quinta-feira, 31 de maio de 2018

Pequeno Médio Grande e Lição de 3 Partes


Depois de de algumas apresentações de pequeno e grande com os cubos de 1cm3 e de 10cm3 da Torre Rosa quando ele tinha sensivelmente 30 meses, iniciei a inclusão do conceito de médio também com a Torre. Tudo numa base muito simples, no meio das brincadeiras dele, enquanto transportava os blocos, os montava!

"Esse cubo é grande!!!"

"Esse cubo é pequeno!"

Com o tempo percebi que ele ia repetindo no meio das suas brincadeiras esses termos, e depois também trazia os cubos e dizia:

"Mamã, cubo grande! Cubo pequenino!" :)

....


O conceito de médio demorou um pouco mais a dizer, porque realmente é um termo que usamos pouco no dia-a-dia, não é? Fui colocando algumas actividades na estante com objectos em que se verificava essa relação, e e apenas fazia uma pequena apresentação enquanto ele os explorava.


Ontem decidi que era tempo de ver se o conceito já tinha pegado, e finalmente descobri também que já consigo fazer Lição de 3 Tempos com ele! Foi uma alegria! :)


Não consegui abdicar é desta forma que desenvolvemos de dizer as coisas juntos! Lol! Portanto, a minha Apresentação nunca é só eu a falar, só eu a transmitir conhecimento!
Ele tem de pôr o dedo e dizer comigo. E está tudo bem :) É a nossa maneira, e até a considero mais interessante e activa :)
Esta corresponde à 1a parte da Lição de 3 Tempos, a apresentação à criança dos conceitos de vocabulário que prrtendemos que ela adquira.



De um modo muito natural, enquanto ele repetia os nomes pequeno-médio-grande (2a parte da Lição de 3 Tempos), ia empurrando os objectos que assumia com idênticas características.


A 3a parte da Lição de 3 Tempos é pedir à criança que nos dê o objecto que pretencemos, usando o seu nome. Neste caso, ele quis apenas apontar, então eu pedia: "Diz qual é o cubo pequeno!"; "Qual é o médio destas bonecas?"; "Qual é o grande destes cilindros?" (ele ainda não sabe o nome dos sólidos geométricos, mas é sempre recomendado em Montessori que se utilize os nomes correctos dos objectos).



Extensão da Actividade:


Ao vê-lo tão entusiasmado com esta esta actividade, fui buscar o cesto dos animais e continuamos a explorar estes conceitos:







Entretanto, ele foi buscar o arco-íris e a partir daí deixei-o brincar e explorar sozinho, é mt importante observá-los e perceber quando já estão cansados. De nada vale a pena forçar aprendizagens, que acabam por ter um efeito contra-producente. Se a criança já só quer brincar com os animais, deixem-na :) Vão ficar surpreendidos com o facto de como eles vão saber repetir muito bem o que aprenderam nos dias seguintes, e muitas vezes quando menos esperamos! ;)





sexta-feira, 25 de maio de 2018

Animais da Floresta #3



Finalmente ele ficou mais curioso com os animais da floresta ao ponto de querer ver um livro sobre eles :)










É certo que ainda não quis que lhe lesse propriamente, mas adorou as imagens e associar os animais, nomeá-los, e eventualmente reparou e interessou-se pelos que aparecem nesta última foto, que são activos durante a noite.

Interessou-se ainda pelas pegadas que estes fazem, e decidimos investigar! A maioria destes animais que temos são da Schleich, e é realmente incrível o quão bem feitos estão: as patas e as suas pegadas são tal e qual as das imagens:


Inevitavelmente, veio este jogo a seguir:






É incrível como estas miniaturas fazem pegadas perfeitas! 
E lindo de ver ele a explorar!  :) 

Além de ter experimentado estes animais, depois quis ir buscar todos os outros que andam pela casa noutras actividades, e experimentar tudo! A criança aprende com o movimento e o uso da mão, observou-o Maria Montessori :) E aqui está ele em acção!

<3 <3 <3

Nova actualização: ele gostou tanto desta actividade das pegadas que a mesma serviu depois para ver as marcas deixadas pelos pneus dos carrinhos, formas geométricas da caixa de formas e ainda outros elementos que ele escolhia da casa e que vinha experimentar!

Entretanto, encontrei também este jogo de associação lindo:


Claro que ele tinha de ir buscar os animais para fazer a correspondência!!! 😂😂😂 

Entretanto, também encontrei estes livros maravilhosos por um preço muito simpático, e vieram complementar este tema! São óptimos porque são mais simples que o livro que tínhamos, e por isso mais interessantes para ele. Aproveitamos e adquirimos alguns desta coleção, que recomendo muito, muito! :)








Este indicaria para crianças ainda mais pequenas, pois está bem simples e muito bonito :)






Se tiverem curiosidade em relação a estes e mais livros, recomendo que descubram mais no grupo do Facebook Contos e Livros de Inspiração Montessori, têm lá muitas sugestões, indicações dos nossos livros daqui e fotos do interior para vos ajudar a escolher o melhor para seguir o interesse e curiosidade dos vossos filhotes! Se procurarem algum tema específico ou idade aproximada, usem a lupa!

Um abraço,
Ana




quinta-feira, 24 de maio de 2018

Animais da Floresta #2 e Animais do Frio #1





Depois de brincarmos e explorarmos o vocabulário ligado aos Animais da Floresta, e animada pela chegada dos animais da Schleich que tinha encomendado, iniciamos a exploração do vocabulário dos animais do frio.



Embora inicialmente tenha colocado poucos cartões para associação, ele rapidamente me mostrou que está bem pronto para mais, indo buscar os restantes animais e pedindo mais cartões. Como já os tinha, dei-lhe! Esta actividade ele repetiu umas 3 ou 4 vezes neste dia, e depois outras tantas nos dias seguintes, embora não necessariamente em dias seguidos.


Entretanto, algo pelo que nunca revelara mt interesse saltou também à vista: enrolar o tapete! Repetiu também algumas vezes, e agora adora enrolar e desenrolar sempre que fazemos uma atividade de vocabulário :)



Entretanto, nunca mais voltou a pegar da estante nestes bonecos. Então, decidi hj finalmente criar ambientes para ele brincar! Tenho reparado nele um aumento do jogo simbólico, que se percebe perfeitamente que está a acompanhar este crescimento de linguagem e de associações que ele está a fazer cada vez mais: põe os animais a dormir quando é de noite, diz os seus nomes, põe-nos a "falar" uns com os outros, a dizer olá, bom dia, boa tarde, boa noite, xau xau, desculpa (isto tudo por causa deste livrinho que hei-de falar mais aqui um dia destes!)

Então, improvisando aqui e eli, criei com ele estes ambientes dos Animais da Floresta e dos Animais do Frio, que são sensoriais:

Com animais, plantas de plástico e folhas secas apanhadas num dos passeios, assim como pedrinhas e raminhos.


Com farinha com um bocado de óleo para a tornar semelhante à areia cinética na sensação e ao mesmo tempo fácil de alisar para ver as pegadas dos animais (esta é a grande razão porque - ainda - não usei antes gelo) :)


Água e animais marinhos. Era para ser só os do frio, mas depois ele pediu também a estrela do mar, peixinhos, e eu não tive coragem de dizer não! :P




E sim, claro que já estou a imaginar o caos pelo facto de ter optado por deixar isto dentro de casa! Logo, acabei de me lembrar e vou aproveitar para trazer para aqui para o corredor uma vassourinha, apanhador e um pano, a ver se ele se lembra de fazer um pouco de vida prática tb :) Lol! :) 
No entanto, a grande vantagem destes tabuleiros é que facilmente também se pega neles e leva-se lá para fora quando o tempo melhorar :)

Ah, entretanto já andamos a espreitar as pegadas:

Ele ADOROU!!!! (e eu tb, lol!!! :) )


Estou ansiosa para ver o que vai sair mais daqui! :) <3 <3 <3

terça-feira, 22 de maio de 2018

Ovos #1 e Ovos #2


D. teve um dia em que simplesmente ficou fascinado por ovos. Foi no dia em que este livro chegou a nossa casa e lhe contei a história pela 1ª vez. Coincidiu com os primeiros dias de Primavera (tinha ele 33 meses) e a nossa vida nunca mais foi a mesma, lol!!! :) :) :)


Os conteúdos do livro foram ainda coincidir com várias aprendizagens que ele já estava a fazer:


Cores






Formas




Passarinhos (Aves)





e Dinossauros :)








Mas além disso, toda uma imensidão de aprendizagens vieram com o ovo:
Vida Prática




Exploração e Observação 





 Ciclos de Vida



Artes



Esta actividade de recorte e posteriormente colagem é tb uma actividade de ciclos, pois ajuda a criança a entender que tudo está interligado, e que o que fazemos num dia pode levar a uma consequência depois. Este conceito de ciclo é muito importante na Pedagogia Montessori, pois ajuda a contribuir para o desenvolvimento da consciência em relação ao mundo, à natureza, às relacões humanas, e tal consciência leva a um caminho de Paz.



...

Quero referir que os ovos comprados são de galinhas criadas ao ar livre, quando não biológico também, e que o ovo de ganso observado foi encontrado por nós eclodido, na Natureza, ano passado. Tentamos ao máximo que as nossas acções não prejudiquem qualquer ser vivo e tentamos ter uma visão ética de todas as aprendizagens. 

Hoje, muito próximos do início do verão, a aventura dos ovos continua! Não me incomoda de todo que esta fase de exploração e descoberta continue a deslumbrar o nosso pequeno, pois até eu tenho vindo a achar os ovos muito fascinantes e aprendido imenso :)




Então, considere-se este post um álbum aberto! Vou continuar a actualizá-lo sempre que fizermos novas actividades com ovos! :) Estou a adorar todo este processo :) <3 <3 <3
Até breve :)


Actualização:

O ovos voltam e vão! Às vezes voltam com um livro, voltam com uma experiência de cozinha, numa refeição... Então, aqui estão alguns ovos recentes (neste momento estamos em Agosto! ;) )







<3 <3 <3