E porque elas continuam deliciosamente a aparecer no nosso jardim...
segunda-feira, 24 de junho de 2019
Preparar o jantar
O pai fez anos e decidimos fazer um petisco para comer lá fora :)
Um ciclo: a água de lavar os alimentos pode regar as plantas! :)
Facas - o meu filho usa, sempre sob vigilância, a faca de legumes em baixo desde os 3. A de serra, em cima, começou a usar por volta dos 3,5. De voltar a referir que tal só acontece sob vigilância. No entanto, ele já a manuseia perfeitamente em alimentos moles.
Outro ciclo: as cascas dos legumes vão para o compostor (hei-de por aqui a foto ;) )
E por fim, a mesa, colocada por ele! <3 <3 <3 :) O papá adorou a surpresa :)
domingo, 23 de junho de 2019
África
Esta semana, ao fim de muuuuuiiitoooo tempo sem que ele demonstrasse interesse nos seus animais da savana, finalmente voltou a falar dos mesmos! Preparei logo uma estante com o tema e mais uns cartões giros que encontrei recentemente (os links dos mesmos aparecem junto às fotos ;) ) e aproveitamos o bom tempo para trazer tudo cá para fora! É tão bom aprender ao ar-livre!
Voltamos a associar miniaturas a imagens com este cartão de África daqui, lembram-se?
Ele anda numa fase em que adora sombras! Logo, estes cartões daqui que associam animais e sombras no seu ambiente foram uma excelente descoberta! :)
A pequenina tem vindo a receber apresentações de associação cartão-miniatura de há umas semanas para cá, e continuamos. Estes cartões estão aqui.
Entretanto foi-se buscar o globo e cantamos de novo a canção dos continentes daqui, com a letra em português, claro! (tradução literal)
Umas das coisas giras que ouvi quando fiz o curso de Assistente Montessori é que é muito comum uma criança, após uma apresentação de algo novo, muitas vezes sentir necessidade de ir como que "absorver" o que aprendeu fazendo uma atividade de Vida Prática (tal como nós, muitas vezes, damos por nós a matutar em algo enquanto fazemos alguma atividade doméstica de modo automático).
Na formação, a guia e formadora Guadalupe Borbolla deu como exemplo a criança ir passar a ferro após aprender algo de matemática. Aqui, o meu filhote "fugia" para a atividade de transferência de água da irmã de quando a quando e ali ficava momentos super concentrado!
Entretanto, e como estava na estante, uma das histórias mais lidas esta semana foi "A surpresa de Handa" :) Aqui fizemos associação de miniaturas conforme os animais apareciam na história, ajudando à noção de sequência ;)
Por fim, esta atividade surgiu muito espontaneamente com as sombras que iam aparecendo na atividade anterior. Não que ele tenha feito muito, pois ainda acha difícil tudo o que implica minucia, mas tentou e foi muito bom! :)
A estante tem estado assim:
Estes cartões belíssimos de felinos são daqui :) <3
Boas atividades ;) <3
Ana
sábado, 8 de junho de 2019
Dinossauros (e finalmente uma solução para os dois)
Andava às voltas a dar em meio doida com o facto de que, desde que a mana finalmente começou a andar (e depois foi um saltinho até correr, trepar, e por consequência mexer em tudo e criar o caos).
Até que finalmente arranjei tempo para adaptar o quarto dele, e as mudanças fizeram-se rapidamente notar. Desde então, ele sabe que tem as suas atividades e as suas coisas protegidas dos deditos curiosos e destruidores da mana pequenina!
Na sala ficaram as coisas de ambos e as coisas dela. Por uma pechincha encontrei aquela estante numa loja de produtos em 2ª mão, e foi uma excelente ideia. Assim, nas prateleiras de baixo, ela encontra apenas os seus materiais e brinquedos, ficando a de cima de tudo reservada para o irmão.
Hoje deixo-vos as atividades preparadas sobre Dinossauros, uma grande paixão do garoto!
O dinossauro foi pintado por ele e pela mana. Foi uma excelente forma de motivar o seu interesse e envolvimento nestas atividades, algo a que ele já estava desacostumado devido às interferências constantes da mana. Gosto quando eles fazem coisas em conjunto, mas realmente, por alguma razão Maria Montessori dividiu os ambientes da Casa das Crianças do 0-3 anos e 3-6 anos: nota-se bem as diferenças entre ambos!
O objetivo é claro: associar quantidade de molas ao número.
Entretanto, uma brincadeira de que ele já tinha muitas saudades: associar figuras a cartões! Desta vez trabalhamos com mais intensidade o nome destes principais dinossauros, e a curiosidade dele pelos mesmos é muito superior à revelada em atividades anteriores :)
Ele gostou de perceber que o estegossauro era parecido com o seu feito hoje :)
Ele tem andado numa fase super forte de recorte com a tesoura, tanto que até cabelo já cortou. Uma forma de os redirecionar para algo mais "construtivo" quando estes períodos super intensos surgem (e que não devem ser proibidos, antes alimentados, mas direcionados para algo mais adequado) é levá-lo a recortar coisas bonitas, que lhe chamem a atenção. Tendo já encontrado atividades de recorte semelhantes no blog "Living Montessori Now", decidi criar para ele estas tirinhas para recortar!
Já agora, para miúdos mais velhos e no mesmo tema, o blog "Every star is diferente" tem estes materiais espetaculares e super completos: Dinossauros
E para terminar o Ciclo, fizemos uma colagem:
O engraçado foi o facto da mana já não se ter contido mais e veio tentar fazer igual. Mas rapidamente mudou o foco para o seu grande interesse do momento: enroscar tampas! Tenho de me lembrar de lhe colocar uma atividade dessas na estante em breve!
No final, estes materiais e brinquedos voltaram para o quarto. Desta forma, conseguimos evitar finalmente stresses entre eles ou porque ela pega num brinquedo dele, ou porque destruía algum trabalho…
Está a correr muito melhor! Estamos contentes :)
Até breve!