Este ano, talvez porque já é o 4o que ando emaranhada nisto que é ser e fazer Montessori, o Natal chegou mais cedo! Bem, talvez não mais cedo que nas restantes casas portuguesas, mas na nossa sim!
E porquê? Porque há taaaaaannnntaaaa coisa gira a fazer nesta altura que o entusiasmo contagia logo! E os pequenos realmente adoram :) <3
Tudo começou na nossa ida ao Porto com uma visitinha à Tiger! A loja realmente tem coisas giríssimas para 1001 atividades com os miúdos! Controlando-me para manter o princípio do menos é mais, e evitar o consumismo excessivo, apostei nisto:
E está a valer bem a pena :)
As mãozinhas gordinhas da pequenita (22 meses), que estão numa fase super forte de transferências, adoraram selecionar e colocar os guizos nas formas! :)
O mano (4 anos), recordou como é giro fazer transferências com a pinça grande.
E como não há nada que ele faça que ela não tente fazer:
A foto tá péssima, mas desta vez é ela a fazer com a pinça grande, com uma ajuda, por vezes, com a outra mãozinha, mas... Sim, eles passam a vida a surpreender-nos!!!! :)
As caixinhas do Pai Natal dão um toque e uma motivação excelente à atividade :) Já andam aqui para trás e para a frente há 2 semanas :) <3
Este é o set actual:
Ao aperceber-me que, cada vez mais, quando ele chegava da escola colocava a sua mochila também numa das prateleiras das estantes cá de casa, decidi finalmente segui-lo e colocar uma das estantes junto à porta. Desde então, começamos a colocar os casacos e mochilas deles no respectivo cubo e a coisa tem corrido muito bem :) <3 Acrescento aqui um grande obrigada à escola e à sua educadora, que embora não 100porcento Montessori, trabalha bastante a autonomia dos pequenos e a sua organização :) <3
Entretanto, a pequenita tornou-se criativa com a atividade, trocando recipientes, tabuleiros...etc, etc, fazendo-me desejar que venha depressa a fase da ordem......🙄🙄🙄😄😄😄😄😄😄
Outra atividade que ela gosta mas ainda não consegue bem, é colocar molinhas assim:
Continuamos a apostar nos números e contagens, e estas molinhas com números da Tiger vieram mesmo a calhar :) Vejam em baixo como têm sido também bem utilizadas na escola :)
Quanto a leitura e escrita, o pequeno tem explorado cada vez mais a caixa dos sons, primeiro esta
daqui, mas agora e graças ao interesse (que também está a ser bem trabalhado na escola - grata, educadora :) <3 ), agora nesta:
A Caixa dos Sons tem objetos cujo som inicial é o da letra que se encontra na gaveta. Estas encontram-se por ordem alfabética para que, de uma forma sensorial e através do seu desenvolvimento, a criança possa também ir assimilando a ordem alfabética. Não é pura Montessori, mas é friendly, muita usada em contexto de homeschooling em famílias Montessori.
Podem ver algumas explicações do seu funcionamento aqui, no blog Tigriteando (ainda continua a ser um dos meus favoritos :) )
Comprei-a
aqui, e realmente o preço compensa para quem procura fazer algo assim :)
Quanto às miniaturas, entre miniaturas do Lidl, dos tubos da Safari aqui, objetos cá de casa ou outros brinquedos do pequeno, repidamente se consegue encher algumas gavetas :) Nas outras, optei por colocar alguns desenhos :)
Ele gosta de explorar, e aos poucos vão saindo questões como:
- Mamã, este é o ppppp de papá? (apontando para o p)
Ou então as gavetas começam a ficar cheias com outros brinquedos que não estavam lá inicialmente, mas cujos sons realmente correspondem ao som inicial dos seus objetos. Aliás, isto é o que observo com maior regularidade :)
Aqui, na letra inicial do seu nome, estão enfiados 4 dinossauros que não estavam dantes!!! Pedras no P tb aparecem com regularidade!!! :)
1
Também coloquei por trás a letra em imprensa, para ele ir associando quando trabalhamos juntos (que espero conseguir esse tempo agora mais próximo do Natal...)
Entretanto, vamos continuando a brincar muito na rua, na Natureza, e a escola tornou-se a 2a casa do meu filhote, que quer ficar lá com os amiguinhos até à hora de irem todos embora :) A mana, numa fase bem forte de movimento, do andar (
como Maria Montessori fala aqui - texto que me apaixona sempre que o leio), vai todos os dias buscá-lo, aproveitando para explorar a pequena e bonita aldeia em que moramos :) <3
Numa terra pequena assim, são as crianças que dão outra cor à vida de todos, e ela está a ficar mais extrovertida e comunicativa por isso :) Eu sou grata às pessoas desta aldeia que nos tratam bem e são generosas e amigas!
Na escola, vamos fazendo assim:
Não são pérolas Montessori apenas porque não têm as suas cores. Estas são as cores do cuisenaire. Como é um material que usamos muito, achei por bem fazê-las na mesma cor, para permitir a coerência. Ajudam muito à associação algarismo-quantidade! Também reforçam a adição e subtração :)
Outros trabalhos à volta da Matemática:
A maioria dos materiais que tenho usado com os miúdos são do blog Welcome to Mommyhood. Gosto muito dos materiais da Yulliya, são lindos, e ela é uma super mamã que faz coisas giríssimas! Recomendo!
Muitos deles são "gratuitos" com a subscrição no clube HOKA - Hands On Kids Activities, de que já falei aqui. Neste momento, no 5o mês seguido em que faço parte dele, estou super satisfeita com todos os materiais da Seemi, Katherine e Yulliya, que ficam por cerca de 85por cento mais baratos do que se forem comprados um a um.
Além disso, existe um grupo no Facebook para membros onde as pessoas podem partilhar o uso que fazem dos materiais, partilhar experiências e ideias e tirar dúvidas relacionadas com temas, curiosidades dos pequenos e forma de gerir uma sala montessori.
Este clube abre para novos membros 2 ou 3 vezes por ano, não sei ao certo. Quando for, tentarei avisar :)
Não Montessori, mas de uso da ludicidade e ao mesmo tempo inserida nos nossos estudos da Interculturalidade e do Inverno:
Decomposição do 10. :)
Estes cartões excelentes foram feitos pela Sara Chong do blog Educating for Peace e oferecidos aos ficheiros do grupo do Facebook "Montessori Portugal". Obrigada, Sara :) <3 Os pequenos ficaram surpreendidos ao perceberem que diferentes países podem ter diferentes comemorações do Natal, e que alguns recebem presentes em vários dias, outros tomam banhos de água gelada... Uma ocorrência engraçada é que os pequenos, ao lerem os textos, diziam que estavam em brasileiro, mas que não havia problema porque eles sabiam brasileiro e podiam traduzir para português para os mais pequenos do grupo!!!!!! Lol! Tão fofos :) <3
Entretanto, as nossas plantas crescem, fazemos registos do seu crescimento e vamos pensando no que iremos fazer com elas! Alguém por aí com uma boa sugestão alimentar em que as consigamos incluir todas??? (Elas são alface, funcho, cenoura, couve, cebola...) Provavelmente os pequenos levarão para casa uma salada bem saudável feita por eles, mas também era giro levar outra receita saudável... :) Aceito sugestões :) Grata!
Outra atividade "especial" é esta:
E porque a sobressaio? Porque a decoração de Natal para a Festa de Natal está totalmente a cargo dos pequenos, assim como a organização do trabalho, gestão dos materiais, tomada de decisões sobre o que fazer... TUDO! E eles andam a fazer coisas ESPETACULARES!!!
Em breve coloco foto, mas posso dizer que já temos casas de cartão enormes para a peça de teatro, assim como sinos e estrelas brilhantes espalhados pela sala e decorações no pinheiro todas feitas por eles!
Até breve e boas atividades <3