

Na escola, antes do COVID19, foi assim:

Transportes (com associação posterior a animais também) Terrestres, Aquáticos e Aéreos.



A nossa Mesa de Paz que se transforma sempre:
Emoções e Música - alguém ainda tem dúvidas de que estão interligadas???


E pantufas para os pés ficarem quentinhos e nós confortáveis (ideia "roubada" ali ao lado, ao nosso Jardim de Infância, grande ideia!! :) )

Dia dos Namorados e novos cartões para cálculos, labirintos para trabalhar a concentração e noções espaciais, cheios de amor 💓🥰🥰🥰





A liberdade permite sempre a espontaneidade e a criação: com imagens do treino do recorte, fizeram-se envelopes e ofereceram-se labirintos de emoções :)


Os animais e os transportes foram temas dados de mãos dadas, até porque iniciamos um projeto criativo com duas atrizes e uma coreografa para fazer uma representação artística envolvendo estes temas. Na sala de aula andamos assim:






Uma vez mais, as miniaturas minis da Safari fizeram a alegria da aprendizagem entres pequenos e graúdos! É engraçado como eles claramente preferem este minis a animais de plástico maiores! :)

Escrever textos viajando pelo mundo sem sair da escola.

Um concerto que veio até nós! Maravilhoso!





Transplantamos as plantas que estavam nos garrafões para a terra do nosso recreio :)



E os nossos pequeninos continuam a utilizar materiais Montessori para ajudar a aprendizagem!


<3



Passarinhos... E a minha terapia 💓🥰🌈 🦜🐦🦅🦉🦆🦃🦚🦢🕊️🐧🐓🐔🐣🐤🐥

Em tempos complicados, às vezes é difícil entendermos o que nos faz feliz no meio de tanta confusão: ele é tentar acompanhar as notícias para saber se as coisas vão melhorar, ele é falar com a família (mas a saudade apertar), ele é ter pouco espaço para mexer, casa pequena, e aquele hábito que acredito que todos temos que é trabalhar, trabalhar, trabalhar, quantas vezes excessivamente, mas que agora, em que fomos obrigados a parar, deixa aquela sensação de "Então e agora, o que é que eu faço?"

Para mim, a terapia tem sido continuar a fazer coisas para os meus filhos, sem pensar tanto em fazer para a escola. Embora continue a dar apoio às famílias, estar em casa dias inteiros com os filhos muda bastante o foco, e ainda bem, porque nestes momentos os nossos filhos precisam bem mais de nós (e nós deles).

Até porque, desde o início da Quarentena que já tive de mudar duas vezes as estantes e ir fazendo pequenas alterações aqui e ali nos entretantos. Eles precisam muito disto, e tem a vantagem de não estarem sempre em cima de nós para se entreterem.

Além disso, finalmente tenho algum tempo para preparar alguns materiais, neste caso, de cortar e plastificar, que já tinha parados há meses à espera. São materiais do HOKA, mas mais vocacionados para crianças pequenas, e por isso estavam parados - porque eu não consigo fazer para a escola e manter o ritmo cá para casa. É impossível. Aposto que muitos pais sentem o mesmo em relação ao seu trabalho. Depois, também há a situação de que, eles indo para a escola, tb precisam de menos coisas em casa. A escola é sem dúvida um motor de evolução para eles.

E agora, aqui estamos, enfiados em casa por um período indefinido, ainda rezando para que os nossos estejam bem e saudáveis e que nada os apanhe, e que este bicho mau desapareça duma vez por todas, para sempre, para podermos voltar para junto deles.

Entretanto, nesta semana já tive de rodar os materiais pelo menos 2 vezes, e ir alterando uma ou outra atividade nos entretantos. O primeiro tema foi em volta dos caracóis (aqui), e desta vez apostei nos pássaros, para levar à Páscoa, continuar o tema dos ovos e animais deles nascidos, e porque o meu pequeno sempre adorou os passarinhos, logo era uma certeza de sucesso. E não me enganei :)










Então, como começamos? Por este livro lindo aqui! Livros são óptimos despertadores de curiosidades :)


Entretanto, enchemos mais a estante com passarinhos. Como já referi, é provavelmente a maior paixão que o meu filho já demonstrou até hoje, que vai e vem, mas tem períodos bem fortes: ovos e aves